Série: Aprendendo com nossos anseios

O maior dos nossos problemas não é aquilo de que sentimos falta no momento que precisamos. O maior dos nossos problemas é nos tornarmos tão sedentos por nossos anseios como se este fosse o único meio de solucionar todos as adversidades e de salvar a nossa vida. 

O pior não é ansiar por alguma coisa, mas acreditar que somente aquilo que esperamos que aconteça seja a única alternativa e esperança que nos resta em nossa vida.

Veremos que a Bíblia nos ensina que esperar corretamente em Deus é o melhor caminho para percorrermos em vida. E esperar resultados e satisfações somente daquilo que vemos e compreendemos como bom é sinal de disfunção em nosso interior, que causará em nós, futuramente, consequências desastrosas.

 

Deixe que seus anseios demonstrem sede por Deus

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7:37-38)

Jesus estava falando àqueles que têm sede de Deus. Somente aqueles que reconhecem que sentem sede de Deus é que compreenderão a mensagem de Jesus. E do que se trata esta sede? 

A sede por Jesus nos mostra que não somos auto suficientes, necessitamos de Jesus para termos esperança nesta vida. Se o nosso coração se encontra dividido, colocando as esperanças em resultados imediatos ou em capacidades humanas, por exemplo, estamos nos enganando à respeito daquilo que é a realidade acerca de nós mesmos, de Deus e de tudo o mais.

Quando fazemos isso, excluímos um elemento da realidade importantíssimo e que não pode ser desconsiderado. Se trata do fato de existirem determinadas coisas e situações que fogem do nosso controle e que não dependem de nós para acontecer. 

 

Sob o controle de Deus

Entender que somos criaturas necessitadas de Deus é um caminho de humildade e de sabedoria. Reconhecer que nossos anseios são ecos da nossa mente desesperada por respostas e soluções que precisam descansar em Jesus é a única forma de saciar a sede. 

Aquilo que foge do nosso controle pode ser muito difícil de encarar, como querer controlar situações que não está em nossa alçada. Mas na tentativa de buscar resultados, podemos encontrar em nós uma imagem de ser humano capaz de fazer qualquer coisa para conseguir o que quer, até de manipular e se corromper para chegar ao resultado esperado. 

“É da natureza humana fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor.” Provérbios 16:1

Precisamos colocar os nosso anseios sob o controle de Deus, porque somos desenfreados e facilmente manipulados por nossos desejos. Por isso, necessitamos acreditar em Deus como a única resposta que o mundo precisa, porque esta é a esperança verdadeira, que não nos engana.

 

Anseios convertidos para a glória de Deus

Os anseios que possuímos são genuínos, como por exemplo, por beleza, por deixar um legado. Eles indicam que carregamos características genuínas de um Deus verdadeiro e bondoso, que preserva a nossa vida. Ao buscarmos tudo o que é belo, bom e verdadeiro estamos exalando as características do Deus que criou o universo e que faz tudo com excelência.

Jesus, porém, é o ponto chave que precisamos para que esses anseios não sejam corrompidos por nossa maldade. Enquanto os anseios nos dominarem, podermos transformar até aquilo que é mais genuíno em desastres e corrupção. 

A bondade que há em nós continuará sendo apenas um sinal da existência de um Deus verdadeiro, mas com a fé em Cristo somos reformados em nosso interior para a medida certa os nossos propósitos servirem ao Deus e dono verdadeiro da história. A esperança correta em Deus nos levará a viver os anseios não como um objetivo final, mas um meio para glorificarmos a Deus.

 

Sobre o autor

Miriã Oliveira

Miriã Oliveira é advogada e já foi missionária intercessora em tempo integral atuando também no departamento de ensino na casa de oração Fhop. Hoje é seminarista e fundou o Cristãos Urbanos buscando fortalecer todos aqueles que desejam serem convictos e fortalecidos na fé em Cristo e a não se corromperem diante da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias