Fhop Blog

Entre a ordem e o caos

A sensação que tenho quando olho para vida daqueles que estão ao meu redor e inclusive para minha própria vida, é de que estamos vivendo no meio de um caos! Seja esse caos causado por circunstâncias externas como internas. As vezes emoções e sentimentos desregulados, convicções ou a falta delas, problemas financeiros, no trabalho, nas nossas famílias, problemas de saúde dentre outros. E sem perceber nos tornamos administradores do nosso próprio caos, e não mais conquistadores do nosso propósito.

Refletindo em tudo isso e meditando na palavra de Deus cheguei a um pensamento que quero compartilhar contigo. Para isso quero estabelecer o paralelo entre dois relatos que se encontram na bíblia. Um quando Deus manda Jonas ir à cidade de Nínive e outro quando Jesus e seus discípulos partem de barco da Galileia para o outro lado da margem.

Quero ressaltar primeiramente o fato de que Jonas estava fugindo do propósito, enquanto que os discípulos estavam obedecendo a ordem do Mestre. Nesses dois casos, os respectivos barcos passaram por grande tempestade, ou seja, a tempestade aparece tanto para quem foge do propósito tanto para quem o obedece. O próprio Jesus nos disse que no mundo teríamos aflições.
Estou trazendo a comparação de tempestade com o caos que podemos viver, seja ele qual for.
A partir disso, te faço uma pergunta para refletir: o barco do qual você é o capitão está indo em direção ao propósito ou está fugindo dele?

Se você entende que está fugindo do propósito, tome a mesma decisão que o capitão do barco onde Jonas estava. Pense como sendo o capitão, e não como Jonas. Encontre o motivo do caos, jogue ele para fora do barco. Encontre o fator desobediência e tire ele da sua navegação, mas atente-se: talvez ele esteja escondido no porão do navio, assim como Jonas estava. Talvez esteja num lugar secreto, fora da vista de todos, quase que imperceptível, mas você é o capitão, e conhece sua embarcação. Alinhe sua vida! Deus te dará força! Você não perecerá na jornada!
Já no segundo caso, você entende que está indo em direção ao propósito e está obedecendo a voz do Mestre, mas está assustado com a tempestade ao redor e inclusive com medo de perecer na jornada.

Provavelmente, se soubesse sua história, eu te diria que Jesus está com você no barco e te encorajaria a acordá-Lo para que Ele pudesse apaziguar a tempestade. Porém, não é o que Jesus nos ensina no texto de Marcos 4. Ele é acordado por seus discípulos e acalma a tempestade sim, mas os adverte perguntando: – Por que sois covardes? Ainda não tendes fé?
Com essa argumentação de Jesus, me contraponho com outra: então a me capacita a colocar ordem ao caos? Sim! Fé naquele que suportou a cruz por causa do júbilo que o estava proposto.
Aquilo que você precisa para colocar as coisas em ordem já está em você! Nós somos participantes daquele que é o autor e consumador da nossa fé. Diga você mesmo para que a tempestade se acalme. Tome decisões. Abra a boca e declare. Não tema, você não será vencido. Não se acovarde, mas haja com fé!
Não faça de Jesus um amuleto, mas entenda que Ele é o Senhor e navegue nessa verdade! Você chegará a outra margem.

Sobre o autor

Gustavo Nogueira GUGA

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho

ONETHING 2022

16-18 DE JUNHO . CURITIBA

10x de

R$12,00

Total de: R$ 120,00

 

 

QUANTIDADE

Informações do Ingresso

  • |