Fhop Blog

Cristianismo e autoconsciência

Alguma vez você já gravou um áudio no whatsapp para alguém e depois ouviu o seu próprio áudio?
Geralmente, nosso primeiro pensamento é: eu não tenho essa voz! Ou você se vê em um vídeo e acha estranho o que está fazendo, quando na verdade é exatamente assim que você se parece e assim que é a sua voz!

É isso é o que chamamos de autoconsciência: olhar para si e ver quem você realmente é, e ainda mais, a autoconsciência também nos ajuda a entender como somos percebidos pelas outras pessoas.

Autoconsciência: qual lente utilizamos?

Provavelmente você já se fez essas perguntas: Qual o sentido da vida? O que significa existir?O objetivo de se perguntar isso é nos trazer a autoconsciência. Essas são perguntas fundamentais de toda humanidade.

O problema é que muito do que vivemos no momento, reduzimos a uma “vida ruim”, quando na verdade um dia ruim é apenas um dia ruim. É um período de tempo de 24 horas que foi apenas difícil. Enquanto isso, em nossa mente, estamos tentando preservar nossa auto imagem que temos de todas as pessoas e criamos mecanismos de defesa chamados de “falsas realidades”. 

Criamos cenários em nossa mente em que interpretamos as situações para nos defender, ao invés de olharmos para aquilo que realmente está acontecendo. Ou seja, muito do que acreditamos sobre nós mesmos não é verdade, nós não temos uma visão honesta de quem realmente somos.

Conscientes e confiantes

E o que a autoconsciência faz é iniciar um processo em que começamos a olhar honestamente para onde estamos. 

“Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou.” – João 8:14

Basicamente, o que Jesus está falando é: “Se eu digo algo sobre mim mesmo, é verdade.”

Quem pode dizer algo como isso sobre si?

Alguém que é muito autoconsciente. Uma pessoa consciente e confiante daquilo que é. Alguém que diz: sei de onde vim e sei para onde vou. Aquele que entende a realidade de passado e presente, mas se move em direção a uma realidade futura. Uma pessoa confiante é alguém sabe quem é, e ninguém consegue mudar essa perspectiva de sua mente, pois ele sabe a  respeito de si mesmo e a realidade da verdade. 

Criados à imagem de Deus

Em Mateus 16 vemos Jesus perguntando sobre o que mundo está falando a seu respeito. Nesse capítulo ele nos ensina a respeito da autoconsciência e de como a igreja funcionará. Vemos que  precisamos analisar quais são os nossos valores, quem são nossos pais e qual o contexto em que estamos inseridos. E a autoconsciência nos ajuda a encontrarmos essas respostas e com que seja mais fácil olhar o que está acontecendo ao nosso redor e avaliar essa realidade.

Precisamos entender que somos únicos e criados à imagem de Deus. Porém, quando se trata das nossas emoções, de como nós percebemos o mundo, todos nós estamos em luta. E muitas vezes a luta é sempre a mesma, apenas manifestadas de formas diferentes, e isso, tipicamente, vai resultar em alguma disfuncionalidade em nossas vidas.  Portanto, precisamos da graça do Senhor e de Sua Palavra pra entendermos quem somos e nossas emoções também corresponderem conforme o que Ele pensa a nosso respeito. 

E uma última pergunta em relação a autoconsciência, seria para aqueles que querem se tornar líderes: vocês estão dispostos a parar de olhar para outras pessoas, querendo entender o que há de errado com elas e começar a olhar para si e tentar entender o que há de errado consigo mesmo?

Portanto…


“Examinem a si mesmos. Verifiquem se estão praticando o que afirmam crer. Assim, poderão ser aprovados. […]” – 2 Coríntios 13:5.

Sobre o autor

Tim Fraim

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho

ONETHING 2022

16-18 DE JUNHO . CURITIBA

10x de

R$12,00

Total de: R$ 120,00

 

 

QUANTIDADE

Informações do Ingresso

  • |