Um novo ano chegou e com ele, uma série de dúvidas e incertezas. É comum que nessa época pessoas se sintam sobrecarregadas, inseguras ou até com medo. Diferentes personagens bíblicos se sentiram assim e temos muito a aprender com eles.

Alguns personagens bíblicos sofreram depressão

Você sabia disso? Temos diferentes exemplos na Bíblia de pessoas que sofreram de dores na alma, nas emoções. Em Salmos 42:11 Davi escreve: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.” Ele fala sobre solidão, medo, angústia. Davi lutou contra a culpa do pecado e também com a tristeza quando perdeu seus filhos (2 Samuel 12:15-23 e 2 Samuel 18:33).

Alguns personagens sentiram até vontade de morrer. Elias se sentiu assim por causa das ameaças de Jezabel (1 Reis 19:4). Jonas é outro personagem que pediu a Deus a morte (Jonas 4:3). Sem falar de Jó! Em Jó 3:11 ele pergunta porque nasceu e demonstrou desejo de ter morrido enquanto ainda estava no ventre de sua mãe. Ele se sentiu dessa forma porque, literalmente, perdeu tudo que tinha.  

Moisés se frustrou quando seu povo pecou. Em meio a sentimentos de raiva, ele clamou a Deus: “Agora, pois, perdoa o seu pecado; senão, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.” Êxodo 32:32

Outro homem que sabemos que lutou com sentimento de solidão e derrota é Jeremias. A Bíblia nos mostra que ele vivia sozinho e foi rejeitado pelas pessoas que amava. Em Jeremias 20:14, exaltado ele diz: “Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz.” No versículo 18, ele continua: “Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha?”

Até mesmo Jesus esteve profundamente angustiado sobre o que ia acontecer em sua vida. Isaías profetizou que Cristo seria “um homem de dores, e experimentado no sofrimento.” Isaías 53:3 

Forças renovadas pelo amor de Jesus

Um novo ano chegou… E você pode não estar exatamente como imaginava! Todos os anos é comum se fazer planos, alimentar sonhos, criar metas. Quando nossas esperanças estão em nós mesmos, ou em um emprego, ou em uma pessoa, ou em uma determinada situação, ou quando objetivos não são alcançados ou algo “fora do comum” acontece, a frustração vem. Algumas situações inesperadas podem acontecer, afinal, pouca coisa está no controle das nossas mãos. Mas só há uma única forma de termos nossa esperança renovada.

Antes de mais nada, é importante saber que assim como Jeremias, Moisés, Elias, Jonas, Jó, Davi, é comum nos sentirmos tristes, deprimidos, inseguros. Mas para sairmos desse lugar e para mantermos a chama da esperança acesa, as nossas esperanças precisam estar exclusivamente em Jesus. Assim, independente do que acontecer, você pode saber que sempre terá em quem confiar.

Ler a Bíblia, compreender o plano de salvação, saber sobre os planos de Jesus para sua vida, caminhar com pessoas de fé, te ajudam a ter uma vida de esperança e alegria. Lembre-se sempre, o amor de Jesus é capaz de curar qualquer dor, enxugar lágrimas e fortalecer para um futuro belo.

Que Deus te abençoe!

 

 

Deixe uma resposta

×
×

Carrinho

Fechar