Ansiedade pode ser curada em Deus

Como tenho lutado contra ansiedade

Ansiedade, uma palavra que tem sido muito falada nos últimos tempos. Em face de uma pandemia, muitas pessoas não conseguiram aguentar as situações de mudanças e medos. 

Acredito que terapeutas, psicólogos e até mesmo médicos psiquiatras foram um dos  que mais trabalharam nestes últimos meses.

Ansiedade, nada mais é do que medo, preocupação, apreensão e um sentimento de extrema aflição.  

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Salmos 94:19 

Este versículo abaixo, pode ser um indicativo de que alguns de nós iríamos enfrentar ansiedade e que isso seria uma luta a ser vencida. 

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6 

Eu quero repartir um pouco da minha experiência com ansiedade e como tenho lidado com isso. 

Para poder te contar o hoje, preciso repartir o que me levou a buscar tratamento profissional para ansiedade. 

Um pouco da minha história 

Eu cresci em um lar completamente destruído, um abandono materno aos 3 anos e um pai alcoólatra me levou a ter ansiedade desde que era criança. 

Quando tinha 14 anos, eu tive depressão e síndrome de pânico. Fiz tratamento e  consegui vencer a síndrome, mas a depressão me acompanhou por longos anos. 

Junto com tudo isso, tinha crises de ansiedade com fortes sintomas físicos, como falta de ar, sudorese, tremores e náusea.  

Durante muito anos lutei sozinha com isso porque não achava que precisava de ajuda profissional para isso. 

Por conhecermos a Deus e servi-lo, muitas vezes pensamos que não precisamos cuidar de nossa saúde emocional

Deus me curou de muitas dores durante minha vida, me amou e me ama sem medida.  Mas, existem algumas coisas que podemos e devemos procurar ajuda de pessoas que estudaram para isso para que possamos ter uma luz e uma direção. 

Em primeiro lugar, acredito que enfrentamos um preconceito muito grande em assumir nossas fraquezas e até mesmo nossas dores.

Muitas vezes nos cercamos de palavras como: “eu preciso ser forte”, existem pessoas que olham pra mim e esperam isso, que eu vença minhas guerras e seja forte o tempo todo. A palavra nos mostra tantas vezes que nunca foi exigido de nós essa força em lutar só, mas sempre nos foi mostrado através da palavra que Deus é a nossa força e também o nosso refúgio, diante dele podemos depositar nossas cargas e receber alívio

Homens comuns e vulneráveis 

Eu tenho pensando na minha luta contra a ansiedade e no exemplo da vida de Davi, Paulo, Pedro.  Tenho refletido o quanto esses homens se colocaram em um lugar vulnerável para que o poder de Deus fosse real a todos os que viessem a saber das histórias destes homens. 

Muitos acham que Davi falhou como pai, muitas vezes como líder.  Mas ao ler a história de Davi, acredito que uma de suas maiores características era que ele se colocava num lugar vulnerável diante de Deus para aprender com seus erros ou suas dores e mudar. 

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Salmos 51:10 

Sabemos que Paulo carregava dores e lutava contra elas.  Até hoje não sabemos o que era o espinho na carne do qual Paulo nos contou. 

Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.

Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.

Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. 2 Coríntios 12; 7-10 

Pedro, não foi diferente, eu imagino o quanto este homem lutou contra seus rompantes de temperamento, suas falhas de caráter, sua boca pronta a falar e tão tardia a calar-se. 

Estes homens, assim como você e eu, querem  transformação, cura, seja através de um milagre ou por meio de profissionais.

O que eu tenho feito na luta contra ansiedade: 

1- Em primeiro lugar admiti que tinha um problema na minha saúde emocional 

2- Busquei ajuda profissional para entender o que estava acontecendo comigo.  Procurei uma psicóloga cristã, tenho feito terapia há alguns meses,  e isso tem me ajudado muito no processo de cura. 

3-Quando as crises chegam eu busco refúgio na Palavra e coloco louvores para me lembrar daquilo que pode me dar esperança de dias melhores. 

4-Tenho feito caminhadas sempre que posso ou exercícios e isso é de grande ajuda na melhora da saúde emocional. 

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13 

Vamos orar? 

Senhor, pedimos hoje que nos ajude nas nossas situações, sejam elas quais forem. Pedimos teu alívio e tua cura para que sejamos emocionamente  saudavéis para podermos viver uma jornada plena em Ti. Que cada um de nós encontre forças em Tua Presença para uma vida em plenitude de alegria e paz. Amém 

Deus te abençoe 

Sobre o autor

Dudi Aline

Dudi é apaixonada pelo mover profético e pelas nações. Ela acredita que, do lugar de oração, qualquer circunstâncias pode ser transformada. Dudi tem doado seus dias para que a realidade dos céus invada a terra e o sobrenatural se torne parte de cada um que está ao seu redor. Nascida no Rio Grande do Sul, Dudi foi missionária por mais de três anos na fhop – Florianópolis House of Prayer. Atualmente, ela vive em missão na Europa, lugar que o Senhor colocou em seu coração há mais de 10 anos.

2 respostas

  1. Muito legal!!
    Me identifico muito com Davi, homem falho mas com o coração segundo o coração de Deus…esse é meu objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias