orar pelas criancas

Como orar pelas crianças – Maio Laranja

No mês de maio foi instituído um lembrete importante para nós. Obviamente não é para nos lembrarmos dessa causa apenas nesse mês, mas ele nos ajuda a chamar a atenção para que mais pessoas se conscientizem  sobre essa  causa. Talvez, mesmo você que está lendo agora não sabia sobre o maio laranja.

Vamos tratar então hoje, sobre como orar pelas crianças. Visto que elas sofrem um mal silencioso e pouco discutido por aí. Existem dados alarmantes de que 37% das crianças abusadas tinham vínculos familiares com seus agressores.

Não sei você, mas eu tenho histórias de pessoas muito próximas a mim que passaram por isso e que hoje os reflexos disso estão evidentes em algumas áreas na vida delas. As consequências disso são inúmeras. Por isso, o passo deveria ser proteger nossos pequenos antes disso acontecer, para não ter que tratar depois das consequências.

O poder que há na oração

Antes de tratarmos de como orar pelas crianças, vamos nos familiarizar sobre o poder que há na oração. Eu imagino que para alguns, o fato de pensar em orar sobre algo seja abstrato demais. Então, precisamos alinhar nosso coração a essa prática tão vital em nossas vidas. Eu particularmente acredito que quanto mais soubermos a respeito daquilo que vamos orar, mais colocamos nosso coração naquilo. Pense em alguém muito próximo a você ou até mesmo algo que  esteja passando, você ora com muita intensidade.

Igualmente quando sabemos de todo o contexto da questão pela qual estamos orando, nosso coração se volta para orar com mais fervor e intensidade. Lembramo-nos sempre de orar por isso, não é mesmo? Esse é um dos motivos pelo qual esse mês  abordaremos em nossas redes sociais sobre esse tema e também aqui em nosso ‘blog’. Quanto mais as pessoas souberem sobre o assunto, mais irão orar por essa causa.

O modelo de oração deixado por Jesus

Por certo quando oramos devemos nos lembrar da “Oração das orações”, o modelo que Jesus deixou: O “Pai Nosso”.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6:9,10

Então, ao orarmos nós precisamos ter um equilíbrio em pedir, por exemplo, para Deus endireitar o mundo (“venha o teu reino”) e alinhar nosso coração a Deus (“seja feita a tua vontade”). Conhecemos a Deus por meio da sua palavra e nos relacionamos com Ele à medida que o conhecemos mais e mais. Com efeito, pedimos e nos alinhamos a sua vontade.

Dessa forma a oração para nós deve ser algo de grande valor, pois o custo da oração foi pago através de Jesus, nos dando acesso ao Pai. Conversar com Deus, portanto, nos leva a um encontro com Ele. Por meio da oração sentimos sua presença e recebemos seu amor, seu consolo, sua paz e somos transformados.

Quando Jesus nos ensina a oração do “Pai Nosso”, Ele nos mostra a pedir: “Livrai-nos do mal”. Isso está relacionado ao mal externo, forças ruins no mundo, inimigos que desejam nos prejudicar e, é por isso, que oramos pelas crianças. Por conta desse mal externo e silencioso que as cercam.

Sugestões de como orar pelas crianças

Como resultado, vamos sugerir algumas maneiras para começarmos a alinhar nossos corações a orar pelas crianças, tornando isso um hábito.

  • Comece pedindo sabedoria a Deus – Assim você crescerá em oração e em  relacionamento com Ele. Pois, lembre-se: o princípio da sabedoria é temer ao Senhor (Pv 9:10). E também porque a sabedoria de Deus te fará interceder com mais entendimento. Mas peça com fé, sem duvidar, conforme o versículo nos instrui: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor”. Tiago 1:5-7;
  • Peça para Deus te dar um coração voltado para essa causa das crianças – Como já disse antes, acredito que quanto mais soubermos sobre algo, mais oramos com vigor. Peça a Deus para tirar a apatia que há no seu coração. “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”, Hebreus 10:22;

Orando pelas crianças

  • Peça por justiça – Deus operará justiça no mundo ou, endireitará o mundo por meio das nossas orações. Quem pode prever o alcance que uma oração tem? Deus pode socorrer crianças que nem sabem que estão sendo vítimas de algum tipo de abuso. “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?” Lucas 18:7;
  • Peça a Deus para proteger as crianças – Imagine quantos lares desestruturados há por aí. Quantas crianças vivem com medo. “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”. 1 João 4:18;
  • Peça para Deus conceder refúgio – Quantas crianças hoje vivem em lares que não são como portos seguros, que Deus as encontre e traga refúgio. “O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia”. Salmos 9:9;
  • Por fim, peça pela luz de Deus e por sua salvação – A luz de Deus pode invadir e trazer clareza a situações ocultas que essas crianças passam e trazer preservação a vida delas. Peça para que salvação entre nesses lares e corações. “Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz”. Salmos 36:9.

Ser ousado nas orações pelas crianças

Claro, são apenas algumas sugestões para você iniciar suas orações por essa causa. No decorrer do mês traremos mais indicações de como você pode orar.  Mas lembre-se, tudo em nossas vidas é um construir e graças a Deus temos o Espírito Santo que nos ensina todas as coisas (João 14:26). O importante é que sabemos agora  dessa necessidade e que precisamos clamar e ser voz para aqueles que não têm a quem pedir ajuda.

Finalmente, termino encorajando você a ser ousado em suas orações. Deus tem o controle sobre tudo e ainda assim Ele permite que por meio de nossas orações o mundo possa mudar e ser endireitado. Sabemos que o fim de todas as coisas nos levará a um mundo repleto da glória de Deus e cheio da sua justiça. Por isso que hoje já oramos por isso. Quando orar pelas crianças não pense que suas orações não fazem diferença, esse é um dos mistérios maravilhosos da soberania de Deus.

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tiago 5:16.

Sobre o autor

Angela Tartas

Angela Tartas é uma escritora apaixonada pelas escrituras. Dessa paixão, surgiu a vontade de dedicar parte do seu tempo ao estudo da Palavra. Ela foi aluna da nossa escola de teologia e ministério (ETM) e continua sua busca por mais conhecimento sobre o Eterno.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias