Nós temos insistido no assunto de oração semanalmente aqui no blog (você pode conferir tudo pela nossa categoria ‘oração’), pois sabemos que tudo parte desse lugar de conversa com Deus. Então, se você ainda não leu os outros artigos, clique aqui para ler e acompanhar. Além disso, é nosso desejo ver a Igreja crescer em intimidade com Deus e queremos dar ferramentas e dicas práticas para que isso aconteça.

 

Separando um lugar para orar

 

Todos nós sabemos que Deus ouve nossas orações e nada está oculto aos olhos dele (Hebreus 4:13). Nós temos o privilégio de poder orar em qualquer lugar e em qualquer momento, mas há algo especial em separar um momento específico para estar com Deus. E sim, se trata do estar a sós com Deus. Nós chamamos isso de ‘lugar secreto’. É quando não há distrações, interrupções ou pressa.

Quando olhamos para a vida de Jesus, vemos que ele mesmo separava um tempo para estar com o Pai. Jesus nos deixa o exemplo ideal de como se relacionar com Deus e isso fica claro em muitos momentos:

“Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar“.” – Mateus 26:36

“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.” – Marcos 1:35

“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.” – Lucas 5:16

“Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” – Lucas 6:12

“Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos; então lhes perguntou: “Quem as multidões dizem que eu sou? ” – Lucas 9:18

As coisas que acontecem quando estamos a sós com Deus são preciosas. As conversas mais francas e sinceras, o derramar do coração, o choro, o riso, o silêncio, as experiências mais incríveis. É passar tempo com seu melhor amigo, apenas ele e você. É verdadeiramente crescer em intimidade. E o melhor é que ninguém precisa ficar sabendo como foi. É guardar segredos com Deus, ouvir o coração dele, sendo um amigo confidente e fiel.

Se você não tem o costume de preparar um lugar, então busque um. Você pode todos os dias fazer isso em um lugar diferente, mas, acredite: com o tempo, será sustentável se você fizer em um local que te permite ter constância. Se você deixar para todo dia decidir um local diferente, será muito mais difícil permanecer. Busque um local no qual você pode ficar um tempo sem ser interrompido. Um local onde você esteja a sós e possa falar com Deus.

 

Separando um tempo para orar

 

Em nossos dias há muitas distrações que lutam pela nossa atenção. Mas nós podemos vencer a falta de disciplina, a preguiça, o sono e deixar que o anseio por relacionamento com Deus seja maior do que todas as outras coisas. É ter fome e sede no nosso interior, deixando crescer nosso anseio por Deus, mas direcionar ao único lugar onde somos plenamente satisfeitos.

Com a correria do dia-a-dia alguns podem escolher o tempo que restar. E eu quero te sugerir algo diferente. Escolha um tempo determinado para a oração. Se necessário estabeleça horários fixos (por exemplo: todos os dias às…). Esta é a conversa mais importante que você terá em seu dia. E quando você experimentar o fato de que a partir dela tudo flui melhor, tudo acontece melhor, então você vai querer passar muito mais tempo com Deus.

Mesmo com nosso pouco tempo, ou muito tempo, devemos sempre ter em mente que não se trata de cumprir uma agenda. Falar com Deus não é sobre mais uma tarefa do dia. Mesmo ao separar um tempo, mesmo ao preparar um lugar, nosso coração precisa estar no propósito de tudo isso. A preparação não é o ponto final, mas sim a conexão com Deus.

Não precisamos de longas horas orando para enfim nos sentirmos aceitos e permitidos para estar com Deus. Nem precisamos de ir ao ponto mais escondido da cidade para estarmos a sós com ele. Tudo se volta para nosso coração. Longas horas ‘no secreto’ pode vir de um coração que ainda busca obras para sentir que merece. E poucos minutos pode vir do mais singelo e sincero coração. Consegue ver a diferença? Separar tempo e um local não é para se sentir aceito, justo ou superior aos outros. Mas porque já somos aceitos, então gerenciamos nossas vidas para permanecer em um relacionamento que amamos ter.

 

Você pode crescer em sua vida de oração

 

Todo o texto de hoje é com o objetivo de te dar maneiras práticas para crescer e permanecer em oração. Amadurecer sua no relacionamento com Deus. Olhe para sua agenda, crie um espaço para ter tempo de qualidade com Deus. É sobre administrarmos nossa vida em torno de Deus, não o contrário. Nós podemos fazer isso. Podemos falar com ele em todos os lugares, mas também podemos separar tempo e lugar para que ele venha e fale a nós. É como preparar o solo e esperar que ele venha no momento certo trazer a semente e a chuva. Grandes coisas podem acontecer na história e no tempo em que vivemos se buscarmos a Deus  de todo coração e levarmos a oração como algo essencial e totalmente insubstituível.

Daniela Teles

Dani, originalmente de São Paulo, é missionária intercessora em tempo integral na Florianópolis House of Prayer. Uma mulher que busca o coração de Deus e que tem o desejo de ver uma geração inteiramente comprometida com Jesus, andando no poder do Espírito e em paixão pela Bíblia.
Fechar