permanecer na Palavra

Série de Colossenses: Permanecer na Palavra

O desânimo na caminhada cristã pode acontecer quando não estamos bem ancorados e enraizados na Palavra. Esses momentos exigem de nós raízes fortes, cuja persistência e coragem foram cultivadas anteriormente no secreto. Nesses períodos desejamos respostas imediatas, que apesar de parecerem nossas maiores necessidades, elas nunca chegam.

A verdade é que muitas vezes vivemos uma vida espiritual de eventos que é aquecida de vez em quando. Colossenses nos ensinará a importância de cultivarmos as pequenas porções diárias de uma vida de bastidores, por ser moldado pela sabedoria bíblica e fala sobre as raízes do nosso coração.

Enraizados e edificados nele

O problema de não estarmos enraizados em Cristo é sermos levados por qualquer vento de doutrina. Sem saber o porquê cremos com o coração no que dizemos crer com o intelecto. Não estamos aptos a conhecer a razão da nossa fé diante das outras propostas deste mundo, porque o coração está inclinado a outros lugares que não em Cristo. 

Assim, estar sem raízes é semelhante a não criar anticorpos capazes de proteger o corpo e dar discernimento para ele reconhecer aquilo que é bom ou ruim. Quando alguém se converte a Cristo, essa pessoa está sem anticorpos para reconhecer o que provém de Deus e o que não provém, porque ela está aprendendo a edificar o seu coração na Palavra. 

Por mais que os desejos possam ainda estar confusos no começo da conversão, à medida em que a Palavra é ministrada pela fé e pelo conhecimento de Cristo, o coração é edificado porque encontra repouso em seu novo Mestre.

É com Cristo que precisamos aprender a cultivar um relacionamento de Mestre e aprendiz, amigo e servo. Aprender a nos relacionarmos com Cristo ao longo de nossa vida, sendo santificados em nossa maneira de viver e de enxergar o mundo. 

Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Colossenses 2:6,7

Uma vida de sabedoria

Muitos acreditam que uma vida de sabedoria é uma pessoa com muitas informações acumuladas. Porém, esta é a visão moderna de inteligência. Para a sabedoria israelita antiga, o que importa é praticarmos aquilo que aprendemos. Mas, ainda não apenas isto.

A visão bíblica para uma vida de sabedoria necessariamente precisa reconhecer Jesus Cristo como a própria sabedoria encarnada. Cristo é o verbo, o logos, a verdade revelada, o dono de toda a existência, o conhecimento e toda a ciência veio dele, do próprio Deus.

Uma vida de sabedoria implica estarmos diante do Senhor e Criador deste universo. Não é sem razão que em Provérbios somos convidados a viver uma vida de sabedoria temendo ao Senhor.

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo. Ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Colossenses 3:16

Sendo assim,  Cristo é o único Mestre das nossas vidas e precisamos deixar que suas palavras falem conosco e habitem em nós. Por meio de uma rotina que valoriza a Palavra de Deus. Algumas disciplinas espirituais são muito preciosas para educar os nossos sentidos. De modo a enraizarem sua Palavra em nosso coração e mente de forma particular e comunitária. 

Conclusão

As lutas são inevitáveis. Mas existem lutas em que somos mais provados e a nossa fé precisa estar mais fortalecida. Isso não ocorre por sensações eventuais e isoladas da visitação da presença de Deus.  Mas de uma constante edificação do coração e uma busca por saber viver de forma a glorificar o Senhor. 

A mente precisa ser renovada e o espírito fortalecido de modo que a palavra de Cristo habite ricamente em nossos corações. Nos ensinando como saber viver bem para encontrarmos plenitude em sua presença ao longo do dia.

Sobre o autor

Miriã Oliveira

Miriã Oliveira é advogada e já foi missionária intercessora em tempo integral atuando também no departamento de ensino na casa de oração Fhop. Hoje é seminarista e fundou o Cristãos Urbanos buscando fortalecer todos aqueles que desejam serem convictos e fortalecidos na fé em Cristo e a não se corromperem diante da cultura.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias