Experimentando a bondade de Deus no caminho da promessa

Muitas vezes as situações difíceis que enfrentamos tornam turva nossa visão acerca da bondade de Deus. Temos certeza de sua presença nos momentos bons, porém dificilmente o percebemos nos maus dias.

Em alguns momentos, precisamos revisitar na história alguns nomes retratados na extraordinária galeria da fé. Homens como José, sobre o qual o autor do livro de hebreus descreveu: “Pela fé, José próximo do seu fim, fez menção da saída dos filhos de Israel do Egito e deu ordens relativas aos seus ossos” (Hb 11:22)

É de suma importância o conhecimento do propósito de José no Egito, para tanto é necessário lembrarmos onde tudo isso começou.  Jacó e seus filhos habitavam em Canaã durante a adolescência de José e é nessa mesma época, por volta dos dezessete anos que José teve um sonho e o contou aos seus irmãos: “Pois ele lhes disse: Peço-vos que ouçais esse sonho que tive: Estávamos atando feixes no campo, e o meu feixe levantou-se e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu feixe. E os irmãos lhe responderam: Irá de fato reinar sobre nós? Irá mesmo nos dominar? Por isso o odiaram ainda mais, por causa dos sonhos e das palavras dele” (Gn 37:6-8)

Então, seus irmãos tomados de ira e inveja, na primeira oportunidade planejaram uma conspiração contra ele. José então é lançado em uma cisterna e só é tirado de lá para ser vendido como escravo por membros de sua própria família. Mas onde está Deus que havia dado os sonhos a José quando esse jovem rapaz foi vendido por seus irmãos? Ora, Deus estava em toda a história, moldando o caráter de José e o preparando à medida que ele era empurrado para o seu destino.

Podemos aprender muitas coisas com José, mas uma das características que mais se destacam é a fidelidade desse homem. Não sejamos ingênuos em pensar que em nenhum momento ele teve questionamentos, provavelmente tenha se perguntado se de fato Deus havia falado a ele em sonho ou se ele estava no lugar certo fazendo o que deveria fazer.  Isso lhe soa familiar?

Há algo que precisamos saber: Nossa fé e amor por Jesus serão provados à medida que caminhamos para o nosso destino.  Porém, tão essencial quanto é saber que a bondade de Deus irá nos cercar nessa jornada nos fortalecendo e de alguma forma nos fazendo lembrar que foi Ele quem falou conosco.

A bíblia nos ensina que o fim das coisas é melhor do que o começo delas. José foi bem sucedido, isso é o que nos mostra o final, e sua jornada define como e por que: Perseverança, obediência e fé. José permaneceu acreditando, mesmo quando tudo parecia não concordar com a promessa.

Deus está completamente comprometido com sua palavra. Ele não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender. Por meio de José Deus livrou seu povo da fome que veio sobre aquele território e também sobre Canaã. Ele se tornou governador, o segundo homem mais importante do Egito. Vejamos o que lhe disse faraó em sua nomeação: “Depois o faraó disse a José: Eu te coloco no comando de toda terra do Egito. Então o Faraó tirou da mão o seu anel de selar, colocou-o na mão de José, vestiu o de traje de linho fino e lhe pôs uma corrente de ouro no pescoço. Além disso, ele o fez subir à sua segunda carruagem; e conclamavam diante dele: Ajoelhai-vos. Assim o faraó o colocou sobre toda a terra do Egito” (Gn 41:41-43). Não foi isso que Deus disse a José por meio de sonhos? Sim. Ele iria governar, inclusive sobre seus irmãos, e em momento algum Deus se esqueceu de sua palavra.

Provavelmente você, assim como José, recebeu uma palavra de Deus e os ventos tem soprado contrário. Eu quero te encorajar a permanecer em obediência e fé, persevere! Ainda não acabou. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Você conhecerá o amor do Senhor e sua bondade nessa incrível jornada.

Olhe para Ele e você ficará radiante; o seu rosto jamais mostrará frustração. Prove e veja que o Senhor é bom. É Ele quem dá força ao cansado e fortalece aquele que não tem vigor, Ele te sustentará enquanto você caminha. Há um propósito para o seu destino que é muito maior do que você pode imaginar. “A glória do Senhor será revelada sobre a sua vida e todos a verão, pois foi o Senhor quem falou. (Is. 40:5).

 

Sobre o autor

Roberta Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias