Nós temos a mente de Cristo

Estamos em mais uma semana do nosso estudo sobre como virar o mundo de cabeça para baixo. E hoje, vamos falar um pouco sobre mudança de mentalidade.  A Palavra nos assegura que não devemos viver com uma mentalidade escrava, afinal de contas, como bem afirma o Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 2:16 parte b do versículo “nós temos a mente de Cristo”. 

Mas o que de fato o que é ter a mente de Cristo?

Temos que ter a consciência de que não somos mais as mesmas criaturas, Cristo passou a habitar em nós por meio do seu Espírito e por Ele fomos regenerados. Logo, nossa capacidade de discernimento mudou, o que antes para nós era incompreensível, pois a mente natural não pode compreender ou discernir o que é espiritual, agora passa a ser revelado. 

Sendo assim, o cristão com a mente de Cristo recebe revelação dos pensamentos de Deus por meio das Escrituras, e mediante isso, a nossa mudança de mentalidade tende a ditar a forma como devemos viver e pensar.

COMO DEVEMOS VIVER

Se Cristo habita em nós, nosso padrão de vida tem que mudar. Não devemos andar de acordo com o curso deste mundo, nem com as expectativas de um sistema caído.

Pelo contrário, o cristão regenerado passa a ter Cristo como seu padrão de comportamento e atitudes. Jesus deve ser nosso modelo de conduta, e dessa forma, precisamos viver como seus imitadores.

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:1,2

Imitar a Cristo é virar o mundo de cabeça para baixo! O Reino de Jesus é o oposto do que os reinos deste mundo praticam, onde aquele que almeja ser grande deve  servir a outros da mesma maneira que Jesus serviu (Mt 20: 26-28). 

Onde os inimigos não são odiados, pelo contrário, devem ser amados e abençoados (Lc 6:28).

Essa é mentalidade que Cristo tinha um reino onde até mesmo os gentios poderiam se assentar à mesa!

Além do mais, Paulo nos exorta quanto ao padrão de vida que se deve ser vivido:

Falava mentira? Agora fale com a verdade (Ef 4:25).

Furtava? Agora trabalhe fazendo com as próprias mãos o que é bom (Ef 4:28).

Maldizia? Agora fale somente palavras para edificação (Ef 4:29).

Sejam uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando uns aos outros como Cristo perdoou (Ef 4:32). 

O QUE DEVE OCUPAR NOSSA MENTE?

Nossa forma de pensar deve estar ocupada pela mesma forma de pensar de Cristo. Em Filipenses 4:8 vemos Paulo explicando que tipo de pensamento deve permear as nossas mentes:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”  (Filipenses 4:8)

Nossas ações são afetadas pelas coisas que habitam em nossos pensamentos. Paulo adverte seus leitores para se concentrarem nas coisas que resultarão na vida correta e na paz de Deus, nossos pensamentos devem estar focados nas coisas do alto (Cl 3:1-3).

Em suma, pensar conforme o mundo nos levará inevitavelmente ao pecado, aos desejos de morte que estão espalhados em um sistema caído que odeia a Deus.

Ao contrário disso, devemos elevar os nossos pensamentos em contraste com o pensamento disseminado pela cultura que nos rodeia.

“E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo, Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus.”  (Efésios 4:17-21)

RENOVAÇÃO DA MENTE

Virar o mundo de cabeça para baixo, é ter uma mente que não se conforma com o que se vive neste século, mas que se renova e se transforma e segue os padrões celestiais ao invés dos padrões mundanos.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Quando o pensamento é renovado pelo Espírito Santo, toda disposição da mente muda do terrível negativismo da mente carnal, para o pensamento positivo da mente espiritual, que agora passa a entender o Reino de ponta cabeça inaugurado na cruz.

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:22-24)

Portanto, devemos pensar como criaturas lavadas, mantendo nossas expectativas em Cristo e não em nós mesmos. Nossa mentalidade deve estar amoldada aos padrões celestiais, e essa mudança de mentalidade se refere a viver uma vida santa, conforme o que diz a bíblia que é a nossa regra de fé e prática.

Por fim, olhemos para Cristo, aquele que dita e muda a nossa forma de viver!

Sobre o autor

thaisneves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias