Fhop Blog

Desfrutando da Alegria de Deus

“Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.” (Cântico dos Cânticos de Salomão 2:4)

Eu nasci em um lar cristão e por essa razão tudo sobre Deus foi sempre algo muito comum na minha vida. Esta realidade não foi inteiramente positiva. Porque eu tive que percorrer um caminho até ter um encontro real com Jesus e começar a viver minha própria história pessoal com Ele.

Um dos paradigmas que tive que quebrar foi que Deus não era um “policial cósmico”. Por tanto tempo eu vivi com a ideia que Deus estava em seu reino panóptico procurando o menor erro em mim! Quanto tempo eu perdi pensando que se eu morresse inesperadamente e não tivesse tido tempo para me arrepender eu iria para o Inferno!  Hoje só posso rir daquelas ideias malucas que tive na minha infância, mas depois penso: Quantas pessoas estão cegas por esse conceito de Deus?

O Deus alegre

Em 1 Coríntios 4:5 Paulo nos diz que no fim dos tempos, Deus nos louvará. Sim! Ele nos louvará, Ele nos parabenizará pela jornada que temos vivido. Isso explode a minha cabeça! Deus, quem merece toda honra elevará palavras de reconhecimento a mim, a nós. Além disso, em Sofonias 3:17 podemos ver como Deus se alegra e canta canções! Consegues imaginar? Por outro lado, o autor de Hebreus nomeia um conhecido Salmo, onde Jesus é caracterizado, informando-nos que Ele foi ungido com “óleo de alegria” mais do que outros (Hebreus 1:9).

Compreender que Deus é um Deus alegre e que derrama essa alegria em nós e por nós mudou radicalmente a maneira como me relaciono com Ele e enfrento a vida. Como podemos desfrutar da alegria de Deus? Pois imitando-o!

Como desfrutar da alegria de Deus?

Estudando a Bíblia podemos conhecer Deus, sua essência, seu coração e podemos detectar algumas questões práticas:

  • Deus é um Deus criador – Ele teve tanta graça em colocar cores fascinantes no Pavão como em moldar o rosto do Macaco Narigudo! Então, desfrutemos a criatividade que Ele colocou em nós. Desfrutemos de criar nas áreas onde nos sentimos confortáveis. Curtamos das artes, da mecânica, da informática, entre outras ciências! Entendamos que ao criarmos nós refletimos quem Deus é!
  • Deus canta canções – Cantemos, dancemos, desfrutemos de expressar através do nosso ser o que Deus canta sobre nós, sobre este mundo, sobre Ele mesmo! Pode ser através de louvor, ou orações cantadas. Cantemos a Palavra… isso vivifica a nossa alma!
  • Deus é um Deus que afirma – A Bíblia está cheia de passagens onde Deus menciona palavras de afirmação. Vamos imitá-lo! Encorajemos as pessoas à nossa volta. Peçamos ao Pai que nos revele o que Ele pensa de nós e desfrutemos das verdades dEle enquanto destruímos os pensamentos negativos que o inimigo quis que acreditássemos!

Viver a felicidade como uma jornada

Certamente, se há uma pessoa que entendeu como viver essa “jornada alegre” foi Paulo. Ele não teve nenhum problema em nomear algumas “leves e momentâneas tribulações” como naufrágios, azote, mordidas de cobras entre outras coisas. Mesmo assim, declarou “já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre” (Filipenses 4:11)

O que Paulo fez para ter essa convicção? Foi uma unção especial? Na verdade, acredito que o contentamento é mais do que um dom divino, tem muito a ver com uma atitude. Porque não depende das circunstâncias, mas de um coração agradecido a Deus e dirigido pelo Espírito Santo, sabendo que “TUDO” ajuda para o nosso bem.

Viktor Frankl (sobrevivente do cativeiro judaico) disse certa vez que “A felicidade não é uma pousada na estrada, mas uma forma de caminhar na vida”. Portanto, gozar de alegria não é só rir a qualquer momentos e “que tudo dê certo”.

Desfrutar da alegria e ter contentamento está ligado à compreensão de Quem Deus é e para que propósito fomos criados. Por isso, repito juntamente com Paulo (aliás, naquele momento ele estava preso e à beira da morte): “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos” (Filipenses 4:4).

 

Escrito por: Betiana Saucedo Delgadoo – Facilitadora Fhop School

Sobre o autor

Paulo Vieira

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho