Susanna Wesley, uma mulher incrivel

Susanna Wesley – Uma mulher de oração

Susanna Wesley, quem foi essa mulher e o que ainda hoje ela tem a nos ensinar? 

Primeiramente, precisamos entender que uma mulher tem o poder e graça de conduzir uma casa e uma família. Aliás, a palavra nos fala sobre isso de tantas formas que  se torna claro conforme entendemos o papel da mulher na história e o que Deus espera de nós. 

Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.

Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.

Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Provérbios 31: 26-28 

Neste texto vou compartilhar um pouco sobre uma mulher que através de devoção, disciplina e ensinos da palavra fez com que seu nome se tornasse importante na história. 

Inegavelmente, seus filhos se tornaram homens poderosos em Deus. Certamente, muito disso se deve a uma mulher que entendeu o poder de uma mãe que ensina seus filhos a importância de uma vida diária com Deus. 

Uma mãe que entendeu o que bons exemplos podem fazer na vida de uma criança. Além disso, uma mulher com uma disciplina admirável e única que nos mostrou claramente que não importa quantos filhos venhamos ter ou quão ocupadas estejamos com as nossas tarefas, precisamos prezar ao nosso Deus e a nossa família 

Essa mulher é Susanna Wesley. Ela viu sua casa pegar fogo e um dos seus filhos, no caso John Wesley, ser retirado com vida. Foi uma resposta rápida de oração feita naquele momento de tensão. 

Ela viu alguns de seus filhos morrerem sem nem chegarem à idade adulta e sua família passar por privações e até mesmo perseguições. 

Ainda assim, Susanna continuou crendo e dedicando seus dias a Deus e sua família.

Quem foi Susanna Wesley?

Susanna era filha de um pregador e a vigésima quarta de uma família de 25 filhos. Nasceu na Inglaterra em 20 de Janeiro de 1669, se casou bem jovem com o reverendo Samuel Wesley e com ele teve 19 filhos. Dois deles, foram homens extremamente importantes para a história da propagação do evangelho na Inglaterra, na Europa, nos Estados Unidos e em outras nações. 

Para falar dela, talvez seja mais fácil mencionar o nome de dois de seus filhos. Assim, poderemos entender um pouco do quão importante foi essa mulher na história: John e Charles Wesley, este último também lembrado pelas muitas canções que compôs. 

Seus filhos foram os líderes do movimento metodista, homens importantes quando falamos em vidas dedicadas ao evangelho. Com efeito, ela é chamada carinhosamente de Mãe do Metodismo no mundo. 

Ademais, Susanna Wesley tinha um tempo todos os dias dedicado ao Senhor, educou seus filhos na Palavra e os alfabetizou usando partes da bíblia. Além disso, ela também dedicava um tempo para cada um dos seus filhos individualmente. 

Inegavelmente, quando olhamos para o legado de John e Charles Wesley, iremos encontrar em suas histórias o nome de sua mãe. Porque na maioria das vezes essa mulher soube ser uma mãe que ensinou seus filhos e filhas a ser tementes a Deus. 

Sobretudo, Susanna Wesley entendeu muito cedo que para ter êxito como esposa e mãe, ela necessitava aprender isso através dos seus momentos com Deus. 

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.

Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.

Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal. Salmos 127:3-5

O que podemos aprender com Susanna Wesley?

1- Precisamos ter e priorizar nosso tempo diário com Deus

2- Mães podem e devem ser responsáveis em educar seus filhos nos caminhos do Senhor. 

3- Devemos priorizar a família 

4- Susanna considerou sua família como o seu campo missionário e isso a fez alcançar muitas nações através de seus filhos 

6- A obediência gera frutos eternos

7- Amor e devoção podem resultar em um legado grandioso 

8- Disciplina, ensinada da maneira correta, produzirá uma grande e eterna colheita

9- As dores e provações servem para que possamos ver o poder de Deus agindo em nós e através de nós

10- Independente da sua esfera de influência é possível marcar a história e as vidas ao seu redor

 

Através da vida de  Susanna Wesley que possamos refletir sobre a forma como vivemos, ela é  um exemplo a ser seguido por todos nós. 

Acima de tudo, um exemplo de mulher que orava e ensinava sua família ao ponto de tornar isso um modelo a ser seguido pelo mundo. 

O autor inglês Isaac Taylor diz:

“Susanna Wesley foi a mãe do metodismo no sentido moral e religioso. Sua coragem, sua submissão à autoridade, a firmeza, a independência e o controle de sua mente, o fervor de seus sentimentos devocionais e a direção prática dada a seus filhos brotaram e se repetiram muito visivelmente no caráter e na conduta de seu filho John. Poucas mulheres na história possuíram a sensibilidade espiritual, o vigor e a sabedoria de Susanna Wesley.”

Em conclusão, deixo uma frase de um dos seus filhos: 

“Aprendi mais sobre o cristianismo com minha mãe do que com todos os teólogos da Inglaterra.” – John Wesley 

 

Sobre o autor

Dudi Aline

Dudi é apaixonada pelo mover profético e pelas nações. Ela acredita que, do lugar de oração, qualquer circunstâncias pode ser transformada. Dudi tem doado seus dias para que a realidade dos céus invada a terra e o sobrenatural se torne parte de cada um que está ao seu redor. Nascida no Rio Grande do Sul, Dudi foi missionária por mais de três anos na fhop – Florianópolis House of Prayer. Atualmente, ela vive em missão na Europa, lugar que o Senhor colocou em seu coração há mais de 10 anos.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias