Fhop Blog

Descobrindo Provérbios: A Sabedoria é Estar Equilibrado

A melhor definição que já encontrei sobre o livro de provérbios é discernimento. Um discernimento aplicado à partir do temor ao Senhor. Que torna prática a sabedoria de Deus.

A sabedoria é tantas vezes confundida com estar em vantagem, com conhecimento produzido por esforços humanos. Quando na verdade é  uma das manifestações do caráter de Deus, que podemos receber entrando em contato com a estabilidade. Alcançando uma posição entre a ousadia e o silêncio, entre o agir e o descanso. Ela é, em certa medida a paz que o discernimento provoca!

Você já teve um pensamento tão cheio de paz que ao fechar os olhos pode sentir o frescor de estar equilibrado?
Vamos lá! Tire um segundo para simplesmente ler a seguinte passagem e meditar! Até sentir que essas frases se firmaram em seu coração como uma brisa que te leva novamente ao eixo!

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo”. (Provérbios 3:5-8)

Estamos em tempos em que a sabedoria é coisa rara. São dias em que a maioria das pessoas tem  se apoiado em seu próprio entendimento. Em seu humanismo como saída de crises.

Meditar em provérbios, neste trecho específico, faz com que a estabilidade paire em nossos corações. Como se o trabalho de buscá-la fosse simplesmente confiar no Espírito Santo e obedecer suas instruções com temor! Desse modo, fica evidente que a palavra e tão pouco esse livro, não é um conjunto de frases para serem decoradas, não é um manual de regras. Mas é algo que ganha fôlego a cada nova leitura e que nos leva à uma transformação profunda e prática!

É uma lembrança de que podemos conduzir nossas vidas exatamente entre a ponderação e a ousadia. Entre a confiança e o descanso.

Descanso de que quanto nos apoiamos nEle e buscamos temê-lo, somos libertos de nós mesmos e de nossas falsas concepções de sabedoria!

Confiança de que podemos ter o Seu Espírito de Sabedoria sobre nós. Uma sabedoria que não pode ser comprada pela nossas falta de sensatez, mas que pode repousar constantemente em nossos corações, como repousava sobre Jesus. (Isaías 11:2)

De que serviria o dinheiro na mão do insensato para comprar a sabedoria, visto que não tem entendimento?” Provérbios 17:16

Quanta esperança! De saber que podemos sim ser sábios nos dias de hoje. Saber que o temor gera saúde não somente para nossa alma, mas para nosso corpo! Existe um equilíbrio inigualável em desejar a sabedoria mais do que as riquezas deste mundo!

Sobre o autor

Julia Carniel

Nascida no Rio Grande do Sul, Júlia é missionária intercessora em tempo integral na Florianópolis House of Prayer. Tem perseguido o conhecimento de Jesus a partir das escrituras e do lugar de oração. Acredita que verá essa geração ser impactada pelo amor de Jesus e deseja que Sua beleza seja revelada para todos os povos e nações.

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho