Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. Apocalipse 4:11

Há uma canção sendo entoada desde a eternidade diante do trono de Deus. Anjos, anciãos, seres viventes e todas as criaturas celestiais levantam suas vozes em reverência ao Deus não criado – o grande Eu Sou. E quão maravilhoso é saber que a nossa voz fraca pode se juntar a esse coro infindável! Isso mesmo, esse não é um mero convite… É uma santa convocação, pois fomos criados para declarar dia e noite que Ele é digno e santo. E fazer isso não apenas com os nossos lábios, mas com todo nosso entendimento.

Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável. Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas. Salmos 145:3,4

Deus é digno 

Toda história da humanidade revela o desejo por algo que transcenda a materialidade e nos mostre que há um propósito maior para a existência. Buscamos algo que seja realmente valioso, digno de ser perseguido durante toda a vida. É somente quando nossos olhos encontram a beleza do Senhor que descobrimos o único tesouro capaz de preencher o nosso coração. Ele é mais desejável do que qualquer riqueza terrena.

Tudo em torno Dele

Deus não apenas merece toda glória, mas exige toda glória. Ele não precisa ser afirmado por nós, muito menos está carente de nosso louvor, mas como nosso Criador, nos conhece e sabe o propósito para o qual nós fomos formados. Quando não damos glória a Deus estamos indo contra a nossa própria natureza e, como consequência, elegendo ídolos de acordo com os desejos da nossa carne.

A centralidade de Deus desafia a nossa visão de mundo egocêntrica. Estamos acostumados a ouvir discursos antropocêntricos sobre o motivo do Senhor nos resgatar, mas a grande verdade é o motivo primário de todo o plano de Deus: a sua própria glória. Ele não é adaptável à nossa realidade, nós é que habitamos e pertencemos à realidade Dele. Nada do que fazemos está fora do seu domínio e absolutamente tudo gira em torno Dele.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. Romanos 1:20

Tudo o que aquilo que admiramos e valorizamos no caráter de alguém, todos os traços de bondade, retidão e altruísmo, estão dispostos plenamente em Deus. Ele é a própria fonte de onde fluem todas as boas dádivas. Glorificar o Seu nome não significa torná-lo glorioso, significa reconhecer quem Ele é. Quando louvamos, o Espírito Santo ilumina os nossos olhos para conhecer a Deus, é como se posicionássemos o nosso coração como um telescópio e déssemos um zoom na beleza de Deus. É nesse momento em que nos damos conta do quão pequenos nós somos diante da majestade e da grandeza Dele.

Buscando a Deus

À medida que nós buscamos a Deus e o conhecemos, nosso entendimento é aprofundado e nossas emoções são afetadas. O ato invisível de experimentar a Deus com o nosso intelecto e as nossas afeições, precisa ser revelado de forma visível através da nossa adoração. É isso que faz os seres viventes e os anciãos ao olharem para o Cordeiro, eles contemplam Beleza e respondem prostrando-se a Ele.

“O canto cristão é o uso musical da voz para expressar verdades de acordo com a Palavra de Deus e sentimentos de acordo com a Sua dignidade.” John Piper

Se você acha que maturidade é não ser movido pela presença de Deus, observe esses seres que desde a eternidade tem os seus olhos postos Nele e mesmo assim não se cansam de admirar a sua glória em espanto. Eles não fazem isso para manter uma tradição celestial ou para bajular Aquele que está no trono, eles tremem e se ajoelham vez após vez em reconhecimento de quem Ele é. Não há ser nenhum nos céus ou na terra que permaneça neutro a quem Ele é. Se Ele faz derreter os montes com sua presença, o que seu sussurro não fará com alguém frágil e pequeno como eu?

Pois então que dia e noite, suba a Deus nossa adoração, aquele que é digno de tudo. Tudo vem Dele, tudo existe por meio Dele, tudo é para Ele.

A Ele pois seja a glória, para todo sempre, amém.

 

Deixe uma resposta

×

Carrinho