A incredulidade é a resposta do mundo ao evangelho

“Quem creu na nossa pregação? A quem se manifestou o braço do Senhor?” Isaías 53:1

 

Isaías 53 já começa sugerindo que a incredulidade é a resposta natural do homem ao evangelho. Ou seja, o motivo pelo qual nós precisamos de um Salvador é porque a natureza humana naturalmente não crê em Deus. Isso não serve apenas para aqueles que não conhecem Jesus. Por isso precisamos entender que a incredulidade é tragicamente normal. 

 

A vinda de Jesus ao mundo foi anunciada por anjos, as boas novas que traziam alegria. Logo, era esperado que todos abraçassem essa notícia com alegria. Mas a verdade é que ao redor do mundo, em toda cultura, a resposta dominante ao evangelho é a incredulidade. 

 

Um jovem universitário que prega para seus colegas, um pastor que abre uma igreja em lugares onde ninguém quer ir, irão enfrentar a incredulidade do coração humano, pois naturalmente as pessoas não querem Jesus. 

 

O homem natural não aceita as coisas de Deus

O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois lhe são absurdas; e não pode entendê-las, pois se compreendem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

 

Nós vivemos em um mundo de incredulidade e isso não deveria nos surpreender, pois o homem natural não consegue aceitar as coisas de Deus pois elas são absurdas. Se um homem debaixo da inspiração direta do Espírito Santo, como Isaías, teve a sua mensagem rejeitada, quanto mais o ministério da pregação nos dias de hoje.

 

Como disse o profeta Isaías

Quando Paulo vai a Roma pregar o evangelho ele diz, “Quão belos são os pés daqueles que anunciam as boas novas”  (Romanos 10:15b). Mas Paulo, mesmo sendo o principal missionário de seu tempo e pregando o evangelho debaixo do poder do Espírito, ainda assim percebeu que a resposta imediata à sua pregação era a incredulidade. Assim, ele cita o texto de Isaías:

 

“Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem?” Romanos 10:16

 

Até mesmo Jesus, no capítulo 12 de João vai dizer que mesmo tendo feito tantos sinais, as pessoas não creram nele, para que assim, pudesse se cumprir o que o profeta havia dito.

 

Logo, ninguém poderia ter ouvido de forma mais convincente do que os que ouviram Isaías. Assim como ninguém poderia ter percebido o evangelho do Reino de Deus de maneira mais convincente do que os que viram os milagres pelas mãos do próprio Cristo e também, ou até mesmo os que ouviram a pregação do missionário Paulo. Contudo, mesmo diante disso, a resposta dominante ao Ministério desses três homens foi a incredulidade.

 

A incredulidade é ofensiva para Deus

Mas, quanto aos covardes, incrédulos, abomináveis, homicidas, adúlteros, feiticeiros, idólatras e todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Apocalipse 21:8

 

A grande verdade é que aqueles que permanecerem na incredulidade estarão perdidos para sempre. Assim, não importa o quão perfeita seja a minha conduta, o incrédulo não herdará o Reino de Deus, pois a incredulidade é ofensiva para o caráter de Deus.

 

Em 1 João 5:10 vemos que aquele que não crê no testemunho do Filho torna o próprio Deus mentiroso, pois não crê no testemunho que Deus dá de seu Filho. Aquele que não crê, diz em outras palavras “não creio, porque acho que a sua mensagem é mentira”. 

 

Sendo assim, a incredulidade é ofensiva para Deus porque desafia o mandamento de Deus por meio do Evangelho:

 

“Ora, seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e amemos uns aos outros, assim como ele nos ordenou”. 1 João 3:23

 

A incredulidade não muda o caráter de Deus 

A incredulidade manterá milhões de pessoas fora de uma eternidade redimida com o Senhor. Ninguém pensa na “incredulidade” quando a palavra “pecado” é mencionada, portanto ela vai manter mais pessoas fora do céu do que o homicídio e o adultério, por exemplo. Logo, nenhum veneno é mais mortal do que a incredulidade, pois o mentiroso pode vir a crer, o homicida e o adúltero podem vir a crer, mas para o incrédulo não há saída. 

 

Portanto, não importa o quão intensamente alguém habite na intensidade, isso não mudará nada a respeito de Deus. Isaías 53 começa perguntando “quem vai acreditar”, mas termina dizendo que no fim, Cristo triunfará. Assim, depositando a fé nele, ou não depositando, Ele triunfará.

 

Então, como crer?

Como podemos ter fé em Cristo Jesus e crer que ele é capaz de mudar circunstâncias na nossa vida? Como crer que Ele é capaz de trazer redenção para o coração do pecador? A resposta está também no versículo 1:

 

A quem se manifestou o braço do Senhor?” Isaías 53:1b

 

Precisamos entender que a fé é formada pelo braço do Senhor. Ele é quem trabalha em prol do seu povo e é o braço do Senhor que nos ajuda a crer na Sua obra.

Antes de tudo, nós sabemos – teologicamente – que Deus é Espírito. Então, isso quer dizer que Deus não tem literalmente um braço como o meu ou o seu. Logo, quando Isaías fala sobre manifestar o braço do Senhor, na verdade, nós estamos sendo agraciados por Deus ter escolhido falar em uma linguagem que nós pudéssemos entender.

 

O braço do Senhor

Nós temos referência do braço do Senhor várias vezes na Bíblia, todas apontando para poder, força, cumprir a vontade de Deus. Por exemplo, quando Deus libertou seu povo do Egito, Deus diz a Moisés:

Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. Êxodo 6:6

 

Assim, Deus falou com Moisés em uma linguagem que o povo pudesse entender. E isso significava que Deus faria algo, e que se Ele não fizesse, seria impossível sem o seu intermédio.

Quando Isaías fala do braço do Senhor nesse capítulo, ele está claramente descrevendo o que Deus faria por meio do Filho.

 

 A obra do servo sofredor

Os próximos versículos de Isaías 53 vão nos contar sobre a obra do servo sofredor. O Pai executaria a força do forte braço Dele por meio do Filho. Isaías 53 é sobre como o Filho abraçaria a vontade do Pai.

Então, quando o povo crê em Jesus, isso acontece porque o Espírito Santo revelou o braço do Senhor.

 

Peça por fé

Assim, quem luta com a incredulidade, saiba que o braço do Senhor está estendido, e a salvação vem do Senhor.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

Logo, se a salvação é por meio da fé, o que acontece com a pessoa que tem incredulidade para crer? Acontece que a  é um presente, é um dom, é algo que Deus dá. Isto é, a fé é algo que Deus oferece para que possamos vir a Cristo.

Então, se a incredulidade é a nossa resposta natural, resta-nos pedirmos ao Senhor: “Dá-me o dom da fé”, assim poderemos ter a capacidade de crer.

Peça ao Senhor que Ele estenda o Seu braço sobre sua vida, e peça por fé, pois o Espírito de Deus é capaz de lidar com a nossa incredulidade.

 

Que Deus te abençoe!

 

>> Assista a pregação completa clicando aqui

Sobre o autor

Gabriela Laranjo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias