FHOP

Amigos: Valorizando aqueles mais chegados que irmãos

Relacionamento

 

Amigos são importantes, eles são os gigantes que nos ajudam a ir mais alto, nos ajudam a prosseguir quando a jornada está árdua. Amigos são os irmãos que ganhamos durante a vida. Você já agradeceu por aqueles que o Senhor te presenteou? A caminhada da vida é muito difícil, muitas vezes não sabemos nem se conseguiremos suportar as coisas penosas que aparecem, mas são exatamente nesses dias, que encontramos os verdadeiros auxiliares, os amigos leais.

Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. Daquele dia em diante, Saul manteve Davi consigo e não o deixou voltar à casa de seu pai. E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o melhor amigo de Davi. Jônatas tirou o manto que estava vestindo e deu-o a Davi, junto com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão.” – 1 Samuel 18:1-4

Jônatas e Davi, não construíram uma amizade superficial. Nesses dias modernos se tornou corriqueiro relacionamentos que ficam apenas nas aparências, pessoas que se conhecem, que sabem o suficiente sobre a vida um dos outros, mas que não estão ligados profundamente. Quando lemos a história desses dois amigos, vemos que eles não eram amigos só por conveniência, eles realmente levaram a sério a palavra “amizade”.

Eles foram tão comprometidos em caminhar lado a lado, que Jônatas deu a Davi a honra de se tornar aquele que sucederia seu pai. Sim, Jônatas poderia ter sentido inveja de Davi, poderia ter repudiado a vida de seu amigo, achando que perderia sua posição, seu lugar como rei. Mas então vemos o contrário. Vemos Jônatas promovendo o seu amigo, dando a Davi a sua capa, sua espada, mas principalmente seu coração de irmão.

e Jônatas disse a Davi: “Pelo Senhor, o Deus de Israel, prometo que sondarei meu pai, a esta hora, depois de amanhã! Saberei se as suas intenções são boas ou não para com você, e lhe mandarei avisar. E, se meu pai quiser fazer-lhe mal, que o Senhor me castigue com todo rigor, se eu não lhe informar e não deixá-lo ir em segurança. O Senhor esteja com você assim como esteve com meu pai. Se eu continuar vivo, mostre a lealdade do Senhor a mim; mas se eu morrer, jamais deixe de mostrar a sua lealdade para com a minha família, inclusive quando o Senhor eliminar da face da terra todos os inimigos de Davi”. – 1 Samuel 20:12-15

Durante os dias difíceis da vida de Davi, ele encontrou na amizade de Jônatas alívio e segurança, alguém que o ajudou quando estavam tentando matá-lo, um amigo que se mostrou leal. Acredito que nós não estamos sendo perseguidos a ponto de perder a nossa própria vida, mas com certeza temos leões para enfrentar no trabalho, nos relacionamentos, temos dias muito trabalhosos que podem se tornar mais leves com amigos fiéis que nos ajudarão em todo tempo.

Assim Jônatas fez uma aliança com a família de Davi, dizendo: “Que o Senhor chame os inimigos de Davi para prestarem contas”. E Jônatas fez Davi reafirmar seu juramento, por causa de sua amizade por ele, pois ele havia se tornado seu amigo leal.”  – 1 Samuel 20:16,17

Encontre amigos, não viva solitário. Caminhe com pessoas que te auxiliem e que serão torres de segurança, pessoas como Jesus. Amigos que se importarão com seu coração, aqueles que estarão ajudando você em oração. Hoje o Senhor certamente te fará lembrar de amigos como Davi, como Jônatas, e assim que você lembrar desses amigos para toda hora, agradeça ao Senhor e agradeça a eles também. Diga o quanto a amizade deles tem sido grandiosa e boa. Nada muito espiritual, apenas demonstre os seus queridos companheiros de jornada, que eles são presentes que o Senhor te deu como benção.

Escrito por Elohana Negreiros

Vinda das terras gaúchas, Elô é hoje missionária em tempo integral em Florianópolis. Ama as escrituras, e, assim como Davi, deseja contemplar a beleza de Deus e tem experimentado a grandiosidade de viver para a audiência de apenas um. Ela tem colocado todas as suas energias no cultivar de um relacionamento profundo Com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Comentários

comentários

Pin It

» Relacionamento » Amigos: Valorizando aqueles mais chegados...
Em 20 de outubro de 2016
, ,

Commentários desabilitados.

« »