Quanto vale a sua vida?

Uma reflexão sobre depressão e a vida que há em Cristo

Nos dias atuais muito se fala a respeito da depressão, doença classificada como “o mal do século” segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Por definição, trata-se de uma doença psiquiátrica crônica que afeta a área emocional e é caracterizada por sintomas frequentes, isolados ou combinados entre si, de tristeza profunda, pessimismo e baixa auto-estima. falta de apetite e de ânimo, distúrbios do sono. A ausência de prazer em coisas que antes faziam bem, assim como a grande oscilação de humor e pensamentos, podem acabar culminando em comportamentos e atos suicidas. Analogamente, a literatura médica e científica mundial associa a depressão a alterações fisiológicas como a baixa do sistema imunológico, o que acaba abrindo portas de entrada para outras doenças. (Fonte: Ministério da Saúde)

Diante de um quadro como o acima descrito, não encontrar valor na própria vida e nem sentido na própria existência são algumas das possíveis consequências reais. Da mesma forma, a alegria e a paz tendem a ser substituídas por grande dor e sofrimento e, por vezes, pelo desejo de não mais existir.

ONDE ENTRA DEUS NESSA HISTÓRIA E O QUE ELE TEM A NOS DIZER DIANTE DISSO?

Infelizmente, não é algo incomum ao conversarmos sobre o assunto com as pessoas ao nosso redor, independentemente do ambiente no qual nos encontramos, ouvi-las dizer que conhecem uma ou mais pessoas que passaram ou se encontram em uma condição depressiva. Ainda mais quando acabam descrevendo as próprias experiências com a doença e com os fortes medicamentos prescritos.

Como é possível que uma doença tão grave, que afeta a mente e todo o funcionamento do organismo, continue atingindo tantas pessoas quando entendemos que a autoridade suprema do universo pertence ao Senhor? Como ela continua sendo cada vez mais disseminada, ao mesmo tempo que a igreja também avança e cresce? E, principalmente, onde entra Deus nessa história e o que Ele tem a nos dizer diante disso?

É inevitável admitirmos que nosso mundo está atualmente entregue a Satanás, o príncipe do reino das trevas e, portanto, sob seu domínio. Todavia, aquele que entregou a sua vida por nós se sacrificando no madeiro para nos dar a salvação, Jesus Cristo, em breve voltará para buscar sua igreja gloriosa, santa, pura e sem mácula. Ele reinará sobre a terra, restaurará todas as coisas e entregará novamente o domínio deste mundo a Deus. Com efeito nós, aqueles que estamos em Cristo, fomos feitos novas criaturas nEle. Logo, não estamos mais subjugados ao domínio do pecado e da morte, mas nos submetemos voluntariamente à autoridade e à vida existentes em Jesus. Assim como descrito em 1 Jo 5:18-19:

“sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”

COMO PODEMOS COMBATER A DEPRESSÃO NA PRÁTICA E ENCONTRAR VIDA NA PALAVRA DE DEUS?

Por este motivo precisamos constantemente lembrar a nós mesmos do que a Palavra do Senhor Jesus Cristo diz a nosso respeito. Somos chamados a combater todo o mal à luz da Palavra, inclusive doenças e todo tipo de adversidade. Precisamos aprender a renovar nossas mentes com o que diz a Sagrada Escritura e permitir que ela nos transforme de dentro para fora. Faremos isso meditando nela e declarando suas verdades sobre nossas vidas.

Para combatermos a depressão, é importante nos lembrarmos e crermos que:

  1. Somos chamados a transbordar de uma esperança que não falha: “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.” (Rm 15:13) NVI; “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” (Rm 5:5) NVI
  2. O Senhor se importa conosco e jamais nos deixa sozinhos ou desamparados: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Sl 139:7;16) ARA
  3. Cristo habita em nós e o Seu amor nos é revelado: “e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” (Ef 3:17-19) ARA
  4. O Senhor se agrada, se deleita e tem prazer em nós: “O Senhor se agrada dos que o temem, daqueles que depositam sua esperança em seu amor leal e perene.” (Sl 147:11) KJA

ELE É A PRÓPRIA VIDA!

Te convido hoje a deixar que essas verdades inundem a sua mente e o seu coração. Independentemente do quão difícil a situação na qual você se encontra possa parecer, há esperança! Há amor! Nosso Jesus é tudo isso e muito mais: Ele é a própria vida! A sua vida tem tanto valor que Aquele que é a própria vida deu a vida dele pela sua. E tudo pelo que você está passando tem um propósito determinado para, ao final, glorificar o nome do nosso Salvador. Que você receba hoje a plenitude de vida que há em Cristo e tenha a convicção de que “[…] todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Rm 8:28) ACF

Sobre o autor

Fernanda Marques - FernandaMarques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias