A satisfação do lugar secreto

Eu amo o salmo 91. Ele me ensinou tudo sobre o lugar secreto. E me moldou quando eu era recém convertida aos 16 anos de idade e continua sendo um ponto de referência para mim nos meus 50 anos. Assim como toda a bíblia, ele é intemporal. 

Vamos dar uma espiadinha no salmo 91:1-2:

“Aquele que habita no esconderijo do altíssimo à sombra do Onipotente descansará.  Eu direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio a minha fortaleza e nEle confiarei.” 

Primeiro abordo este salmo com curiosidade. Quero saber quem escreveu e por quê. Quero saber quais são as verdades eternas que este salmo carrega e como eu poderia aplicá-las em minha vida. O que eu amo fazer enquanto medito nas escrituras é ler devagar, enxergar através do que está escrito e tornar aquilo pessoal. Substituir meu nome onde é aplicável e tornar aquele versículo um trampolim para minha oração.

A história do provável autor do Salmo 91

Muitos teólogos diriam que Moisés escreveu o Salmo 91. Bem, não temos certeza do autor, mas vamos supor que foi mesmo Moisés… Como você provavelmente deve saber, Moisés liderou seu povo por 40 anos em um deserto, em um trajeto que levaria apenas 11 dias para completar!

Eu e meu marido Dwayne já fizemos algumas viagens internacionais, e se tem uma coisa que eu sei, é que quando você tira uma pessoa da zona de conforto dela, mesmo o adulto mais forte, vai fraquejar em algum momento. E vamos combinar que a designação de Moisés não foi nada fácil!

Moisés não via a si mesmo como um líder nato, ou como um grande comunicador. Ele tinha que lidar com o medo.  E o povo que ele liderava, reclamava bastante! Em um certo momento, eles até preferiram voltar à escravidão para comer melhor. Que designação de liderança difícil! Moisés experimentou muita pressão vinda de sua tribo de seguidores. A maioria dos líderes teriam desistido antes de cumprir tal tarefa, mas Moisés correu para o lugar secreto e encontrou força na intimidade do relacionamento com o Senhor. 

A palavra “habitar” no salmo 91 significa: sentar, permanecer, residir. Moisés encontrou um descanso profundo no Senhor. Eu imagino que seu maior desejo era  estabelecer e habitar na terra, mas Moisés encontrou isto NO SENHOR. E ele conseguiu fazer isso no meio daquela loucura de jornada que ele levava, feito um nômade, transitório e sem raízes. Sim! Alí mesmo ele encontrou descanso ou sua “casa” no Senhor!

O significado de lugar secreto

A natureza do secreto é privado ou íntimo. Você não sai gritando um segredo. Você chega bem pertinho do outro para que ele possa sussurrar em seu ouvido um segredo. O lugar secreto é um convite para se achegar a Deus de uma maneira bem pessoal.

Cresci em uma família grande. Eu tinha cinco irmãos e vivíamos em uma casa pequena. Encontrar um lugar secreto era sempre um desafio, então, eu procurava solitude em lugares criativos. As vezes, meu local era me aninhar na curva de um galho de uma árvore ou simplesmente colocar um cobertor por cima da mesa da cozinha e entrar embaixo dela para curtir meu “oásis” particular. Mas meu lugar preferido era um parque que ficava próximo da minha casa e dava para ir a pé. No centro do parque existia um grande arbusto que tinha um formato oval grande. Eu não sei exatamente como eu descobri meu esconderijo secreto. Acho que  uma bola saiu rolando e foi parar lá no meio do arbusto e aí eu fui procurá-la e enquanto eu rastejava procurando pela bola eu acabei encontrando aquele belo esconderijo.

Uma vez que você empurrava as folhas, você poderia ficar de pé dentro do arbusto, porque os galhos criavam um arco e as folhas eram tão grossas que quem estava do lado de fora não podia enxergar o interior, tornando ali um local de refúgio perfeito! Passei horas da minha infância naquele lugar secreto que eu havia descoberto. Eu beijei meu namoradinho de 6 anos de idade na bochecha ali naquele esconderijo, contei meus segredos mais profundos para uma amiga ali também. Aquele era o segredo que eu mais bem guardava e que eu jamais contaria a não ser para o amigo em quem eu mais confiava. 

A beleza do lugar secreto

Eu não era crente quando criança, mas eu sabia do valor de um lugar secreto. O background da minha família era cheio de loucura e caos e no lugar secreto eu podia fugir de tudo e encontrar paz. 

Agora, como cristã, eu entendo mais ainda o valor de se encontrar esse lugar de refúgio no Senhor. Este conceito pra mim não é um luxo, é uma necessidade. Eu dependo do meu momento íntimo, de quietude com o Senhor, como um recurso principal para o prazer, a segurança e a intimidade. As circunstâncias nunca serão ótimas para encontrar Deus. Nós vivemos regularmente na loucura. Mas quão doce é no meio de circunstâncias malucas entrar neste lugar secreto com Deus. Eu preciso disto! Almejo isso! Fui feito pra isso!

As vezes ajuda ter um lugar que facilita o lugar secreto, mas ele é mais do que um local físico, é um estado de ser.  Você pode, por exemplo, entrar no lugar secreto em um metrô abarrotado de gente, ou quando está preso no trânsito, ou simplesmente fechando os seus olhos e imaginando você se arrastando até a sombra do Altíssimo. O lugar secreto é uma postura do coração e você pode entrar nele em todas as estações da sua vida, independente de qualquer circunstância.

A vida é muito mais louca pra quem não vive neste lugar secreto com o Senhor. Eu preciso de refúgio durante as tempestades da vida, mas mais que isso, eu preciso de um lugar de descanso profundo e conforto. Estar sozinha com Jesus é ser reabastecido. Eu não me liberto disso e nunca vou. Eu sou totalmente dependente do Senhor, porque longe dEle eu não tenho nada de bom.

Orando o Salmo 91

Eu quero te encorajar a orar este Salmo 91 e encontrar verdades sobre Deus. Faça da intimidade com o Senhor sua prioridade, porque este é o lugar onde você recebe o seu combustível para continuar diariamente sua vida no meio de um mundo louco e que nunca para. Você nunca se arrependerá de fazer do Senhor seu refúgio!

Pergunte a si mesmo: “o que tem me distraído para não correr para o Senhor?” ou “que mentiras eu tenho acreditado sobre a natureza de Deus que me mantém nesta vida distante dEle?”. É hora de realmente ser honesto consigo mesmo e com o Senhor e começar a viver com a prioridade de amá-Lo com todo seu coração, mente, alma e força!

 

Sobre o autor

Jennifer Roberts

Uma resposta

  1. Fui edificado por essa palavra, em minha igreja eu tenho um culto o qual sou responsável e ele é denominado Refúgio, essa palavra veio de encontro e confirma do o propósito do lugar secreto! DEUS ABENÇOE!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias