Prontos para mudar o mundo?

Há quem diga que somos uma geração pronta para “mudar o mundo”. Somos otimistas, habilidosos, comunicativos, questionadores, carregamos fortes valores morais. Mas, por outro lado, também somos uma geração extremamente ansiosa, egocêntrica, imediatista e impaciente. 

Acredito que nossa geração tem muito a aprender com um grupo de pessoas que a Bíblia elogia: Os Bereianos

OS BEREIANOS

A Bíblia relata em Atos 17, sobre um grupo de pessoas, um povo que habitava na Macedônia, na cidade de Beréia que receberam a visita de Paulo e esse povo carregava características que se destacaram na Bíblia.

Os Bereianos eram conhecidos pela forma que recebiam com avidez a palavra de Deus, e ao ouvirem examinavam para ver se aquilo que ouviram estava de acordo com as Escrituras e além disso, eram chamado de um povo de caráter nobre.

Esse capítulo não só ressalta as características do Bereianos como faz um contraste com o povo que habitava em Tessalônica e em Atenas. Deveria ser natural para o povo Judeu receber a palavra, defender a mensagem que contia promessas, mais isso não aconteceu com o pessoal de Tessalônica.

“Os bereianos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” Atos 17: 11

Após passar em Tessalônica e Beréia, Paulo segue para Atenas e a Bíblia fala que ele ficou profundamente indignado ao perceber que os atenienses não se preocupavam com outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades e construírem para si mais um ídolo. 

Enquanto isso, os bereianos não eram ávidos para ouvir os apóstolos por causa de uma mera curiosidade ou para estímulo ou entretenimento intelectual. Eles não estavam simplesmente abertos para qualquer nova teoria ou doutrina que pedisse sua atenção. Antes, eles estavam interessados em aprender a verdade e verificar se aquelas coisas eram assim, e não simplesmente em ouvir algo que soasse interessante ou incomum. 

O PROBLEMA DA NOSSA GERAÇÃO

Nossa geração possui inúmeras formas de meio de comunicação e isso de fato é bom. Sim, se constitui em um grande avanço! Por outro lado porém, o excesso de informações rápidas, as pressões do sistema globalizado tem criado uma mentalidade nos jovens de hoje de que tudo precisa acontecer muito rápido. Estamos acelerados e achando que já sabemos de tudo. Quando na verdade estamos só replicando informações, e acostumados com a rapidez para conseguir o que queremos. Nós dificilmente nos sujeitamos a tarefas que exigem de nós esforço e paciência.

POR QUE EXAMINAR?

É importante entendermos que não se trata apenas de características que um povo carregava. A Bíblia está repleta de versículos em que o próprio Jesus nos ordenou que fizemos isso. ”Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”(João 5:39). “Vede, pois, como ouvis” (Lucas 8:18). Examinai, “provai todas as coisas”, “não deis crédito a qualquer espírito.”(1 João 4:1).

Devemos ouvir com o objetivo de aprender a verdade, para que andemos nela. Devemos examinar para encontrar o Cristo revelado nas Escrituras.

E isso requer esforço, paciência. Construir relacionamento com Deus requer tempo, demanda confronto,  exige que nós venhamos administrar o nosso tempo a fim de termos tempo para lermos, meditarmos, buscar orientação. 

Como o escritor A.W. Tozer disse:Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo, muito tempo.” 

UM CONVITE NECESSÁRIO

Os Bereianos não foram elogiados porque eram suspeitos e hostis, mas porque eram ávidos em ouvir e receber a palavra de Deus. Humildes e ensináveis- e nobres, eles sussurram no seu interior “você tem nos trazido um boa mensagem, vejamos juntos a partir das escrituras.”

Diante dessas coisa, realmente acredito que existe um convite de Deus para nossos dias. Precisamos se opor ao imediatismo, impaciência presente em nossos dias. Se faz necessário examinar as pregações que temos ouvidos em nossos cultos e estudá-las na semana, precisamos examinar aquilo que temos visto e ouvidos no Instagram, Youtube, Facebook, antes de torná-las fundamentos para nossa vida cristã. Se atentarmos para isso, aí sim seremos uma geração pronta para “mudar o mundo”.

Escrito por: Jéssica Gotelip – Facilitadora Fhop School

Sobre o autor

Paulo Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias