quaresma e lamento

Quaresma: tempo de lamento

O que significa a morte de Jesus na Cruz e a sua ressurreição? Quais são os impactos desses eventos em nossa vida nos dias de hoje? Como devemos viver a partir dessa realidade? Essas e outras perguntas relevantes para a fé cristã devem rondar e permear o nosso coração nas próximas semanas. Afinal, nós estamos na Quaresma.

O que é a Quaresma?

É um tempo de reflexão e preparação para a Páscoa, é o período de 40 dias que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus.

Assim, refletir sobre este período do Calendário Cristão, tem um objetivo pedagógico: lembrar-nos que fazemos parte de uma narrativa maior, a História de Deus.

Todos nós nascemos em iniquidade (Gn 8:21), e sofremos até hoje com os efeitos da Queda que aconteceu no jardim do Éden. Então, todo o Cosmo necessitava de um Salvador, por isso o Pai enviou o Filho para morrer em nosso lugar. Visto que o homem e o mundo não podem consertar a si mesmos. Assim, nós necessitamos de redenção, e estamos nessa jornada em que Cristo está restaurando todas as coisas, até sermos plenamente redimidos quando Ele voltar à terra.

Até a volta de Cristo, estamos na peregrinação de tomar a nossa cruz e seguir o Mestre, resistindo diariamente às tentações, morrendo para as nossas cobiças e desejos egocêntricos. Sobretudo com o entendimento de que Cristo já venceu todas as coisas na Cruz.

Então, a Quaresma é o momento de desacelerar nosso ritmo, para refletirmos sobre a nossa natureza caída e a peregrinação de Jesus até a crucificação; para então, estarmos conscientes e celebrarmos a Páscoa.

Tempo de lamento

Nesse período de Quaresma tem atividades que nos ajudam a refletir de maneira mais eficaz. Exemplos: praticar as disciplinas de solitude, silêncio, jejum, oração, meditação e leitura bíblica. Todas essas disciplinas não são uma forma de barganhar ou alcançar o favor do Senhor, pois já os recebemos. Mas é uma maneira de estarmos mais sensíveis à voz do Senhor, aprofundar o nosso relacionamento, entender a nossa identidade de filho amado, e que houve um custo para que fôssemos perdoados.

A Quaresma é tempo de lamento e não de autoflagelo, pois lamentamos diante do Pai das consolações. Nós abraçamos o convite da introspecção e podemos fazer as mesmas orações que Davi fez ao Pai:

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.

Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Salmos 51: 1-2; 5-7

Então, precisamos observar a Quaresma como um presente dado pelo Senhor, ao silenciarmos as vozes interiores e a agitação do dia, para refletirmos sobre a nossa vida como discípulos de Cristo. Será que temos seguido suas pegadas fielmente e testemunhado sobre a sua obra?

Neste mês, aqui no blog, vamos conversar mais a respeito da Quaresma e das disciplinas espirituais que este tempo nos convida a fazer.

Acompanhe o blog e as redes sociais para ser edificado.

Deus te abençoe.

Sobre o autor

Admin - Admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias