Fhop Blog

amar a palavra com devoção

5 Frutos da Vida de Devoção Diária

Como cristãos, somos chamados a uma vida de devoção diária ao Senhor. No entanto, é preciso que entendamos como isso se realiza de forma prática. Voltando ao início da história da criação, observamos que no fim da tarde, Deus descia ao Jardim para conversar com Adão e Eva. Porém, quando pecaram, não apenas eles, mas todos fomos separados do relacionamento de intimidade com o Pai.

Mas, a história ainda não havia chegado ao fim. Pois, a separação nunca foi o desejo de Deus. E para retomar o compromisso amoroso, o Senhor enviou o seu filho Jesus para refazer a ponte que um dia fora quebrada pelo pecado.

Agora, através de Jesus, temos comunhão com Deus. Temos a liberdade de entrar no Santo dos Santos pelo novo e vivo caminho, pois o véu que nos separava foi rasgado pela morte de cruz e ressurreição do Filho.  

“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.” Hebreus 10:19-22

Uma vida de devoção gera uma aproximação sincera e convicção na fé. Temos confiança plena em entrar diariamente na presença de Deus. Isso ocorre quando oramos, nos debruçamos sobre as escrituras e o adoramos de todo o nosso coração. Isso trará vários frutos e nós refletiremos sobre cinco deles neste devocional.

 

1 – Temos uma vida de fé e esperança

Um dos aspectos da vida devocional diária é que ela nos faz viver não pelo que vemos, mas pelo que cremos. O homem natural não é assim, ele aborda todos os assuntos e situações diversas com lentes meramente humana. Mas, o homem que se move na revelação do Espírito de Deus, vê através da fé e tem a convicção de esperança. Pois, firma sua visão no que diz a Palavra de Deus e não nas coisas que aparentam ser.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.” Hebreus 11:1

Sem dúvida, isso gera paz e alegria. E é virtude do Espírito: “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” Romanos 15:13. 

Experimentar graça do Senhor em tempos de crise torna a fé palpável e o coração terno.

 

2 – Expandimos em Maturidade Espiritual

Paulo afirma: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino e pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. ” (1 Coríntios 13:11). 

Quantos de nós podemos afirmar as mesmas palavras? Temos crescido em maturidade nesse processo de santificação? Temos escolhido viver em integridade ou cedido às tentações?

“Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?” 1 Coríntios 3:1-3

Este é um tempo para nos questionarmos a respeito de nossas atitudes: nosso coração tem permanecido preso, de alguma forma, nas dores e mazelas de nossas histórias? Ou, temos nos tornado livres a cada dia para prosseguir em amor e unidade?

 

3 – Crescemos em amor a Deus e ao próximo

“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo.” Mateus 22.36-39

Todos nós somos desafiados a crescer em amor, mas isso é algo que não fazemos com esforço meramente humano. Porém, Jesus é o nosso modelo, Ele é a fonte inesgotável de amor e quer liberar sua graça para agirmos como Ele. Jesus, amou até a morte de cruz, entregou sua vida por nós, perdoou nossos delitos e transgressões. Não feriu ao ser ferido.

Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos é uma marca da devoção diária cultivada pelo Espírito Santo. Isso nos fará agir de forma prática quando escolhemos investir em nosso relacionamento com o Senhor e no cuidado às pessoas a nossa volta. Você já deve ter ouvido inúmeras histórias sobre perdoar os nossos inimigos, mas só conseguiremos exercer esse amor se estivermos fundamentados em Deus.

 

4 – Inundados do Pleno Conhecimento de Deus

Conhecer a Deus é o maior privilégio de nossas vidas. Todos os dias Ele deseja revelar a natureza de seu caráter e suas ternas misericórdias. Cada circunstância da vida é o momento oportuno para compreender quão gloriosamente Ele está agindo, mesmo sem entendermos plenamente o que Deus está a fazer. Há tantos mistérios para serem revelados e sua Palavra nos indica o caminho que devemos seguir. Uma vida de devoção diária ampliará os nossos sentidos espirituais e liberará conhecimento de Deus.

Além disso, quando O conhecemos, mais O amamos. E a dimensão do amor que Ele nos tem vai se dilatando e expandindo em nós. Isso muda completamente quem somos. Ele nos faz ver os caminhos da vida, nos enche com plenitude de alegria (Salmos 16.11). Paulo sempre orava pelos amigos pedindo que o conhecimento de Deus fosse pleno sobre a vida deles.

“não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. ” Efésios 1:16,17

 

5 – Frutos que permanecem

O Salmo 1 é um dos meus textos preferidos. Quando temos nossas vidas pautadas em diariamente vivermos em devoção a Deus, com todo nosso coração e força. E, dispensamos tempo intencional em nossa busca pelo Senhor, Ele nos fará frutíferos. E os frutos dessa vida permanecerão e terão impactos eternos. Essa é uma promessa real. Então, é preciso nos perguntarmos: de onde tem vindo os nossos conselhos? O que tem nos parado pelo caminho? E, em quais rodas temos nos assentados?

“Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.” Salmo 1. 2-3 

Conclusão: Vivendo em Devoção a Jesus

Seguir a Cristo é viver com Ele e para Ele. Isso equivale a ações práticas. Quando apaixonados, nos desdobramos para estar com a pessoa amada. Não é da mesma forma com relação ao Senhor? Somos chamados para conhecer a Deus, e como fazemos isso? Entrando em sua presença diariamente. Nossa relação com Deus não é algo que podemos terceirizar. Precisa ser pessoal e inegociável. Mas, os frutos serão viçosos e agradável ao paladar!

Que o conhecimento de Deus nos faça crescer em maturidade, em fé e esperança e, em nosso amor a Deus e ao próximo. Como você tem praticado a devoção diária? E quais os frutos dessa realidade em sua vida? Nos conte como tem sido essa experiência!

Sobre o autor

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

Deixe um comentário

Sobre nós

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum. Stet clita kasd gubergren, no sea takimata sanctus est Lorem ipsum dolor sit amet. Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum. Stet clita kasd gubergren, no sea takimata sanctus est Lorem ipsum dolor sit amet.

Publicações mais acessadas

Categorias

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário

×
×

Carrinho

ONETHING 2022

16-18 DE JUNHO . CURITIBA

10x de

R$12,00

Total de: R$ 120,00

 

 

QUANTIDADE

Informações do Ingresso

  • |