vale da sombra da morte

Salmo 23: o bom pastor – parte 4

A proteção do Pastor

O que significa caminhar pelo vale da sombra da morte? Quem passa por esse vale? Não é o vale em si que nos assusta, mas a sombra do que está adiante dele – são os momentos que antecedem passar por ele

 “Quando eu tiver de andar pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; tua vara e teu cajado me tranquilizam.” Salmos 23:4

Não foi prometido ao cristão uma vida sem vales. Jesus não disse que ele seria o pastor que nos tiraria do vale, mas seria o pastor que andaria conosco pelo vale. Uma promessa eterna de que em meio aos vales, nós não estaríamos a sós.

A morte é o último dos vales que vamos passar na vida, mas existem muitos outros vales, como depressão, fraqueza, doença, desemprego. 

Davi disse que ‘quando eu caminhar, experimentar desse vale’, o meu senhor estará comigo e me acompanhará por meio do vale em meio às trevas; 

Deus está tanto na luz, quanto está no meio das trevas. O nosso Senhor é Deus da luz, como das nuvens espessas (Ex 20.19).

Existe uma concepção de que há uma guerra entre trevas e luz, como se houvesse algo que é páreo de guerrear com nosso Senhor, de forma que induz o crente a acreditar que o Senhor não é o próprio Criador, o Senhor sobre as trevas. Ou seja, Deus habita na luz que Ele é, Ele é o Senhor da luz e Ele é o Senhor em meio a escuridão 

Ele está nos vales 

Deus deixou Jesus sozinho na cruz para que eu e você não precisasse ficar sozinho no vale da sombra e da morte.

Então, mais importante do que estar no vale da sombra da morte é quem faz o convite para adentrar nesse vale e nos espera do outro lado.

Quando Jesus encara o vale da sombra e da morte, Ele fica aterrorizado. Porém, Ele sabia quem era o seu pastor. Ele não quis sua própria vontade de livrar-se da dor, mas quis a vontade do Pai. 

A ideia de que o nosso Deus não estaria conosco em meio ao vale, tornaria Ele frágil e incapaz. Mas Ele permanece conosco perto. 

Por fim, Ele ainda promete que a sua vara e o seu cajado nos dão conforto, consolo e proteção. 

Continua a acompanhar a série de Salmos aqui.

Sobre o autor

Vinicius Sousa

2 respostas

  1. Parabens Pastor vini,buscar conprender o senhorio do senhor sobre nossa vida e algo que nos motiva e nos desafia,mas ao mesmo tempo nos traz uma certeza e conprenssao de que o bom pastor esta nos mostrando o caminho🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias