Fhop Blog

O que nossas emoções dizem sobre nós

Nossas emoções são as coisas que nos guiam mais do que todas as outras. Elas podem nos guiar de uma forma disfuncional ou correta. E a realidade de como isso acontecerá, depende totalmente de nós.

Diante dessa realidade, para ter uma vida de qualidade precisamos aprender a tomar decisões sábias. Grande parte das disfuncionalidades em nossas vidas é resultado da falta de habilidade que temos em tomar decisões inteligentes. E se há algo que nos influencia no momento de tomada de decisão são justamente nossas emoções! Especialmente, se não entendemos o que elas estão tentando nos dizer.

Saber interpretar o que sentimos é algo importantíssimo, caso contrário, a verdade e a realidade nunca serão a base usada para tal. Ou seja, a chave está em aprender a interpretar aquilo que nossas emoções estão dizendo sobre nós! Precisamos entender nossas emoções e, dessa forma, conseguir tomar decisões melhores para a vida. 

Inteligência emocional

Para conseguir realizar melhores decisões precisamos desenvolver inteligência emocional. Isto é,  a habilidade de reconhecer e entender o que nossas emoções estão falando sobre nós. Nossas emoções são informações. Use-as!

Se olharmos e reconhecermos tudo aquilo que compõe nossa vida, saberemos como tudo isso afeta o que sentimos e também as pessoas ao nosso redor.

Suprimir ou ignorar nossas emoções não é a resposta, afinal de contas, elas são reais! Mas, é necessário reconhecer que aquilo que elas estão nos dizendo e o que estamos sentindo são coisas distintas. Precisamos compreender cada uma delas separadamente. 

Inteligência emocional é também sobre compreender que cada indivíduo almeja alcançar um objetivo. Ela nos ajuda a canalizar nossos sentimentos de forma constante, até que os objetivos que queremos sejam alcançados. 

E por fim, é sobre administrar nossas emoções de forma que não sejamos reféns dela e, principalmente, que não importa como estamos em nossa vida, mas sim que estamos dando vida aquilo que estamos fazendo!

Enquanto cristãos, temos a consciência de que nossa realidade e visão de mundo é distorcida por conta da queda. Mas, para aqueles que estão em Cristo, os Frutos do Espírito são uma realidade presente em seu dia a dia. E inteligência emocional é apenas uma ramificação do domínio próprio gerado em nós, pela graça, por meio do trabalho do Espírito Santo em nós!

“Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas!” – Gálatas 5:22-23

“Uma vez que vivemos pelo Espírito, sigamos a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida.” – Gálatas 5:25

Sobre o autor

Tim Fraim

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho

ONETHING 2022

16-18 DE JUNHO . CURITIBA

10x de

R$12,00

Total de: R$ 120,00

 

 

QUANTIDADE

Informações do Ingresso

  • |