Fhop Blog

Um batismo de fogo, um batismo do Espírito

Eu, em verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Mateus 3:11

    Algumas interpretações deste versículo, principalmente por conta da passagem de Mateus 12, trazem a ideia isolada sobre a soberania de Jesus no sentido de  retratar o batismo de fogo como algo voltado para manifestar o poder de julgar do Senhor.

Eu realmente não creio que fora isso o que João Batista quis nos dizer. Acredito que ele estava mencionando sim a soberania de Cristo, mas também estava apresentando a possibilidade de sermos totalmente tomados pelo Espírito Santo: Aquele que viria revelar o testemunho de Jesus para todos nós.

O Batismo do Espírito é algo totalmente visível, não se restringe a manifestação de línguas estranhas, mas de uma transformação poderosa, que promove não somente uma conversão genuína, mas a possibilidade de andarmos e tocarmos o sobrenatural de Deus com poder e graça.

Pense na imagem de uma manhã de Sol, onde a claridade invade a janela de uma casa e passa não somente a trazer luz, mas torna o calor algo totalmente perceptível e intenso. Eu costumo pensar do mesmo modo sobre o batismo do Espírito, é algo que nos ilumina e aquece, nos converte por inteiro ao coração de Cristo e,  assim como o Sol aquece nosso corpo físico, o Espírito esquenta nossos corações e, com nossa permissão pode realmente chegar a nos incendiar, a nos queimar e fazer com que sejamos totalmente movidos pelo sobrenatural.

Eu não estou, de forma alguma, defendendo a ideia de um batismo isolado, que ignora a etapa de arrependimento. Aliás, vejo essa passagem como algo progressivo: Deus quis que o primeiro passo a ser conhecido fosse o batismo de João, o batismo de arrependimento e confissão de fé, posteriormente nos trouxe o batismo de Jesus, a presença do Espírito Santo que deseja que nossas vidas se movam pelo Seu próprio controle. Na verdade o Batismo de fogo do Espírito só virá quando estivermos banhados pelas águas de arrependimento!

Tenho expectativa de que estão chegando dias em que esse encontro com o  Espírito Santo será uma necessidade para nós e não mais apenas uma possibilidade distante e intocável. Tenho pensado como será maravilhoso que dediquemos ao Senhor ofertas que realmente sejam dignas de ser queimadas com fogo, atraindo o Seu poder.

O batismo do Espírito é algo tão poderoso, justamente porque não pode ser egoísta. O batismo genuíno é aquele que não se resume a  nós mesmos!

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias… Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra… Atos 1:5 e 8.

A tradução original da palavra testemunhas, na realidade vem do grego martus e quer dizer mártire, ou seja, o batismo do Espírito e o batismo de fogo são elementos que nos enchem de poder não somente para edificação pessoal, mas para a pregação do evangelho, para testemunhar aquilo que temos visto e ouvido e dedicar nossas vidas por completo, ainda que isso signifique morte. Nos capacitam para a proclamação da verdade, assim como aconteceu com os apóstolos após receber a promessa do Senhor. Eles se tornaram mártires pela verdade, testemunhas vivas de Cristo!

Eu quero te convidar nestes dias a clamar pelo Espírito, pelo batismo de fogo que é uma promessa para todos nós que realmente desejamos ver o Reino ser estabelecido na terra.

  Quero te convidar a tratar o batismo do Espírito como uma necessidade urgente e não somente como uma possibilidade.

Que possamos receber uma porção de fé, arrependimento e expectativa que atraia o fogo do céu como algo que nos tomará por completo!

Sobre o autor

Julia Carniel

Nascida no Rio Grande do Sul, Júlia é missionária intercessora em tempo integral na Florianópolis House of Prayer. Tem perseguido o conhecimento de Jesus a partir das escrituras e do lugar de oração. Acredita que verá essa geração ser impactada pelo amor de Jesus e deseja que Sua beleza seja revelada para todos os povos e nações.

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho