O que fazer quando quero desistir?

Vamos falar de perseverança? Todos os dias nós iniciamos jornadas, pequenas e grandes, resolver um conflito, ser mais saudável, fazer uma viagem, cursar uma faculdade, casar-se, seguir a Cristo. Essas e tantas outras coisas na vida tem um início, um caminho a se percorrer, permanecer e um ponto de chegada. São iniciadas por uma simples decisão, mas não terminam aí, requerem passos práticos e permanência para que concretizem-se.

POR QUE DESISTIMOS?

Muitas vezes, em algum lugar desse trajeto entre a iniciativa e a conquista, nós desistimos. Primeiramente porque criamos expectativas irreais sobre o processo que nos levará para onde estamos indo. Pensamos que após a meta estabelecida, tudo sairá como planejado e logo chegaremos ao nosso objetivo, esquecendo-nos dos imprevistos, dúvidas, medos e outros problemas.

Então, temos uma perspectiva errada do que são e como lidar com esses acontecimentos não programados, os maximizamos e damos a eles o foco. Consequentemente tirando nossos olhos do alvo.

Na caminhada cristã, muitos são os intempéries que podem nos fazer tirar os olhos de Jesus e considerar a possibilidade de desistir, inclusive, da nossa fé. Tentações, fraquezas, nossos próprios desejos, quedas, outras propostas. Mas Jesus estava nos alertando a estar preparados para tudo isso, quando disse:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

E Tiago também diz:
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.” Tiago 1:2-4

1. TENHA EXPECTATIVAS REAIS

Em João 15, Jesus diz o que é esperado de nós, como Cristãos durante nossa vida na terra. Cristo começa dizendo que Ele é a videira, e no versículo 4 declara: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo.” Pense sobre essa frase por alguns minutos.
“Permaneçam em mim.”
O ramo não faz nada por si mesmo, o que é esperado dele é PERMANECER e a videira fará o seu trabalho.

2. VEJA PELA PERSPECTIVA CORRETA

Permanecer é simples, mas não é fácil. Nós sofremos com circunstâncias fora do nosso controle, fatalidades, doenças e elas nos desanimam e fazem concluir que, diante de tais coisas, certamente Deus não se importa conosco, então porque continuar? Passamos também, por lutas internas, pecamos, caímos. Temos que lidar com culpa, com a vergonha, com justiça própria, pensamos não ser mais merecedores de caminhar com Jesus ou aceitos por Ele.
Mas afinal, se sofremos, choramos ou fracassamos durante o percurso, mas sabemos que o que é esperado de nós ao final da caminhada é que tenhamos permanecido apesar de tudo isso, olhamos para Jesus, submetemos todas essas coisas a Ele e seguimos adiante.

“Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.” Romanos 8:24,25

3. MANTENHA OS OLHOS NO ALVO

Saber para onde estamos indo é um grande fator motivador para permanecer na jornada, além de ser essencial para nos manter no caminho certo. Não estamos permanecendo em Cristo, diante de cada situação apenas pela vitória sobre a situação em si, mas para que cheguemos diante do Senhor nAquele Dia e sejamos achados nEle.
“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13,14

NÃO DESISTA!

Jesus é o início, o caminho e ponto de chegada. Ele nos escolheu e chamou. Ele está comprometido a nos aperfeiçoar em amor.
De nós, nada é requerido além de permanecer nEle. A gente consegue! Não por nós mesmos, mas porque Ele nos capacita e porque o Seu poder se aperfeiçoa em nossas fraquezas.
E, se houver dúvida, confiamos nEle. E se cairmos, nos levantamos e corremos para Ele. Porque temos por certo que Aquele que começou a boa obra vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Amanda Alves

Sobre o autor

Equipe fhop

Uma resposta

  1. JESUS É PERFEITO
    ESTAVA PENSANDO EM DESISTIR, MAIS JESUS ME INSPIRA E O SEU ESPIRITO ME MOVE. SE FOSSE EU POR MIM MESMO CERTAMENTE NÃO TERIA CHEGADO ATÉ AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias