Fhop Blog

Salmo 1 – Meditar na lei do Senhor para viver frutificando

Um novo ano se iniciou e temos tantos motivos para agradecer a Deus que tem nos sustentado até aqui e assim continuará a fazer. Querido leitor, hoje te convido a meditar em alguns trechos do Salmo de número 1 de nossa bíblia sagrada. Vamos aproveitar esse novo ano e meditar nesse Salmo que nos traz boas perspectivas:

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” Salmos 1:1-3.

Não viva como os zombadores

Antes de mais nada, o salmista começa mostrando o caminho daquele que é feliz e quais coisas  não se deve fazer para seguir esse caminho. Dessa forma, não devemos andar, imitar e nos assentar com pessoas que não amam a lei do Senhor. Pois, observe que em seguida ele vai mostra a estagnação que o pecado nos leva. Sim, você anda ou segue esses ímpios, depois os imita e então se assenta em suas rodas.

Aliás, o salmista está chamando o ímpio também de pecadores e zombadores. Parece que ele está nos mostrando que esse caminho vai te diminuindo, como uma espiral que faz você ficar pior. São formas diferentes de expressar a mesma realidade. Não é apenas uma impiedade mas essa atitude te leva a pecar e a zombar ou escarnecer daquilo que é a verdade.

 Afinal, o que é ser zombador ou escarnecedor? Pedro em sua segunda carta já havia nos dito quem são esses zombadores: “Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões”. 2 Pedro 3:3. Por isso, não viva como os zombadores, pois, eles são pessoas que vivem apenas para si e não servem ao próximo, não tem piedade com o próximo.

 Meditar na lei do Senhor

Em contrapartida, o bem aventurado não age assim, muito pelo contrário. O seu prazer está em meditar na lei do Senhor e ele é comparado a uma árvore, sabe por quê? A árvore é citada aqui, pois uma árvore plantada à beira de águas correntes é sem dúvida uma árvore frutífera e cheia de vida. Veja, tudo que ela precisa, ou seja, a sua fonte é justamente estar plantada no lugar certo, junto as águas. A figura da árvore é muito usada ao contexto da aliança de Deus com seu povo e estar usufruindo os benefícios da aliança.

Isto é, você está plantada no lugar certo, junto à fonte que é Deus e vivendo os benefícios da lei, nela meditando dia e noite. Isso trará vida e você frutificará. E, o que fará com que suas folhas não murchem e que você dê fruto no tempo certo? É justamente o fato de estar plantado junto às águas correntes. O que abastece essa árvore é a meditação na lei do Senhor. Meditar é pensar constantemente. O mesmo sentido do verbo ruminar, trazer sempre a memória.

Meditar na lei do Senhor te faz viver

Talvez, quando nós pensamos em lei, logo pensamos em prisão. Nós não queremos seguir leis ou regras. E se nós observarmos esse Salmo por completo, nós podemos cair no erro do pensamento moderno de que é melhor estar espalhado como o vento ou seja, solto do que enraizado, fixada como uma árvore: “Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva”. Salmos 1:4.

Mas o que o Salmista está dizendo aqui não é sobre algo preso ou solto, até porque sempre estaremos enraizados a algo. A questão é o que está vivo e o que está morto. Perceba que a árvore está viva e dando frutos a palha por outro lado já secou. Meditar na lei do Senhor te faz viver. Ou seja, objetivo da lei é nos levar a amar cada vez mais a Deus e ao próximo. Assim como a árvore que seus frutos servem ao próximo.

Ao contrário dos zombadores que vivem apenas para si mesmo e por isso são secos, sem vida e apenas se assentam em suas próprias vidas e zombam dos outros.

Meditar na lei do Senhor para viver frutificando

Nesse sentido, nós podemos nos apegar a esse Salmo e mudar nossa maneira de agir nesse novo ano. Podemos tomar a palavra de Deus como algo prioritário nesse em nosso caminho a fim de nos trazer vida e nos enraizar ainda mais no amor de Deus. “Como é feliz aquele que se satisfaz na lei do Senhor”. Nós podemos tornar isso verdade em nosso dia a dia  e meditar na lei do Senhor para viver frutificando.

Por fim, que eu e você possamos viver um ano feliz e abençoado sabendo que as recompensas de andar nesse caminho são promessas dadas pelo próprio Deus. Que as nossas vidas possam ser frutíferas e que não venhamos a murchar ou, desanimar a ponto de perder essa satisfação na busca do Senhor. Mas que possamos estar sempre plantados junto às correntes de águas, nessa fonte abundante que é viver para o nosso Deus.

 

 

++ Leia mais uma meditação sobre o livro de Salmos aqui

Sobre o autor

Angela Tartas

Angela Tartas é uma escritora apaixonada pelas escrituras. Dessa paixão, surgiu a vontade de dedicar parte do seu tempo ao estudo da Palavra. Ela foi aluna da nossa escola de teologia e ministério (ETM) e continua sua busca por mais conhecimento sobre o Eterno.

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho