por do sol na cidade onde está o missionário no Brasil

Como ser missionário no Brasil?

Posso lhe dizer, sem sombra de dúvida, que missões é meu tema preferido. Foi esse tema que me trouxe até aqui. Já faz um tempo que caminhamos juntos aqui no Blog da fhop. Ao longo da minha história, tenho entendido meu papel como missionária. São quase oito anos vivendo essa realidade e buscando compreender o que não aconteceu necessariamente como imaginei. Como ser missionário no Brasil?

Peço licença para compartilhar um pouquinho dessa minha história e como tem sido ser missionária em nosso próprio país. No Brasil existe um povo alegre e generoso. Mas, como nação, precisamos compreender nossa identidade diante de Deus. Precisamos perceber nosso propósito como povo e nos lembrarmos de Suas promessas.

A Grande Comissão

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minha testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.” Atos 1.8

Precisamos sempre voltar à Palavra para saber nosso propósito e o desejo do coração de Deus para as nossas vidas. Segundo Atos 1.8, um dos sinais do Avivamento é o movimento. Deus tem nos tirado de nossas zonas de conforto e nos levado a uma revelação profunda de seu coração pelas nações. Você já parou para pensar quantos heróis Bíblicos Deus moveu de sua casa, de sua terra e os levou para um lugar desconhecido? Nos tornamos como nômades. Nômades de Cristo.

Muitas vezes, nossos paradigmas têm que ser quebrados. Amo algo que o fundador da Jocum no Brasil diz: “Toda obediência tem que ser celebrada.” Jim Stier. E o que isso quer dizer? Não importa se nosso legado é dentro da Agência Missionária ou no mercado de trabalho. Não importa se fomos chamados para servir como missionário no Brasil ou fora dele. O que na verdade importa é a nossa obediência diante de Deus. É sermos suas testemunhas tanto em Jerusalém, como na Judeia, em Samaria e até os confins da terra. Neste tempo, Deus me chamou a Floripa. Antes estive em Curitiba. Antes de lá  ainda, servi em minha Igreja local, no interior do Mato Grosso. Como parte da comunidade e alguém no mercado de trabalho.

Os desafios financeiros e a provisão de Deus

Finanças é um tema delicado no que se refere a missões. Principalmente quando nossa carreira missionária é desenvolvida em nossa própria terra. Provavelmente, você tem um monte de idéias quanto ao que significa ser missionário e como é “difícil” confiarmos na provisão do Senhor. Será que todas às vezes a provisão vem? Você pode estar se perguntando.

Além disso, talvez já tenha replicado aqueles chavão: “Se Deus chamou, Ele mesmo sustenta.” E isso é verdade. Mas, sabia que Deus não faz dinheiro nascer em árvores? Na verdade, o propósito do coração de Deus é que seu povo sustente missões. Que Seu povo disponha dos recursos para enviar e manter sua obra. Pois Ele é que dá semente a quem semeia.

Um missionário é alguém que vive em miséria e sofrimento perpétuo, tendo que renunciar a tudo e fazer voto de pobreza?  Voltemos a Palavra de Deus:

“Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. e ainda: O trabalhador é digno do seu salário.” 1 Timóteo 5.17.18

Orando para que Deus levante trabalhadores

Um último aspecto para refletir neste quesito é: Você enviaria seus filhos para servir ao Senhor nos campos missionários? Sejam eles: campos nacionais ou internacionais? Porque será que tantos de nós sentimos medo de que nossos filhos escolham essa vocação? Nossa visão sobre missões ainda é fragmentada pelas histórias que ouvimos. E por crenças que, muitas vezes, são distorcidas da Palavra de Deus. E do intuito do que Jesus pensa.

Em Eclesiastes 8.5-6 fala que: “o coração do sábio conhece o tempo e o modo.” Será que temos que fazer missões da mesma forma que foram feitas ao longa da história? Quando demorava dias, meses e anos para que informações chegassem onde era necessário chegar? Sim, eram meses e anos para cruzar os oceanos. Hoje, a informação chega tão rápida e de forma massiva pela internet. Mas muitas vezes, nosso coração ainda se torna resistente. E não damos com alegria, mas com pesar. Ou por pena. Querido, nunca sinta pena de um missionário. Pois é honra darmos nossas vidas a Cristo. É uma honra ser missionário no Brasil e em qualquer outro lugar da terra. 

Lembre-se que Jesus nos ensinou a orar para que o Senhor da seara enviasse mais trabalhadores para a seara.

“Então, falou aos seus discípulos: “De fato a colheita é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, orai ao Senhor da seara e pedi que Ele mande mais trabalhadores para a sua colheita”. Mateus 9.37-38 (King James)

Abrindo o coração – lutando contra impressões erradas

Existem muitos sonhos missionários em meu coração. Muitos dos quais ainda não vivi. Uma de minhas maiores dificuldades em campo é a “solidão”. Sim, eu sei que Cristo está comigo e Sua mão tem me mantido em pé. Sua alegria tem me feito forte para prosseguir, mesmo quando penso em desistir. Quando me refiro a solidão, é que muitas vezes, o fato de não termos os “recursos necessários”, nos dá uma certa sensação de abandono da Igreja. Então, nos sentimos sós.

Mas, também sei que, como missionários, podemos frustrar os irmãos. E precisamos conversar sobre isso. Não como vítimas ou acusadores. Precisamos construir as pontes. Porque só alcançaremos “Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra” se formos um e revestidos do Espírito Santo. Não são dois lados separados. Somos um único lado, orando como Jesus. Para que Seu Reino venha e seja feita Sua vontade, assim na terra, como é no céu.

O que mais você deseja saber sobre missões? Como se sente como missionário? Como se sente como parceiro de missões? Você também deseja ser um missionário no Brasil?

Sobre o autor

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

29 respostas

  1. Eu gostaria muito servir a deus trabalhar pra deus contar minha história a ferida da alma só deus liberta

  2. Oi Nayla !
    Estes últimos dias tenho me perguntado o que fazer para o Senhor? Sei que posso fazer muitas coisas. Mas sinto dentro do meu ser que e algo diferente de tudo que pensei possível. Sonho com campos imensos e eu semeando sementes com muita alegria. O sonho e tão real que meus pés descalços conseguem sentir o orvalho do campo, a terra fofa e fértil.
    Na minha mente tenho a palavra Doar como u.a luz a brilhar. Mas não sei como e por onde começar.
    Seu texto me encheu de esperança! Tenho um filho de oito anos e sou única responsável por ele. Então minha pergunta é: como servir ao Senhor em meu próprio país sem negligenciar os cuidados ao meu filho, mas sobretudo poder levá-lo comigo aonde for??
    Por favor mediante seu conhecimento e experiência me direcione!

  3. Obrigada Jéssica. Gosto muito do que Jim Stier diz: “Se coloque em movimento”. Deus mesmo te direcionará e te alinhara. Fique com Deus.

  4. Oi Melissa. Nós estamos muito gratos por podermos contar com suas orações. Fico muito feliz por vocês estarem experimentando grandes milagres do Senhor, mesmo em momentos de tantas lutas, a paz que excede nosso entendimento nos dá força e esperança para seguir a diante… Acredito que provavelmente a Dani ou outra missionária tenha orado por vocês o ano passado, porque não estive na conferência. Deus abençoe e que continue fortalecendo o coração de vocês em cada estação. Lembre-se: “A oração do justo pode muito em seus efeitos”.

  5. Obrigada Cristina, que possamos cumprir nossa missão como Igreja. Que possamos ser sal e luz. Deus abençoe.

  6. A verdadeira missão da Igreja é revelar a vida de Deus através de Jesus e ser canal p/ q/ o mundo viva pela revelação da graça, misericordia e do amor de Deus . Essa é a nossa missão, carregar a cruz de Cristo e através dEle revelar a boa nova. Um grde abraço !

  7. Nayla, saiba que estarei orando por você. Sou a Mel de Itatiba e no Onething do ano passado em Curitiba, você orou comigo pelo meu marido Fernando, que passaria por um transplante de medula. Recebi a notícia no congresso. Glória a Deus que mais uma vez fez o milagre. Já é o segundo livramento de morte na vida dele. Os impossíveis do homem são possíveis para Deus. Creio que o Senhor nos levará até os confins da terra para testemunharmos. Ele é bom sempre. Glorifico a Deus pela sua vida e por ter sido sensível ao chamado missionário. Eu creio que somos missionários por onde quer que formos. Deus está no controle e foi a oração incessante da igreja que fez com que ganhássemos mais essa luta pela graça de Deus. Deus a abençoe, minha irmã querida. Quando precisar de oração, conte comigo. Um dia ainda quero ir conhecer a FHOP em Floripa, quem sabe no fim do ano que irei para o Sul? Deus sabe. Obrigada pelo seu testemunho de vida. Amo missões. Oro por missões. Quero cumprir a que Deus tem para mim. Bênçãos e beijos. Depois conto detalhes do testemunho, mas pela medicina, mieloma múltiplo não tem cura e ele teria que fazer quimio e outro transplante, mas Deus é Deus, e fez com que as células malignas caíssem enquanto fomos para os EUA espairecer… e Deus preparou o melhor desta terra na viagem. O médico refez os exames e, para a glória de Deus, atestou que não precisaria mais de tratamento como ele havia dito antes, mas sim controle de três em três meses. Aleluia! E ele foi despedido enquanto estava doente… mas Deus novamente advogou a nossa causa e o nosso advogado, que também é cristão, disse nunca ter visto um processo sair tão rápido, e ganhamos! Agindo Deus, quem impedirá? Deus é bom sempre. Firmes nas promessas Dele, assim vamos vivendo. Deus a abençoe, Nayla e todos do FHOP e missionários all over the world.
    Bjsss, Mel

  8. Meu coração arde em amor e em resposta ao chamado de Jesus pra minha vida, ainda não sei como vai acontecer, mas já estou ansiosa pra viver o que Ele tem preparado. Que texto Nayla, é confrontador a vida missionaria, seja da forma que for, é um desafio e uma reconstrução constante, você não está só, estamos juntas!

  9. Oi Joana, eu fiquei bastante feliz que tenha deixado sua mensagem. Obrigada por se fazer presente em Angola. Que o Senhor fortaleça e sustente você. Que Ele levante suporte emocional e financeiro. Fique com Deus e sê valente!

  10. Oi Thiago, que legal que você se interessa por este tema. Tem uma galera de Jocum BH que trabalha com as mulheres nos Bordeis (Tio Pedro), também o Pessoal do Avalanche em Vitória (ES). Vou deixar meu e-mail pra vc, aí você me escreve e tento te passar mais algumas indicações. Fique com Deus.

  11. Obrigada Betina, nosso coração é d’Éle. Minha oração é que o Senhor levante mais trabalhadores para somar.

  12. Oi Dina, nossa ETeD foi mesmo incrível e marcou minha história. Atualmente não tenho trabalhado com esse tema de Tráfico propriamente dito, mas é um tema que ganhou meu coração.

  13. Oi Nayla, lindo texto. Fico feliz pelo que o Senhor tem feito em sua vida. Lembro da gente naquele quarto da Eted, e me alegro muito pelo trabalho que vc tem feito, principalmente em relação ao combate do tráfico humano.

  14. Ual que texto! Que lindo o seu coração, obrigada por expor aquilo que você vive! Isso demonstra muito oque pensamos sobre o assunto, e inspira nós que estamos no campo e tenho certeza que a igreja também!

  15. Uau! Que inspirador! Eu ainda nem comecei como missionária (apesar de já saber que é minha vocação) e já me sinto “só”. Obrigada por compartilhar esse texto. Me senti encorajada!

  16. Boa noite Nayla, paz ! Vi o seu perfil e li que coxe atua em justiça social com foco em tratitr humano, gostaria que você me indicasse ONG’s ou grupos que trabalham nesse foco que você conheça. Desde já grato !!!

  17. Que texto inspirador! Precisava tanto dessa palavra… escrevo a partir de Angola e meu coração tbm queima por missões, e as dúvidas e os temores que você apresentou são os mesmos que têm invadido o meu coração. Bgada pela partilha.

  18. Parabéns pelo texto! Obrigada pela visão ampla e inspiradora sobre missão que vem de encontro com o coração de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias