Confie na liderança de Deus

Deuteronômio 28, 29,30 

Confie na liderança de Deus

Deuteronômio conta com uma série de sermões pregados por Moisés em seu último mês de vida. Quando paramos para analisar o livro de Deuteronômio, temos um apanhado de reuniões nacionais que Moisés estava tendo com o povo. E no capítulo 28 Moisés fala suas últimas palavras para o povo de Israel. 

E se você soubesse que está falando com seus entes queridos pela última vez, aqueles que você ama, que investiu sua vida, dedicou seu esforço, seu dinheiro, que alerta você daria a essas pessoas em seus momentos finais de vida? O que realmente importa nessa hora final?

Uma instrução divina

Moisés termina o capítulo 29 do livro de Deuteronômio dando uma instrução divina:

As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.” – Deuteronômio 29:29

Essa passagem parece simples, mas é muito profunda. Ele está dizendo: Israel, as coisas que não foram da vontade de Deus dar um motivo, um destino, essas coisas não pertencem a nós conhecê-las, elas pertencem ao nosso Senhor. Mas, tem algumas coisas que Deus intencionalmente quis revelar a nós, e essas são nossas. Porque Deus as fez reveladas. 

A soberania de Deus

Depois de anos liderando o povo, essa foi a mensagem que Moisés deixou para eles – Existem duas maneiras para se viver, um caminho no qual a nação será abençoada e um caminho onde a nação será amaldiçoada.

Imagine que você faz parte desse povo e está ouvindo essa pregação final de Moisés. O que provavelmente todos nós pensaríamos neste momento: Moisés, qual será o futuro da minha família agora que vamos entrar na terra prometida? Como será a vida dos meus filhos, o futuro da nossa nação? Que tipo de mundo eles vão herdar, que tipo de nação teremos? 

Precisamos lembrar que a soberania divina se manifesta em duas formas: momentos em que você entende, e momentos que não entende. Momentos que o Senhor revela a nós os seus propósitos, e outros momentos que não nos é revelado. 

As coisas secretas pertencem ao Senhor

A verdade declarada de forma tão simples em Deuteronômio 29:29 é que as coisas secretas pertencem ao Senhor e as reveladas pertencem a nós, e nossa vida inteira é dividida nessas duas partes – coisas que Deus manteve em segredo, e outras que Deus lhe revelou e ele confiou a nós.

Como cristãos enfrentamos situações e fazemos perguntas para as quais não temos respostas. Além disso, pessoas ao seu redor, por sermos cristãos, farão perguntas esperando respostas, e você não terá. E com isso, podemos cair em uma armadilha muito perigosa – inventar e dar as respostas erradas, tentar ser como Deus, mas não nos compete ter todas as respostas. Nunca tenha medo de dizer “eu não sei”, principalmente se você é alguém que ensina a Bíblia. Não faz parte da fé fingir ter uma resposta para cada pergunta. Não faz parte da vida cristã elaborar eloquentemente todos os motivos. 

É maduro abraçar o desconhecido de Deus, e saber que ele manteve coisas ocultas, porque a fé está nisso. Seguir a Cristo e seguir o Deus da história é sobre abraçar também os caminhos desconhecidos Dele, os caminhos que Ele não quis fazer conhecido a você. 

A fé é convidada a se curvar

A fé é convidada a se curvar diante do mistério daquilo que Deus manteve oculto de nós. Simplesmente confiar que o Deus da promessa tem o controle daquilo que não temos. As coisas reveladas, Moisés diz, elas são dadas para que você siga o Senhor. Para que depositemos a fé com incertezas em um Deus que não é abalado. Mesmo quando nos sentimos perplexos e não entendemos. Se há coisas não reveladas que você não entende, que sacodem sua vida, olhe para o lado e veja as coisas então reveladas, entenda-as como um convite para permanecer ancorado em Cristo. 

A Bíblia diz em 2 Coríntios 5.7Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” Em outras palavras, Paulo está dizendo – nós vivemos pelo o que cremos e em quem cremos, não vivemos porque temos todas as respostas das nossas dúvidas e temores.  Vivemos e caminhamos não porque temos como alvo as respostas para tudo, mas pelo Senhor que orquestra todas as coisas. 

Medo e incerteza do futuro

Chegará o dia em que a fé se transformará em algo que poderemos ver. Chegará o dia em que nós o conheceremos, como por Ele somos conhecidos. Já parou pra pensar que quando estivermos face a face com o Senhor, esse elemento tão fundamental da vida Cristã, chamado Fé, não será mais utilizado. Você não precisará mais da fé, porque tudo que esperava se materializou. Mas, esse dia ainda não chegou e até aquele dia, a fé é convidada a se curvar diante do mistério que Deus manteve oculto. 

A incerteza do futuro estava sobre o povo de Deus naquela época. E muitas vezes nós também somos assolados pelo medo e incerteza do que virá. As perguntas que temos a respeito da nossa vida e daqueles que amamos de fato não pertencem a nós, mesmo quando achamos que sim.

Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar. Atos 2:39

 

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:18

 

Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. – 2 Coríntios 5:8

Não se preocupe com a sua vida, com coisas que você não controla e não pode mudar. Viva de acordo como alguém que vive para o reino e a justiça de Deus. Deixe o amanhã de fato nas mãos de Deus. Sua vida dedicada ao Senhor não será em vão. 

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. – 1 Coríntios 15:58

Como encaramos as dúvidas do agora? 

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. – 1 João 3:2

Em meio a sua jornada de luta e resistência sobre o pecado, coloque seus olhos no Senhor e no dia em que você se parecerá mais com o que Ele é. E enquanto isso não acontece, aceite o convite de permanecer e confiar Nele, com uma fé rendida e que abraça a crença na soberania deste Deus. 

Sobre o autor

Equipe fhop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias