Fhop Blog

Natal e esperança

Natal: quatro motivos para viver com esperança

Ah (imagine um suspiro aqui), o mês de dezembro começou e com ele já começamos a ouvir por toda parte o “Então é natal e o que você fez?” Você sai na rua e pode perceber por toda parte os enfeites e as luzes que caracterizam essa estação do ano. Começam também as confraternizações, os amigos secretos, as discussões sobre gostar ou não de uva passa no arroz. As famílias decidindo em qual casa será a ceia de natal, as crianças com grandes expectativas sobre o presente que receberão e a esperança de uma nova chance paira no ar. O ano está acabando, no coração o anseio se resume em: “ano que vem será melhor”.

Desde já, vale lembrar que o natal é uma festa tradicional cristã que é majoritariamente comemorada no ocidente. A maioria dos países orientais não comemoram esse dia, ao menos, não pelo que ele simboliza, mas como uma data comercial onde realizam-se trocas de presentes. Portanto, não quero falar aqui sobre comemorarmos ou não o natal, até porque não existem provas do dia exato em que Jesus nasceu para podermos comemorar o seu “aniversário”. Mas penso que essa é uma época perfeita para meditarmos sobre a grandeza do dia em que o Salvador veio à terra e quero trazer aqui quatro motivos para vivermos com esperança uma vez que Jesus nasceu.

1- Deus amou o mundo

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

O fato de sermos alvos do amor do Pai é um motivo de vivermos com esperança, pois se não fosse pelo seu grande amor e pela multidão das suas misericórdias não haveria saída para o pecador. Estaríamos destinados à morte eterna e total separação de Deus.

Mas Deus que é rico em amor, compassivo e muito paciente nos amou de tal forma que enviou seu filho ao mundo e revelou através dele as dimensões infinitas do seu amor por nós.

2- Deus é fiel à sua palavra

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
(Hebreus 10:23)

Desde o princípio Deus prometeu a vinda de seu filho ao mundo (Gn. 3:15). Jesus é a semente prometida e aquele que foi anunciado pelos profetas. Quando o Cristo nasce, uma luz brilha e a promessa se cumpre. E mais uma vez podemos ver a fidelidade do Deus que sempre cumpre o que diz. Esse é um motivo de vivermos com esperança, pois tudo que Ele prometeu irá se cumprir. Sua fidelidade se estende de geração após geração e permanece para sempre.

3- Temos paz com Deus

“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.
(Lucas 2:14)

No momento em que Jesus nasce, anjos aparecem a alguns simples pastores e a Bíblia diz que a glória de Deus resplandeceu ao redor deles. Tais anjos traziam as boas novas de alegria do nascimento do Salvador, e eles cantavam sobre a paz que Ele traria ao mundo. O nascimento de Jesus representava uma etapa do plano redentor. E agora estava mais perto do que nunca o dia em que Ele abriria o caminho até o Pai por meio do seu sangue. Todo aquele que nele crê caminha na esperança e na paz de poder ter comunhão com Deus e ser salvo de sua ira (Rm. 5:9).

4- Uma luz brilhou

E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. (Mateus 2:10)

Maria deu à luz um filho, e todos conhecem a clássica história de natal da estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus. Porém, mais do que a luz de uma estrela, a própria vida e luz dos homens começou a habitar entre nós quando Jesus nasceu (Jo. 1:4).

Não consigo encontrar as palavras certas para descrever a glória do dia em que o próprio Deus se fez homem e do que isso significa. A imagem do Deus invisível e a expressão exata de quem Ele é estava ali envolto em panos em uma simples manjedoura, e na face de Cristo vimos a luz da glória de Deus sendo revelada (2 Co. 4:6). Logo, Jesus é a luz que resplandece nas trevas e essas não prevalecerão. Onde as Boas Novas são anunciadas, aqueles que estão em trevas são iluminados e Sua luz nos mostra quem nós somos e o quanto precisamos dele.  Além disso, ela expõe nossos pecados e aponta o caminho que devemos seguir. Sua luz nos mostra quem Deus é e conhecê-lo é a vida eterna.

Sendo assim, que você possa aproveitar esse tempo para meditar sobre a bondade de Deus em ter enviado seu filho à terra e que essas verdades possam encher o seu coração de esperança. Nós temos tantos motivos para sermos gratos ao Senhor. Então que neste Natal e todos os dias você celebre o fato de que Jesus veio ao mundo. E por meio dele nós temos a redenção. E até que Ele venha novamente (e que glorioso dia será!), que possamos aguardar a bendita esperança com paciência e perseverança.

Sobre o autor

Gabriela Laranjo

Gabriela Laranjo é uma jovem que transforma sua paixão por Jesus em música e textos. Ainda criança, foi incentivada por sua família a cantar e a tocar instrumentos musicais. Gabriela serve atualmente como missionária intercessora em tempo integral na base da Fhop, onde é uma das líderes de louvor. Seu tempo é dedicado à leitura de livros, à criação de textos e também ao estudo da Palavra, de onde novas canções nascem. Suas músicas descrevem as emoções e o coração de Deus através de um relacionamento íntimo com Ele e um coração disposto a servi-lo.

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho