Fhop Blog

o salmo 119 é como uma lanterna iluminado o caminho

Salmos 119: Fonte inesgotável de vida

Você sabe qual o maior Salmo da Bíblia? Isso mesmo, é o Salmo 119. Nele, há vários termos diferentes para se referir às Escrituras são eles: Lei, Preceitos; Testemunhos; Estatutos; Decretos; Juízos; Mandamentos; Veredas; Caminhos e Palavra e servem  “basicamente” como sinônimos. Quando esse salmo foi escrito só havia o pentateuco. O salmista é enfático em declarar fé e esperança nas Escrituras. E nós podemos aprender com ele. 

Por isso, quero convidar você que lê este blog, a colocar o coração diante do Senhor para que Ele traga revelação do Salmo 119. A Palavra de Deus é poder,  bálsamo para as nossas dores, é uma fonte inesgotável de vida que dá liberdade e cura.

Abençoado são os que se mantém na rota

“Você é abençoado quando se mantém na rota, caminhando firme na estrada revelada pelo Eterno. Você é abençoado quando segue suas orientações, fazendo o melhor possível para encontrá-lo.” Salmos 119.1-2

Todo cristão genuíno deseja fazer a vontade de Deus, tanto nas pequenas como nas grandes coisas. Porém, é possível que nos sintamos confusos e distantes do Senhor e  esquecendo-nos do valor de sua Palavra.

Nos primeiros versículos do Salmo 119, o salmista destaca a felicidade daqueles que se mantêm fiéis, não se desviam do caminho, pois guardam as prescrições do Senhor e o buscam de todo coração. Aliás, o termo coração se repete várias vezes ao longo do capítulo.

Podemos vê-lo escrevendo: “Render-te-ei graça de todo coração…” (v- 7); “de todo coração te busquei…” (v-9); “guardo no coração as tuas palavras…” (v-10), e estes são apenas alguns exemplos, mas encorajo você a destacar e contar quantas vezes esse termo aparece e em quais circunstâncias. Pois, isso revela o DNA do salmista. Ele declara amor pela Lei e um grande desejo de obedecê-la . Além disso, reconhece suas falhas e pecados, declarando confiança e inocência em meio às suas petições.

  “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. Sou peregrino na terra, não escondas de mim os teus mandamentos. Consumida está a minha alma por desejar, incessantemente, os teus juízos.”  Salmos 119.18-20

O salmista ama a lei. Nós podemos dizer o mesmo? Pois, se não amamos a Palavra de Deus, como podemos afirmar que o amamos?

Salmo 119 – fonte inesgotável de vida

“A vida cristã não é uma estufa espiritual nem uma bolha que nos esconde das aflições deste mundo.” Hernandes Dias Lopes

Por maior que sejam as aflições e as angústias enfrentadas pelo salmista, ele reconhece a Palavra como sua fonte de vida. Ele busca na fidelidade do Senhor o cumprimento das promessas e declara: “Vivifica-me no teu caminho.” (v-37); “O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.” (v-50); “Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra. Esmorecem os meus olhos de tanto esperar por tua promessa, enquanto digo: quando me haverás de consolar? Já me assemelho a um odre na fumaça; contudo, não me esqueço dos teus decretos.” 81-83).

Ler esses versículos não enchem o seu coração de esperança? O salmista é tão humano como qualquer um de nós, passamos por aflições e angústias, medo, dor e  dia mal. No entanto, podemos nos lembrar das promessas de Deus. Até perguntar com total liberdade ao Senhor: “Quando Deus? Não aguento mais padecer, não aguento mais esperar.  Porém, volto meus olhos para você e me lembro que és fiel até o fim!”.

Não sei quanto a você, mas eu tenho esperado por promessas do Senhor feitas a tantos anos atrás, talvez quinze ou vinte anos atrás, até mais. Às vezes desanimo, me sinto cansada e sem forças. As aflições tentam me paralisar, roubar a alegria e a minha fé.

E quando a vida for assim tão dura, onde podemos encontrar prazer?

O ladrão da alegria

Na EteD (Escola de Treinamento e Discipulado) da JOCUM*, tínhamos uma peça que apresentávamos nos evangelismos: “O Ladrão da Alegria”. Há um personagem central, vamos dar o nome de Maria. Ela sente grande tristeza e busca por alegria desesperadamente. Ao encontrar outros personagens com suas “alegrias”, Maria pede a alegria emprestada, mas ninguém está disposto a dividir e assim, ela continua infeliz. De repente, surge o ladrão da alegria e rouba a alegria de todo mundo. Maria, continua sem alegria, mas encontra alguém no caminho que pergunta a ela o porquê ela está chorando? Maria conta sua história e descobre que sua nova amiga tem alegria. Essa amiga fala a respeito de Jesus e Maria encontra a verdadeira alegria. Quando o ladrão retorna, não pode mais roubar a alegria de Maria, porque ela está no coração daqueles a quem Jesus habita.

Independentemente do que o salmista enfrenta, o seu prazer está em Deus. Ele não finge não sofrer. Ele não nega suas aflições, mas compreende que existe um lugar onde suas forças são recompostas e seu coração se mantém firme: na Palavra!

Quando ele olha para a lei do Senhor suas forças são renovadas. Você já experimentou essa realidade de prazer em Deus apesar das aflições? Nenhum ladrão pode roubar a paz que encontramos em Cristo Jesus e a segurança do seu amor por nós.

“Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia.” Salmos 119:92

Conclusão – Volto os meus passos para Deus

“Não podemos guardar ao mesmo tempo o pecado e a Palavra em nosso coração.” Hernandes Dias Lopes

Precisamos reconhecer nossas falhas e pecados, confessá-los a Jesus e voltar o nosso coração ao Senhor. Reconhecer que Ele é a Palavra da verdade e que nada podemos fazer sem ele. Que possamos orar como o profeta, pedindo que o Senhor troque o coração de pedra por um coração de carne totalmente sensível a ele. Considerar o nosso caminho e voltar para Deus é parte imprescindível do processo como diz no Salmo 119.59: “Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos.” Salmos 119:59

Quais os testemunhos de Deus? Qual é sua vontade para nós? Quais são suas promessas? Há um porto seguro, um caminho plano e Deus quer nos fazer andar por ele apesar de qualquer tempestade que a vida nos faça passar. 

Lembre-se: Mantenha-se na rota, beba da fonte inesgotável de vida, não deixe o ladrão da alegria roubar a sua paz. Ame a palavra de Deus e viva o Salmo 1. Sim! Seja como uma árvore frutífera, plantada junto a corrente de águas que no devido tempo dê o seu fruto. Para isso, ame a Palavra de Deus, leia-a e deixe que ela te leia.

 

Leia mais sobre os salmos.

*Jocum (Jovens Com Uma Missão)

Sobre o autor

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

Este post tem um comentário

  1. Nany carina

    Que lindo meu coração trasnboda de alegria pode ter a oportunidade de lê essa mensagem maravilhosa obrigado agradeço a Deus 🙏 com todo meu coração 🥹🥲 por sua vida Nayla que Deus continue abençoando é espirando sua vida para abençoa nossas vidas tenho muito desejo de fazer um curso de teologia mas não tenho condições financeiras pra saber mais dás escrituras dá palavra do nosso Deus 🙏 vou ficar por aqui Deus abençoe sua vida sempre 🙏💞

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho