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O som da casa de oração: Qual a importância de cantar a Palavra? 

Louvor e Adoração

Quando nos referimos a um contexto eclesiástico em nos reunir com os santos e cantar as verdades a respeito de quem Deus é, isso é muito importante, porque necessitamos cantar a partir de um lugar de entendimento de quem Deus é. 

Qual a importância de cantar a Palavra?

Não são apenas as nossas emoções ou simplesmente fazer arte. Por mais que a arte seja válida, Deus aprecia a arte, Ele faz arte e nos deu criatividade. Mas, é diferente quando nos reunimos como igreja para cantar para Ele a respeito de quem Ele é. Precisa ser a partir de um lugar da revelação da Palavra, pois podemos cair na tentação de cantar as nossas emoções e impressões sobre quem o Senhor é. 

Tudo começa no lugar secreto 

Ao compormos uma canção, uma letra e melodia, não é somente na técnica musical que devemos nos apegar. 

Tudo começa na busca pelo Senhor no lugar secreto. E de repente, aquilo que recebemos no lugar secreto, o Senhor nos dá inspiração para traduzir através de canções. 

Quando ninguém está olhando, em nosso quarto, nos alimentamos das Escrituras. E essas canções, que carregam as verdades da Palavra, surgem e tem o real poder de alcançar os corações. 

Então, quando cantamos, não estamos colocando nossa subjetividade no centro, mas tentamos focar nas verdades da Palavra. 

Escrevemos letras a partir desse entendimento bíblico. 

O canto congregacional 

Quando estamos reunidos como corpo de Cristo em torno da palavra, independente se tivemos um dia bom ou mal, se estamos seguros ou com muitas dúvidas no coração, a Palavra de Deus é o que nos trará para o centro da vontade Dele novamente.  

Nós alinhamos o nosso coração com o coração de Deus. Assim, conectamos nossas emoções com a verdade da Palavra. 

“De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor.” Salmo 45:1 

O que seriam essas boas palavras?

Podemos pensar que essas boas palavras não são só as nossas propriamente. Mas, são aqueles que o próprio Deus coloca dentro de nós. 

No restante do versículo o salmista continua declarando que “a minha língua, que a minha boca seja pena como um habilidoso escritor”. Deus está nos atraindo, levando líderes de adoração e compositores a compor a partir do entendimento das Escrituras. Não apenas histórias pessoais, que também é válido, mas de um lugar de ensino. 

Como disse o apóstolo Paulo: ensine uns aos outros com cânticos, com hinos, então cada canção deve carregar um ensino.

Por isso é importante entender o que Salmo 45 diz; Deus está trazendo essa habilidade para nós. 

Portanto, cabe nos esforçamos e permitir sermos esticados neste lugar de amar a Palavra. Entender que não existe nada mais profundo do que a própria palavra. 

Nós conhecemos Ele, por isso cantamos 

A medida que vamos conhecendo Deus, seus atributos, os seus feitos e planos, fica mais fácil de cantarmos sobre Ele. Quando mergulhamos nas Escrituras vemos o quão bom Ele é, santo, digno, e isso gera em nosso coração confiança  e entendimento. 

Assim, ao cantarmos nos lembramos quem é o nosso Deus para a nossa mente e coração. Quando as situações adversas surgirem, nós lembramos da sua bondade e o do seu caráter soberano. Então, é fundamental conhecermos o nosso Deus e Sua Palavra. São peças básicas para começarmos a compor. 

A nossa geração precisa crescer no amor as Escrituras, só assim nossas canções terão impacto. Não é o nosso nome sendo espalhado, mas a revelação de quem Cristo é, enchendo os corações e a nossa nação. Isso gerará a real transformação.

Você já ouviu a história de Davi, quando ele foi chamado para tocar a harpa enquanto o rei Saul era atormentado por um espírito mau? Davi tocava notas e melodias, e então Saul sentia alívio, e o espírito mau se retirava dele (1 Samuel 16:23). Vemos nessa história que a pessoa indicada para ajudar o rei deveria ser alguém que tocasse bem e que fosse de Deus. Davi era um músico com muita habilidade e ele era ungido pelo Senhor. E parecia entender que a música, através de notas e melodias, pode ser usada para profetizar e libertar. 

“E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios…” 1 Crônicas 25:1

Profetizando por meio de notas e melodias

Portanto, Davi quando se tornou rei, ele trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém e separou homens para o ministério que pudessem profetizar com harpas, címbalos e com saltérios (1 Cr. 25:1). Esses músicos eram chamados para profetizar, e não para entreter, e como músicos, esse é o nosso chamado.

É evidente que profetizar significa trazer uma mensagem da parte de Deus, mas o que isso significa quando a minha mensagem é liberada através de melodias e não de palavras? Como músico, profetizar, é passar através de notas e melodias aquilo que o Senhor está falando ao nosso coração. Aquilo que Ele deseja liberar sobre paz, justiça, alegria. Um músico precisa buscar entender em momentos de intimidade com o Senhor o que Ele está dizendo e transmitir isso através de sons e melodias.

Por exemplo, quando estou com meu instrumento, sinto como se o Senhor soprasse algo sobre mim. Às vezes uma melodia, e muitas vezes uma palavra como: “refrigério”, “estar sensível”, “abrir o coração”, “se humilhe diante do Senhor”, “temor”, “graça”. E eu busco traduzir isso com uma melodia. Muitas vezes sinto algo bem forte do Senhor, como se meu coração queimasse, enquanto tocava algo mais forte, mais intenso, mas também já senti algo como um choro profundo dentro de mim, e eu sabia que deveria tocar de uma forma mais suave e leve. 

Por onde começar?

Primeiramente, você precisa ter domínio da ferramenta que você está usando, no caso, o seu instrumento, dominar é conhecer totalmente algo. Por exemplo, para quem toca guitarra, isso significa que é preciso conhecer toda a região do braço da guitarra, fazer qualquer tipo de acorde para quando o Senhor falar algo ao meu coração, eu não ter que ficar pensando: “Ah, aqui é onde fica o dó, não, é, espera..”. Então, eu preciso estudar ao ponto de poder tocar sem ter que ficar pensando muito, como pilotar no “modo automático”. 

É muito importante e primordial que o músico também saiba ouvir a voz do Senhor. Para isso é preciso ter intimidade com Ele. Enquanto você estiver tocando, o Senhor pode soprar algo ao seu coração, e é preciso discernir o que Ele está querendo dizer, às vezes o profetizar naquele momento pode significar não tocar nada, que é o mais difícil. É preciso entender o ambiente e servir, sabendo que Deus sopra sobre os outros integrantes do time também, e pode ser o momento de outro instrumento liberar algo, e não o seu. É uma jornada até encontrar esse lugar, e para isso deve existir muito tempo com a Bíblia e oração (aprofundando em intimidade com Deus), e também estudando o instrumento, são duas coisas caminhando juntas, é por aí que começa.

“Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.” Salmos 33:3

Começo o texto dizendo que não existe um passo a passo exato sobre como compor uma música. Você pode estar pensando: “O que vem primeiro a letra ou a melodia?” Todo compositor já deve ter ouvido essa pergunta, e nem sempre a resposta será a mesma. Eu mesma já escrevi canções fazendo a melodia para só depois encaixar uma letra. Como também, já escrevi letras e só depois coloquei uma melodia, mas já fiz os dois processos ao mesmo tempo. Porém, independente do processo envolvido, escrever uma música é deixar transbordar em palavras e melodias aquilo que está dentro do seu coração. E, para dirigirmos nossa canção ao Senhor, nosso coração precisa estar cheio de suas boas palavras. E para isso, portanto, há um caminho a ser percorrido.

“Meu coração transborda de boas palavras; consagro ao rei o que compus; minha língua é como a pena de um escritor habilidoso” Salmos 45:1 (S21)

Meditando na Palavra para compor

O rei Davi, um dos maiores compositores da história, era um estudante da beleza de Deus e alguém que tinha o seu prazer na Lei do Senhor. Ele pediu “uma coisa” ao Senhor:

“…que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar o esplendor do Senhor e meditar no seu templo” (Salmos 27:4).

Se você deseja compor canções para o Senhor, considere ser alguém que medita na sua Palavra, que busca conhecer profundamente ao Deus a quem você eleva a sua voz. Seja alguém que coloca como prioridade uma vida no lugar secreto com o Senhor, meditando em sua Palavra, declarando as verdades de quem Ele é. Portanto, Sua palavra, inspirada pelo Espírito, é inspiração suficiente para que as canções mais belas possam nascer.

“As palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, minha rocha e meu redentor” Salmos 19:14

Contemplando as obras do Criador

Já olhou para o céu quando o dia está nascendo, ou quando o sol está se pondo? Ou enquanto estava viajando, na estrada, conseguiu perceber as árvores e a beleza da natureza ao redor? Eu acredito que existe algo naquele calor do entardecer, no silêncio, no cantar dos pássaros que toca nosso coração e nos faz sentir maravilhados diante de tanta perfeição.

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos” Salmos 19:1

As obras do Senhor são perfeitas. Assim, quando as contemplamos estamos diante da grandeza do poder de Deus, aquele que criou tudo que existe. Com o coração cheio da Palavra da verdade, você pode se sentar com seu instrumento e um caderno ao final de um dia, contemplar a natureza, respirar fundo e assim, você prepara um ambiente para que a criatividade te encontre. Anote frases, grave suas melodias, talvez você não tenha uma música pronta ali na hora, mas você estará exercitando isso e desenvolvendo o seu lado criativo. 

Tocando com habilidade

“Cantai-lhe um cântico novo, tocai com habilidade e alegria” Salmos 33:3

Para compor boas canções, é importante desenvolver habilidades musicais. O caminho para isso é se dedicar aos estudos e se aperfeiçoar musicalmente, pois sem dúvida, o Senhor é digno de que façamos tudo que nos foi proposto de todo o coração (Cl. 3:23). Se aprofundar no estudo de teoria musical pode alargar suas fronteiras na música, você poderá se aventurar em ritmos que você não tocava ou cantava antes, aumenta as possibilidades de melodias que você pode criar. Precisamos ser diligentes com o que o Senhor colocou dentro de nós e desenvolver nossos talentos tocando com habilidade e fazendo isso com alegria.

Não tenha medo de começar. Se você deseja compor canções para o Senhor, que falem das verdades sobre quem Ele é comece dando pequenos passos. Estude a Bíblia, escreva o que está no seu coração, escreva sobre quem o Senhor é para você, o que Ele fez na sua vida. Pare para contemplar a beleza do Senhor em sua Palavra e em sua criação, e cresça musicalmente também. Seja fiel naquilo que o Senhor tem colocado em suas mãos e que o seu coração transborde de boas palavras a Ele.

O tema da celebração e das festas de casamento é recorrente não apenas nos evangelhos, mas especificamente nas parábolas contadas por Jesus. Em uma delas, Jesus conta uma história a respeito do casamento do filho de um rei, descrito em Mateus 22:1-14, que é muito conhecida como “A parábola do casamento”.

É essencial percebermos sempre o contexto em que cada parábola é contada, pois isso nos auxilia na compreensão da mensagem. Nessa passagem Jesus estava em meio a um diálogo com os sacerdotes e fariseus no templo. No capítulo 21, nesse mesmo contexto, Ele já havia contado outras duas parábolas: a do pai que tinha dois filhos e a do proprietário de terras que plantou uma vinha (Mateus 21:28-46). Os líderes religiosos ouvindo a explicação de Jesus acerca dessas parábolas já haviam entendido que falava deles e a essa altura já buscavam prendê-Lo (Mateus 21:46), ofendidos por Seus ensinamentos. Ler, em conjunto, os capítulos 21 e 22 de Mateus nos ajuda a perceber de forma mais clara e ampla o que Jesus estava ensinando.

Enquanto as multidões o seguiam, os cegos e mancos eram curados, muitos o cercavam e o aclamavam, porém os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei questionavam a sua autoridade. É nesse cenário que Jesus segue falando e apresenta a parábola do Casamento.

A parábola do casamento

Essa narrativa de Jesus fala a respeito da festa que um rei planejou em honra ao filho, por causa do seu casamento. Entretanto, a história nos conta que os convidados se recusaram a participar da celebração. É importante perceber que aqui Jesus fala de casamento em um contexto judaico que é diferente do casamento como conhecemos em nossa cultura. Naquele contexto o casamento acontece em três fases: a promessa (firmado entre os pais dos noivos mediante um contrato), o noivado (promessa pública e troca de presentes entre os noivos, a partir daí o casamento só seria desfeito mediante divórcio) e a festa nupcial (é a celebração do casamento, que poderia acontecer até 1 ano após o noivado, podendo durar vários dias).

A parábola trata do anúncio de que tudo estava pronto para a terceira fase do casamento, a festa começaria em breve. Da parte do rei, tudo estava preparado e não havia empecilhos. Agora imagine recusar-se a comparecer à festa de casamento do príncipe! Um convite de grande honra e um banquete certamente abundante para uma das festas mais
importantes de um reino. É inclusive estranho tentar entender alguém que recusaria um convite para um banquete como esse.

A atitude do rei

O rei certamente teria pleno poder para obrigar os convidados a se fazerem presentes, mas é interessante perceber que nessa parábola, não é assim que o soberano age. O filho do rei recebe honra através da presença daqueles que aceitam o convite. O rei então, envia os servos pelos caminhos e esquinas a convidar e trazer todos aqueles que fossem encontrados, bons e maus, já que os primeiros convidados não eram dignos de participar da festa (Mateus 22:8).

A virada quase irônica da parábola está em que aqueles primeiros convidados que aparentemente honrados foram considerados indignos pelo rei e então são convidados para a festa todos aqueles que estavam pelo caminho. A última parte da parábola conta que em meio aos convidados, o Rei encontra alguém que não estava vestido adequadamente (Mateus 22:12) e ele então é colocado para fora. Com isto acontece algo muito semelhante ao que é relatado sobre as virgens imprudentes na parábola de Mateus 25; por não estarem adequadamente preparados, ambos são impedidos de participar das bodas.

O que a parábola ensina

Jesus já possui glória eterna em seu ser divino junto ao Pai, como criador e sustentador de todas as coisas, por que então o Pai deseja honrar o Filho? Essa é uma celebração para que seja dada honra ao Filho em Sua posição como Salvador. A honra da festa das bodas é celebrada por Sua gloriosa posição no relacionamento e união com Sua Igreja,
como seu Noivo e Redentor. Jesus se oferece ao lugar de Redentor, através da encarnação fazendo-se o Noivo, que se unirá a Sua amada Igreja. Sua encarnação, morte de ressureição são semelhantes à promessa pública do noivado judaico, todos sabem que haverá um casamento. As Bodas do Cordeiro celebram a consumação dessa promessa, o resultado último da obediência do Filho (Filipenses 2:9).

Como não aceitariam um convite de tamanha honra? Como não iriam se alegrar quando o grande Senhor dos senhores encarna como homem e aceita redimir a humanidade da ruína causada pela Queda? Mas a insensatez do coração humano é tamanha que não percebe a honra que lhe foi estendida, para o maior e mais aguardado evento do Reino eterno. Tamanha é a generosidade do convite feito, que nada é exigido dos convidados senão a disposição em comparecer. A festa já está preparada, o banquete já está pronto, o generoso Rei já providenciou cada detalhe.

Segundo Spurgeon:

“Vocês podem e devem vir tal como estão neste momento ao banquete do evangelho; e o único traje de convidado nupcial necessário, nesse caso, é gentilmente e gratuitamente providenciado pelo rei para vocês”.

Um entendimento obscurecido rejeita a bondade do Rei divino distraindo-se com ocupações menores e desprezando o Seu generoso convite. A oportunidade é então estendida àqueles que sequer se imaginariam dignos. A analogia dessa parábola é reafirmada no texto de João 1:11-12 ao dizer que o Filho veio para os que eram seus, mas eles não o receberam, então o convite é estendido a todos quanto o receberam. Pois é desejo do Rei que as Bodas de Seu Filho sejam uma grandiosa festa e que Ele receba a honra de todos aqueles que humildemente aceitam o convite.

A narrativa do casamento do Filho, ou das Bodas do Cordeiro será novamente encontrada, não mais em forma de parábola, mas agora como visão em Apocalipse 19:9 em que João nos lembra “Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro”.

A questão é, será que entendemos o quão importante é o convite que nos foi feito? Daremos atenção ao mensageiro e responderemos ao convite, ou estaremos distraídos, tão absorvidos em nossas próprias rotinas, considerando nossos afazeres tão importantes que menosprezamos a honra que nos foi estendida?

Semelhança com outras parábolas

Existem algumas semelhanças entre a parábola do Casamento e outras que falam desse tema da preparação, especialmente a das Dez Virgens em Mateus 25.1-13. As pessoas não entendem o significado daquilo à que são convidadas a participar, por isso não respondem de forma apropriada e são excluídas. Ainda que haja uma grande distância temporal e cultural entre o contexto no qual Jesus falou e o nosso, e mesmo que a parábola tenha sido originalmente dirigida a líderes judeus, percebemos que a mesma mensagem encontra sentido em nossa realidade. Vivemos em um capítulo da existência humana entre a redenção conquistada na Cruz – a promessa firmada no madeiro de que haverá um casamento – e a consumação aguardada que será completa Naquele Dia, com o retorno do Noivo para as Bodas do Cordeiro.

Conhecemos o convite que nos foi feito, mas enquanto aguardamos nos envolvemos com tantas coisas; perceba o quanto é possível que não entendamos em plenitude o privilégio da mensagem do Evangelho e a grandeza daquilo a que somos convidados. Que sejamos encontrados preparados e com corações aguardando ansiosamente pelo anúncio “tudo já pronto; vinde às bodas” (Mateus 22:4).

Leia mais sobre as parábolas bíblicas clicando aqui.

A função da música no ensino da Igreja

Aquilo que a Igreja crê, muitas vezes, pode ser percebido através das suas canções. É interessante analisar aquilo que é cantado para perceber qual o seu entendimento a respeito de quem Deus é,  e de quem ela é diante Dele e a posição que ela ocupa no Reino. Uma igreja saudável conhece e crê na verdade das Escrituras. E assim, faz sentido que uma igreja saudável cante as Escrituras e transpareça sua esperança em forma de
canções.
Nada substitui a pregação expositiva da Palavra e não devemos diminuir a sua importância. Ainda assim é interessante notar a capacidade que a música tem de permanecer na nossa mente e por muito mais tempo do que as palavras de um sermão, por exemplo.
Quando percebemos essa realidade começamos a entender a importância de não apenas pregar. Mas cantar corretamente a respeito das verdades eternas das Escrituras, já que a música nos é dada também como uma ferramenta para doutrina do povo de Deus.

O aspecto escatológico das parábolas

Enquanto entendemos o tempo em que vivemos, somos lembrados de que a Igreja que espera pelo retorno de Jesus será preparada como uma Noiva e junto com o Espírito clamará pelo Seu retorno.
Com esse entendimento podemos notar o aspecto escatológico das parábolas contadas por Jesus. E então compreender a importância de interpretar corretamente aquilo que Ele desejava ensinar. A maioria das parábolas de Jesus foram contadas aos judeus, utilizando elementos do cotidiano e da cultura judaica nas histórias. Esse recurso não era algo novo ou exclusivo de Jesus, os próprios rabinos também utilizavam parábolas para o ensino.
Esse recurso utilizado pelos rabinos é conhecido como mashal. Seu registro pode ser encontrado na mishná, uma das principais obras que registra de forma escrita a tradição oral da interpretação.
As parábolas de Jesus utilizam a perspectiva e os conhecimentos culturais daqueles que ouviam para o ensino de uma mensagem mais profunda, que deve ser interpretada por quem as ouve. Então, ainda que para nossa perspectiva atual possa parecer algo místico, com muitos significados enigmáticos, a realidade é que apenas é necessário levar em consideração o contexto e o povo a quem essas parábolas foram contadas.
Ao contar a parábola das dez virgens ou das bodas, por exemplo, Ele se utiliza de elementos cotidianos da cultura do casamento para aqueles que lhe ouviam e aponta para si mesmo como o Noivo, como o Redentor escatológico por quem eles aguardavam.
Jesus fala a respeito do Reino e, através dessas pequenas narrativas fictícias, faz um convite à interpretação embora muitas vezes ao final da narrativa Ele esclareça a lição da parábola. De diferentes formas Ele retoma o cumprimento da Promessa aguardada pelos judeus e aponta para Si mesmo como a Esperança pela qual povo de Deus ansiava.

E quanto a nós, hoje?

É fascinante podermos hoje olhar para o conjunto de parábolas e perceber como o próprio Cristo anunciou o Seu reino entre os homens e ensinou sobre aquilo que devemos aguardar. Que belo quadro escatológico é pintado pelo Salvador. Ainda antes de Sua obra redentora na cruz, revelando a verdade eterna e o cumprimento das profecias em Si mesmo.
Entretanto, parece que esse quadro foi enxergado por quem O ouvia, (conforme Mc. 4:12 e Mt. 13:10-15) cumprindo-se neles a profecia de Is. 6:9-10. Mesmo os discípulos frequentemente precisavam que o Mestre lhes ajudasse a compreender.
Através das parábolas, o próprio Rei ensina sobre os valores do Seu Reino, e instrui a respeito de como aguardar pelo Seu Reino. Isso é o que vemos, por exemplo, através da parábola das Dez Virgens, dos talentos e da parábola das Bodas. Jesus fala sobre o Reino como uma realidade presente, já inaugurada com a Sua encarnação. Mas ainda como uma realidade futura, que entendemos que será consumada e estabelecida no Seu retorno, e
pela qual devemos aguardar preparados e vigilantes.

As parábolas ensinam sobre Esperança

Cantamos as parábolas porque elas instruem sobre a Esperança que sustenta os nossos corações.  A chegada do Noivo, o retorno do Rei, a Grande Colheita do Semeador. O encontro no regresso à casa do Pai, o encontro com o Bom Pastor, o julgamento diante do Justo Juiz, a sentença paga pelo nosso Resgatador e Libertador. Essas e tantas outras narrativas revelavam aos judeus a já presente realidade daquilo que seus pais aguardavam. E hoje elas apontam para a nossa esperança, incendeiam o nosso coração em amor por Aquele que prometeu e é fiel para consumar a promessa.
É um privilégio poder ler e buscar compreender a teologia do próprio Cristo a respeito do Reino através das parábolas. Maior privilégio ainda é poder ter essas verdades enraizadas em nossos corações através de canções que gravam, em melodia, a riqueza do conhecimento de Deus.

O alarme do celular despertou. São 8:00 horas da manhã. O som das buzinas e do barulho dos carros na avenida invadem o quarto, que já está bem iluminado pelo reflexo do sol na cortina. Mais um dia comum, levanta da cama, lava o rosto, escova os dentes e esquenta a água para o café. Troca de roupa. Toma um café da manhã. Liga o notebook. Conecta em todos os aplicativos possíveis e começa a trabalhar. Assim são os dias comuns

Não importa se estamos em isolamento social, se estamos com a rotina mais agitada ou mais tranquila, todos nós somos engolidos pelos dias ordinários. Ou melhor, todos nós fazemos e temos atividades comuns que são essenciais para o bom funcionamento do nosso dia. A questão é: como enxergamos esses dias comuns e as tarefas diárias? Podemos encontrar beleza, contentamento, bondade, graça do Senhor e devotar ao Pai tudo o que fazemos como expressão de adoração a Ele? 

Tudo para a Sua glória 

Infelizmente estamos apegados e formatados com a ideia de que só o domingo é sagrado e dedicado a Deus. Quando, na verdade, a maior parte das nossas vidas acontece entre segunda e sábado, os dias ordinários e “seculares” que costumeiramente chamamos. Porém, o Senhor tem chamado a nós, cristãos, a compreendermos o que a Sua Palavra diz: 

“Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” 1 Co 10:31

“Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” Rm 11:36

Por isso, necessitamos ressignificar o que entendemos por dias comuns. Além disso, dedicarmos todas as nossas tarefas, desde as mais simples e comuns, até aquelas que consideramos importantes e complexas, como um ato de adoração e devoção ao Senhor. Como disse a autora Tish H. Warren, em seu livro Liturgia do Ordinário, “esses pedacinhos do nosso dia são profundamente significativos, porque eles são o lugar da nossa adoração. O cerne da nossa formação está na monotonia das nossas rotinas diárias”.

Porém, como entender que o simples ato de cozinhar para mim e minha família pode ser um ato de adoração ao Senhor? Veja bem, escolher os alimentos que serão feitos, dedicar tempo em prepará-los, descascar os legumes, levá-los ao fogo e esperar o tempo de cozimento, é um ato de amor. Além disso, cuidar do nosso bem-estar e o daqueles que amamos, da saúde do nosso corpo, é uma atitude que o Senhor se agrada e estamos obedecendo a Sua Palavra, de amar o nosso próximo servindo-o e cuidando da Sua criação.

A humanidade de Jesus e os dias comuns

Na bíblia não encontramos muitos relatos sobre a infância, adolescência e juventude de Jesus. Sabemos mais detalhes de sua vida a partir do início do seu ministério, quando tinha por volta de 30 anos. Mas, permita-me utilizar a imaginação agora – sem cometer erros bíblicos – e pensar nos dias comuns que Jesus enfrentou: primeiro, Jesus que é todo poderoso e cheio de glória escolhe se humilhar e assumir a forma humana. Aquele que Criou todas as coisas teve que aprender a andar, falar e escrever. Você consegue imaginar isso? 

Jesus com certeza brincou bastante em sua infância, deve ter caído e ralado o joelho, tomou banho e escovou os dentes. Mas, com certeza não da mesma forma que fazemos hoje. Quando acordava, sem dúvidas tinha que pentear os cabelos e arrumar sua cama. E deve ter feito vários favores para sua mãe, ajudou nos afazeres do lar e aprendeu a profissão de seu pai, José.

Jesus também passou pelos dias comuns e simples, e deve ter ensinado a muitos, especialmente a sua família, sobre a beleza da rotina e dos dias ordinários. Jesus não foi poupado da monotonia da rotina, ele foi fiel, constante e manteve sua comunhão diária com o Pai. Vemos a afirmação disso, no início do seu ministério, quando a bíblia nos relata o seu batismo e a marcante declaração do Pai a ele: “Este é o meu Filho amado, que me dá grande alegria”. Mateus 3:16 

O Pai se satisfazia com o Seu Filho, sentia orgulho e ele lhe dava muita alegria. 

Dá-nos hoje o pão para este dia

A famosa oração ensinada por Jesus aos seus discípulos nos dá lições preciosas a respeito de como viver os nossos dias comuns. Leia os versos de Mateus 6: 

“Dá-nos hoje o pão para este dia e perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores” Mateus 6:11-12

Quero chamar a atenção no primeiro verso, sobre pedirmos ao Pai a provisão para este dia que estamos vivendo. Não para buscarmos hoje a provisão de amanhã ou do mês que vem. Mas, hoje o que é para hoje. Dependermos da graça Dele, de encontrar beleza, gratidão e contentamento no Senhor para vivermos cada dia e com o que ele nos deu para vivermos este dia. 

Penso que podemos pensar no pão de cada dia, não sendo somente algo da provisão natural que necessitamos. Podemos entender também, “o pão diário”, como buscar o alimento espiritual, que vivifica nossa alma, mente e coração dia após dia. Cultivar uma vida que ama e estuda a Palavra de Deus, e que se dedica a oração e ao viver em santidade. 

Portanto, o Senhor nos chama a olhar de maneira diferente para os nossos dias comuns. Além disso, de sermos capazes de apreciar a bondade, verdade e beleza e, portanto, entender que todas as nossas tarefas e nossos dias são sagrados e importantes para o Senhor. Saberemos passar por todos os dias com mais sabedoria e contentamento se estivermos profundamente dedicados em cultivar uma vida diária de devoção ao Senhor em tudo que fizermos, se pararmos para nos alimentar do pão da Vida. O seu dia importa para o Senhor e o modo como você o vive também.

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.” (…) Salmo 139:1

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;” Salmo 139: 7-8

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me (…) formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.” Salmo 139:1-2,7-8, 14

Você já parou para refletir nas declarações de Davi contidas no Salmo 139?

Um cântico que expressa quem o Senhor é

Este salmo demonstra que Davi sabia para quem estava prestando culto. E, por diversas vezes, ao lermos esse texto não percebemos a profundidade desses versos e o quanto eles revelam os preciosos atributos de Deus. Mas antes de prosseguirmos, gostaria de perguntar: você sabe o que significam esses atributos?

O Deus triúno possui diversas qualidades e características através das quais Ele escolhe revelar-se a nós. Conforme o teólogo Bavinck, “seus atributos coincidem com o seu ser”. Portanto, os atributos expressam quem Deus é. E Ele não muda. Seus atributos não se alteram e não se perdem com o tempo. 

Ao estudarmos o Salmo 139, podemos conhecer alguns dos atributos de Deus, tais como: onisciência, onipresença e onipotência. E sobre essas três características é que iremos observar aqui. Então, te convido a fazer um breve mergulho comigo para descobrirmos juntos o que o Salmo 139 diz sobre quem Deus é.

Não pretendo esgotar o assunto, mas trazer reflexões iniciais para que, em seu momento de devocional, você se aprofunde nesse texto e transforme esse salmo num diálogo com o Senhor. E a medida que a Palavra encher seu coração e você compreender mais quem o Senhor é, isso gere confiança, cura e liberdade em seu interior. 

Ele conhece tudo

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.” (Salmo 139:1-2) 

A primeira palavra expressa por Davi: “Senhor”,traduzida do hebraico “Yahweh”, significa “aquele que existe”, o único Deus verdadeiro”. Em outras palavras podemos escrever que o salmista expressa nesse primeiro verso que Deus é único e verdadeiro, portanto, aquele que é soberano nos sonda e nos conhece. 

O grande Deus é também “Senhor de perto”. Aquele que esquadrinha nossos corações e que nada está oculto diante Dele. Ele sabe todos os nossos pensamentos, desde os pequenos até os grandes. Como disse o salmista nos versos seguintes: “Antes mesmo de eu falar, Senhor, já sabes tudo o que vou dizer”.

A onisciência do Senhor

Em outro trecho das Escrituras, Isaías 66:18, também confirma que o Senhor vê todas as coisas que fazemos e o que pensamos. Isso significa que nossa natureza é completamente conhecida por Ele. A onisciência do Senhor, seu saber absoluto, nos gera temor. Além disso, nos remete ao fato de que podemos descansar Nele. Podemos confiar que nada está fora do controle, porque Ele está vendo todas as coisas e as intenções dos corações dos homens.

No verso 139:6 ainda diz que “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é sobremodo elevado, não o posso atingir.” Ou seja, diante de poderosas verdades é como se faltassem palavras para o salmista expressar o quão incrível é saber isso. De fato, a mente humana não consegue compreender completamente e precisamos que o Espírito Santo nos revele a profundidade dessa verdade, que os olhos do Senhor estão sobre o nosso coração

Ele é onipresente

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;” Salmos 139:7-8 

Ao lermos essas frases, o salmista declara que não há nenhuma maneira de escapar do olhar do Senhor. Estamos a todo momento diante de Deus e, a partir disso, cabe a nós vivermos um estilo de vida consciente de Sua onipresença. 

Muitas vezes a reação que temos ao pecarmos é a de nos afastarmos do Senhor diante de Sua tamanha grandeza e santidade. Realmente, em nós mesmos não há nada de bom. Por isso, devemos nos voltar ao Senhor. Somente através do sangue de Cristo, através da Sua graça e ao arrependermos é que obtemos perdão do Senhor. É pela graça que somos salvos.  Podemos nos lançar ao amor do Senhor mesmo que estivermos passando por densas escuridões. 

“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus , sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 8:24

Conscientes da Sua onipresença

Viver consciente da onipresença do Senhor enche nosso coração de esperança, coragem e fé, porque podemos ter a plena convicção de que Ele não nos desamparará e que não há escuridão tão grande que a luz Dele não brilhe. Ele é Deus Emanuel. 

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.” Salmos 139:14

O salmista começa este verso louvando e agradecendo ao Senhor por ter sido obra das mãos do criador. A trindade em perfeita comunhão, como um habilidoso artista, planeja e arquiteta toda a criação. Davi louva ao Senhor, porque ele reconhece que tudo o que Deus faz é bom. A sua criação é bela.

Toda a criação é a manifestação do poder de Deus, é isso que Davi também expressa com essas declarações. E por ser obra das mãos do Senhor, toda a criação está submetida a sua autoridade (Romanos 11:36). 

Em outra passagem bíblica podemos observar mais uma vez um homem se deparando com o poder e autoridade do Senhor. Nesse trecho a seguir o Senhor responde a Jó: 

“Onde você estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Diga-me, já que sabe tanto. Quem definiu suas dimensões e estendeu a linha de medir?” (Jo 38:4-5)

Onipotência: como viveremos? 

Diante então da onipotência do Senhor, o salmista não vê outra opção a não ser render louvores ao Senhor. Viver com base na consciência desse atributo de Deus gera, dentre várias coisas, gratidão e humildade, pois Ele nos formou no ventre de nossa mãe e em suas mãos reside o pleno domínio. 

Assim, primeiramente, podemos aprender com as declarações de Davi em salmos 139, que de fato ele sabia quem era Deus, e isso o levava adorá-lo. Além disso, Deus é aquele que detém o saber absoluto e está atento a todos os detalhes do coração humano. Ele é Deus Emanuel, por sua graça podemos desfrutar do seu amor. Por fim, de forma bela e demonstrando seu poder nos criou.

 

Por isso, é importante se perguntar se conhecer a Deus é algo que você tem sentido de urgência? Será que a Bíblia não exagera um pouco nesse ponto? E por fim, será que isso não interfere na sua vida mais do que você imagina?

Esses são os tipos de perguntas que confrontam qualquer cristão. Não importa o cargo que você exerça em sua igreja local, refletir sobre a sua jornada com Deus é um caminho benéfico que o faz rever muitas de suas ações. 

Imagina que o conhecimento que Deus tem a seu respeito não muda o fato de ele te amar e buscar se relacionar com você. A diferença está que ser conhecido por Deus é também saber que ele fala como um amigo sobre aquilo no qual ele se sentiu ofendido,  e o perdoa como alguém muito famoso que abre o coração para deixar você participar de tudo como membro da casa, parafraseando J. Parker em Conhecimento de Deus.

 

O que você deseja quando está buscando conhecer a Deus?

 

Jeremias registra o sentimento de Deus em relação ao seu povo: “O meu povo é tolo, eles não me conhecem. São crianças insensatas que nada compreendem. São hábeis para praticar o mal, mas não sabem fazer o bem.” Jeremias 4:22

A questão aqui não é sobre saber fazer o bem, muito menos sobre fazer o bem sem precisar de Deus. Esse pensamento apenas revela as reais motivações do coração humano, de continuar vivendo autônomo, sem Deus. E também, retrata uma tentativa de justificação própria.

Por outro lado, a questão é que se você está buscando amar a Deus, pois em algum momento você precisará amá-lo mais que a si mesmo. Porque conhecer a Deus é entender que as coisas giram em torno de Deus e não de si próprio.

 

Tenha consciência de seus desejos

 

É fácil nascer esforços quando a sua imagem está em jogo. E muito acontece que as pessoas amam a sua própria imagem, mas vivem como insensatas. Amam sua posição, mas não são aptas a lidar com as consequências de sua ganância. 

É verdade, amar a si próprio é mais fácil. E com isso, amar a Deus de graça é impossível. Não há freios que o parem. O ser humano é como uma locomotiva desgovernada. E é verdade que ele é governado pelos seus desejos. Porém, Deus afirma que são desejos maus.

Amplie a sua compreensão da graça de Deus

 

Já as Escrituras apresentam Deus como aquele que merece toda a glória, e que se importou com a humanidade ao encontrá-la desse jeito. Ela estava devastada por sua própria avareza e falta de freios.

E deste mesmo modo, as Escrituras nos mostram que comparado a Deus, tudo é insignificante. Mas, ele, mesmo assim, continua a dar coisas boas para o seu prazer e gozo, porque ele sabe que você é capaz de honrá-lo com essas coisas.

 

Faça tudo para a glória de Deus

 

Então a vida não precisa ser pesarosa. Pois fazer muitas coisas não melhora a sua imagem diante de Deus. No entanto, conhecer a Deus e ser conhecido por ele, melhora tudo o que você sabe a respeito dele. Deste modo, conhecê-lo é motivo de glorificá-lo, e sim, glorificá-lo passa a ser sua missão de vida.

Saber quem Deus é interfere na sua identidade

 

Deus ama você por pura graça e misericórdia. Ele se inclinou a você para ouvi-lo e para considerar a sua existência. Mesmo que ninguém o conheça, ele o conhece profundamente, e também está ciente de seus desejos maus. Mas a verdade é que ele deseja transformar os seus maus desejos em pensamentos que percebam a graça dele presente em toda parte de sua vida. Se arrepender e buscá-lo de todo coração é a melhor oferta.

Não deixe a vida passar sem perceber o quanto Deus o ama. Não só isso, mas também, o quanto ele é fiel, bom, justo, misericordioso e o quanto nos falta entendê-lo melhor para o amar mais e da melhor forma possível. Pois, disso depende a sua vida, conhecer a Deus e ser conhecido por Ele.

“Deleita-te no Senhor e Ele concederá os desejos do seu coração.” Salmos 37:4. Deleitar e descansar diz muito a respeito do que nós adoramos e amamos. E estamos cientes que vivemos num mundo cheio de prazeres. Temos objetivos, desejamos coisas, afetos e felicidade.

E diante disso tudo, Deus nos chama a sermos seus por meio de Cristo Jesus. Ele nos convence do pecado e do juízo que virá. E agora a nossa fonte de satisfação é Ele, que se faz a recompensa e a herança dos santos, o próprio Cristo é o deleite. Deleitar em Jesus é um convite e uma realidade maravilhosa!

Com isso, não estamos mais diante de um legalismo e regras que nos moldam a sermos irrepreensíveis, mas diante dos nossos corações sendo provados por Deus.

 

Buscar deleitar no Senhor muda as intenções do coração

 

Amar a Deus é se deleitar Nele. E com isso, certamente, uma chave vira em nossas vidas, quando abrimos os nossos olhos para a realidade e centralidade de Jesus.

Mas, também é verdade que Deus não tirou de nós o uso ou abuso das dádivas que Ele nos deu¹. Ele nos proporcionou uma natureza que não descansa em coisas perecíveis. E o que isso quer dizer?

As coisas da terra são dadas por Deus para nosso desfrute, mas ainda assim não são um fim em si mesmas. Elas cooperam para o propósito divino. Elas revelam a glória de Deus. E, é a Deus que devemos entregar todo o nosso amor.

Quando nos deleitamos em Deus, nossos desejos são mudados e alinhados aos dele, e neste caso Deus deseja realizá-los.

 

Deleitar no Senhor é a dádiva mais suprema

 

A caminhada cristã nos oferece deleite e descanso. E Deus sempre escolheu o descanso dos homens. Ele nunca nos cobrou uma performance, mas nos ensinou sobre louvores em espírito e em verdade. Neste sentido, gratidão e satisfação em Deus fluindo de nós é um fim em si mesmo. Pois neste caso, é descanso verdadeiro em Deus.

Desse modo, o descanso tem o papel de centralizar as nossas vidas e inquietações àquele que é nosso Pai. Sendo assim, a vontade de Jesus é alinhar o nosso coração aos propósitos dele, para que tenhamos unidade com Ele e o Pai, como em João 17¹.

 

Temos algo mais excelente que as coisas perecíveis

 

Não desprezamos aquilo que Deus nos deu e aquilo que envolve as nossas escolhas nesta terra. Por outro lado, o intuito da Bíblia é nos mostrar de onde procede o valor supremo que rege todas as coisas.

As outras preocupações de futuro, namoro e carreira fazem parte da nossa vida. Mas elas não devem ser um plano de felicidade. Elas são a gestão daquilo que Deus coloca em nossas mãos.

E no Espírito Santo nós temos a capacidade de amar a Deus plenamente. E permitir que outros provem desse mesmo amor ao estendermos o amor de Cristo ao nosso próximo.

 

A Bíblia nos dá direção de como orar

 

Precisamos fazer as orações de Paulo as nossas, pedir que nosso amor por Jesus seja aumentado (Efésios 3:16-19). E como o salmista, também pedir que a nossa alma se satisfaça no Senhor como quando tem rico banquete (Salmos 63:5).

Pois a verdade que carregamos é que Jesus é precioso. E que nossas vidas em algum momento da história se deparou com a agonia de viver sem tal precioso tesouro. Jesus nos chama a um convite de conhecê-lo e crescer em compreensão de sua graça infinita.

Por isso, o Amado das nossas almas deseja que dediquemos o restante das nossas vidas buscando amá-lo de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o entendimento e de todas as nossas forças (Marcos 12:30). Porque isso vale muito mais a pena do que conquistar o mundo inteiro para si.

 

¹ RIGNEY, Joe. Coisas da Terra. Monergismo, 1ª edição. Brasília, 2017.

Vivemos para Deus. Então por que precisamos viver como igreja? Será que há necessidade de congregarmos em uma igreja local? A verdade é que o significado de congregarmos como igreja é essencial para nossa vida espiritual. 

Chateados com a Igreja local

Entendemos que alguns tiveram experiências negativas com igrejas locais. E isso possa ter afetado o compromisso com a comunidade e até mesmo como cristãos. Muitos se iludem com o que esperavam, e isso é difícil. Muitos também reconhecem que foram aquém com o que poderiam ter oferecido.

É verdade que a igreja, de forma geral, passou por uma fase na história que deu origem à consequências que vivemos hoje em nossa nação. Assumimos a igreja de commodity ou de mercadoria, que provocou uma grande mudança do propósito de nos reunirmos como igreja e até mesmo com o de sermos cristãos. Sofremos uma deturpação, e com isso, um desalinhamento do propósito original. Isso gera consequências até hoje.

Agora, precisamos reverter e voltar às origens. Precisamos das tradições e dos legados dos antepassados que conservaram a adoração ortodoxa e a reverência à palavra de Deus. Pois, eles nutriram a doutrina dos apóstolos em meio à tantas pressões contrárias. E da mesma forma, precisamos rever nossas motivações e nos curvar à essência do por que fazemos o que fazemos, e do motivo pelo qual nos reunimos como igreja.

Não acreditamos que o tradicionalismo seja resposta, mas um gesto de amor nosso para Deus. Pois isso nos leva a orar e amar a palavra dele, e a um amor ao próximo que nos leva a servir. 

Não podemos mais deixar perpetuar essa herança negativa

Desde as indulgências da Idade Média, até as muitas campanhas de libertação dos dias atuais, nos trouxeram a imagem de uma igreja que prega a salvação por obras ou por barganhas. O reflexo disso é o engano desmedido e um antropocentrismo escancarado. Nos curvamos ao silêncio, nos calamos diante dos sistemas de valores deste mundo. E nos juntamos ao lado deles assumindo uma adoração não característica da nossa fé.

Em meio a tudo isso, Deus preservou uma igreja que ora e que adora em espírito e em verdade. Àqueles que perseveraram até o fim, e nisto temos testemunhas fiéis (Hebreus 11). Da mesma forma, não queremos confinar a nossa fé às quatro paredes e nos tornar irrelevantes.

Podemos nos dispor a começar em nós o que Deus deseja fazer em toda a Terra. Temos ao nosso alcance a palavra e o Espírito de Deus que nos nutrem e nos ensinam a sermos igreja. Por isso, precisamos reconhecer que fazemos parte de um corpo. Não estamos sozinhos. E além disso, seremos guiados a nos afastarmos do individualismos e a procurarmos o entendimento da palavra para nos fortalecer mutuamente.

Reunidos como igreja

Quando nos reunimos como igreja conservamos as tradições. Somos alinhados e refinados na mesma palavra edificadora. Pois onde os cristãos estão, eles se unem para adorar. Eles demonstram a graça salvadora e redentora em ação de graças, e clamam pela volta do seu noivo.

Eles amam e ajudam os que estão iniciando na fé e também exortam uns aos outros. Além de alimentarem a consciência de que vivem para a audiência de um, não se considerando superiores a ninguém. E assim, eles vivem em unidade preservando a mesma mentalidade, o mesmo propósito. Assim, temos a consciência de que estamos diante do nosso Pai, praticando o evangelho da graça, perdoando uns aos outros da mesma forma como foram alcançados e perdoados por Cristo.

Quem somos nós neste mundo

Deus nos fez filhos além de nos tornar herdeiros do próprio Deus e da redenção do mundo. Ele também nos fez uma única noiva de Cristo. E o Novo Testamento nos mostra também que somos corpo deste mesmo Cristo. Com isso, não devemos visar ser superiores dentro deste corpo, porque até mesmo aquele que é o cabeça se humilhou. Ele nos ensinou a servir e mostrou o verdadeiro significado de se doar sem reservas.

E da mesma forma, não devemos nos considerar superiores àqueles que não creem em Cristo, porque na verdade somos agraciados. Fomos presenteados com o dom da fé, elegidos para uma nova vida. Mas somos semelhantes pecadores. E diante de tal presente nutrimos a esperança da eternidade, em que provaremos da obra completa de redenção.

Nos reunimos para a glória de um, e vivemos pelo mesmo motivo. Somos igreja, porque fomos enxertados, agraciados e presenteados com o mesmo dom da fé. E quem é presenteado dessa forma ganhou a vida e a eternidade. Assim, entendemos que a igreja não é um hospital, mas o aroma suave, a herança de Cristo e a noiva restaurada, que aguarda o grande dia do casamento celestial.