lent

Quaresma: um chamado ao arrependimento

Este mês estamos tratando sobre o período da Quaresma. Esse período é importante, pois nos aponta a um tempo quebrantamento e de preparação, que nos permite caminhar nas pegadas de Cristo. É um tempo que nos remete a tentação de Jesus, seu sofrimento e cruz. Um tempo que é um chamado ao arrependimento.

De antemão, vale lembrar que nesta estação é um bom momento para considerarmos o pecado e a morte, como realidades. No calendário litúrgico, estamos em um período muito eficaz para nós admitirmos que o tempo não nos pertence.

Ou seja, ao comemorarmos todos os anos os mesmos feitos na história, desde o advento até o Pentecostes ou mesmo no tempo comum, observamos que a narrativa gira em torno da revelação de Deus por meio de Jesus.

 Logo, esse período da Quaresma em que estamos nos ajuda a avaliar como somos limitados e falíveis diante da eternidade de Deus. Bem como nos faz enxergar que somos passageiros, e suscetíveis às doenças e morte e que não temos controle. Por isso precisamos nos arrepender de nossos caminhos e assim, buscar mais a Deus.

Um Chamado ao arrependimento

Nesse ínterim, vamos aproveitar o período da Quaresma para refletir sobre nós mesmos e nossos pecados. Por que Jesus teve que passar por tudo o que ele passou? Qual o resultado da obra de Jesus em nossas vidas? Esse é um tempo perfeito para ter essa reflexão: Quaresma é um chamado ao arrependimento.

Definitivamente, vamos aproveitar esse tempo para abrir espaço em nosso dia a dia corrido e fazer um autoexame, reconhecendo que somos pecadores e necessitamos de arrependimento e perdão. Essa preparação é importante para podermos celebrar a Páscoa.

Como resultado, a quaresma  é um bom momento para nos voltarmos a Deus. Pois, Cristo veio até nós, passou pelo deserto, sofreu e morreu em um madeiro para nos dar a vida eterna, nos levar de volta para Deus. Após entender, que somos de fato pecadores, mas que Deus enviou seu Filho para morrer por nossos pecados e que essa dívida está paga, agora  somos novas criaturas, então podemos celebrar a ressurreição na Páscoa.

Arrependimento genuíno

Em síntese, o período da Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, pois biblicamente falando, as cinzas são símbolos de arrependimento. Veja a confissão que Abraão disse em Gênesis 18:27: “Eu sou apenas pó e cinzas”. Jó também lamenta sua situação e diz em Jó 42:6: “Por isso me desprezo e me arrependo no pó e na cinza”. Vemos também o rei de Nínive usando cinzas em sinal de arrependimento quando soube da palavra que Deus disse por meio de Jonas: “A notícia também chegou ao rei de Nínive; ele se levantou do trono e, tirando o manto, cobriu-se sobre cinzas” Jonas 3:6.

 Assim,  esse é o momento para que, simbolicamente nos lembremos que somos pó, mortais, frágeis e dependemos de Deus. Esse tempo de 40 dias simboliza o tempo de jejum de Jesus, Moisés e Elias. Por isso a quaresma nos leva a um chamado ao arrependimento. Devemos nos arrepender, jejuar e orar pedindo a Deus por sua graça sobre nossas fraquezas.

Dicas para o período da Quaresma

A bíblia diz: “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,” Atos 3:19.

Portanto, vamos avaliar nossas vidas e mudar nossas atitudes. Sim, pois o arrependimento é uma tristeza por fazer algo contra a vontade de Deus e, automaticamente,   vai gerar  uma tomada de ação, conversão e mudança de caminho.  

  1.     Analise sua vida e tire um tempo maior com Deus nesse período da Quaresma. Peça ao Espírito Santo quais atitudes você precisa de mudança e arrependa-se. Para se adequar aos caminhos de Deus, se faz necessário uma  mudança de vida. 
  2.     Jejue. Quanto tempo faz que nós não jejuamos? Esse é um bom momento para voltarmos a jejuar. Lembre-se, arrependimento te faz ter mudança de atitude por isso, voltar a prática do jejum para fortalecimento espiritual é muito importante. Fazer-se vulnerável diante de Deus para mostrar que necessitamos dele, nos detalhes mais simples de nossas vidas;
  3.     Ore. Sim, parece óbvio, mas precisamos reconhecer nossa necessidade por Ele. A oração também nos ensina a sermos perseverantes em toda situação. Confissões se fazem necessárias também para que assim, sejamos perdoados.

Por fim, lembre-se que Deus tem prazer na misericórdia (Ef 2:4) e é rico em perdoar: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. Isaías 55:7.

Que Deus Pai possa nos ajudar, por meio do Espírito Santo, a compreender toda a obra de Cristo Jesus. E nós sermos convencidos de nossos pecados e nos arrependermos. Para recebermos um novo coração e assim vivermos em novidade de vida, nos santificando. Que Deus possa reavivar a sua obra em nós! Para podermos viver de maneira digna chamado dele, glorificando a Ele.

Sobre o autor

Angela Tartas

Angela Tartas é uma escritora apaixonada pelas escrituras. Dessa paixão, surgiu a vontade de dedicar parte do seu tempo ao estudo da Palavra. Ela foi aluna da nossa escola de teologia e ministério (ETM) e continua sua busca por mais conhecimento sobre o Eterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias