Não há desculpas para não sermos generosos

 Generosidade significa: ”virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício do outro”. Ou seja, ser generoso é dar, mas não esperar retorno, buscar apenas a satisfação do outro. Que virtude mais preciosa! Você sabia que andar em generosidade é uma orientação bíblica para nós? Iremos tratar sobre esse assunto em nosso blog nesse mês.

Existe alegria ao ser generoso

Quando lemos a segunda carta de Paulo à igreja de Coríntios, o capítulo 9 nos traz um texto cheio de detalhes sobre generosidade. Apesar de ser um texto usado para o momento das ofertas, ele nos traz um aspecto da generosidade que é muito verdadeiro: o aspecto de dar com alegria. ”Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria”. 2 Coríntios 9:7.

Nesse sentido, perceba que a generosidade dá sem peso ou remorso, não espera retorno. Ao contrário do avarento que também dá, mas com a atitude errada em seu coração, como uma obrigação e espera por algum reconhecimento ou vantagem. Aliás, outro aspecto que percebemos da generosidade é o prazer nessa atitude.

Logo, existe alegria ao ser generoso. A generosidade não diz apenas ao valor monetário, temos tanto a dar para alguém. Nosso tempo, nosso conhecimento, nossa força, nossas palavras sim, nossas palavras. Podemos abençoar e elogiar as pessoas, orar por aqueles que precisam, nós podemos visitar as pessoas e dispor do nosso tempo. Tudo isso faz parte de um coração grato que se expressa em generosidade e amor. Não temos desculpas para não sermos generosos.

Desse modo, o amor é a ação que caminha junto da generosidade. Paulo mais uma vez nos lembra disso: “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que eu entregue meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me traria benefício algum”. I Coríntios 13:3.

Não há desculpas para não sermos generosos

Ademais, precisamos enxergar a necessidade do outro, lembre do exemplo dos amigos de Jó que não foram bons amigos em seu momento mais difícil, porém, a atitude generosa de Jó de interceder por eles fez com Deus o abençoasse em dobro. Pois o coração generoso é assim visto por Deus, como alguém que reflete os atributos do próprio Deus generoso e está sempre buscando favorecer o outro.

Ou seja, andar em generosidade é a expressão de uma vida que muito recebe e por isso é grato. Podemos ser generoso no nível que estamos, seja ele qual for. Não há desculpas para  não sermos generosos. Quer exemplos práticos e simples? Comece elogiando pessoas a sua volta, isso tornará o dia do seu próximo mais leve. Que tal embelezar alguém com uma peça de roupa sua? Não aquela roupa já surrada, pelo contrário dê o seu melhor, dê com alegria. Não há ninguém que não possa ser generoso, até as viúvas pobres que vemos na bíblia eram generosas. A generosidade motivada pelo amor entende que o próximo é toda pessoa que precisa de algo, sendo assim, ela te faz perceber o outro.

Para exemplificar, eu conheci uma pessoa que marcou minha vida com sua generosidade. Ela era muito simples, aposentada e que precisava comprar todo mês seus remédios, ou seja, ela não teria como ser generosa distribuindo esmolas ou dando dinheiro às pessoas próximas a ela. Mas ela nunca deixava você sair da casa dela de mãos vazias, ainda que fosse um pano de prato de presente, uma dúzia de ovos de suas galinhas de estimação ou mesmo um docinho que ela recém tinha assado.

É melhor dar do que receber

Sem dúvida, pessoas generosas não medem esforços para alegrar a vida do outro, até porque isso é o que enchem elas de prazer. E acredite no que a bíblia diz: “ é melhor dá do que receber”. E como já vimos não se preocupe com dinheiro, a generosidade vai além. Deus deu algo a nós que dinheiro nenhum no mundo cobriria o valor: seu Filho.

Por fim, nós podemos expressar nossa gratidão a Deus, estendendo generosidade ao nosso próximo. Não espere a ocasião certa, pois a generosidade não mede esforços e não exige nada. Lembre-se sempre: existe alegria em ser generoso. C.S. Lewis disse: “Há uma doce teologia do coração que só se aprende na escola da renúncia”. Que tal começarmos hoje mesmo a praticar um coração movido pela generosidade?

Deus abençoe!

Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus”. 2 Coríntios 9:11.

Sobre o autor

Angela Tartas

Angela Tartas é uma escritora apaixonada pelas escrituras. Dessa paixão, surgiu a vontade de dedicar parte do seu tempo ao estudo da Palavra. Ela foi aluna da nossa escola de teologia e ministério (ETM) e continua sua busca por mais conhecimento sobre o Eterno.

4 respostas

  1. Oi, Angel! 👋🏼✨
    Espero que esteja bem! Obrigada por compartilhar esta reflexão tão maravilhosa,
    uma leitura perfeita para este domingo de sol, sim, aqui o dia está iluminado e fresco.
    Glória Deus 🙏🏼✨

    Lendo este texto lembrei-me de uma parte do livro que estou lendo que inclusive
    fala sobre gratidão, olha só que coincidência boa ♥.

    A gratidão é um antidoto para quem, assim como eu, sente a alegria como mau presságio.

    Sim, quando estou vivendo momentos felizes sou inundada por pensamentos de medo
    que algo ruim acontecerá apos eu me sentir tão feliz, algo quase que instantâneo e acabo
    perdendo momentos especiais onde posso viver com felicidade plena.

    E descobri que a forma mais eficaz de lutar contra estes sentimentos é ser grata! Sim, agradecer
    a Deus por estar vivendo um momento tão precioso, é a gratidão que nos fortalece para
    sermos mais fortes e enfrentar qualquer situação!

    Obrigada pelo seu tempo e dedicação, ler para mim é um desses momentos preciosos.
    Obrigada por me proporcionar isto hoje!
    Que a paz de Deus esteja com você onde estiver. Amém.

  2. Graça e Paz, Lilian. Que alegria saber que esse texto serviu de inspiração para você. Obrigada por acompanhar nosso blog .Pode compartilhar sim! Deus abençoe sua vida

  3. Amém Amém. Que benção!
    Graça e Paz!
    Será que eu posso gravar um áudio desse texto e compartilhar com os contatos do meu WhatsApp?
    Costumo gravar áudio com devocionais e gostei muito deste texto.
    Aguardo sua autorização.
    Que o nosso Pai Eterno continue derramado sobre vcs a graça e favor dEle em nome de Jesus amém. 🙏📖🛡🗡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias