no deserto há esperança que vem de Deus

A esperança que vem de Deus

Talvez você saiba muito bem o que é sofrimento. Pode ser uma dor na alma que reflete no físico. Muitas vezes é  algo profundamente escondido que você não tem clara compreensão, você pode sentir medo, aflição e ansiedade. Até mesmo com o tempo você até se acostumou com essa dor e esses sentimentos. 

O cristianismo não nos livra das tribulações e dos desafios da vida. A princípio, Jesus mesmo nos avisou que apesar de passarmos por aflições, devemos manter o bom ânimo. Porque Ele venceu o mundo. Quando o Senhor afirmou essas palavras, Ele estava se despedindo dos seus discípulos pois subiria aos céus.

“Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16.33

De igual modo, também somos chamados a vencer com Cristo. Sendo assim, precisamos refletir sobre as marcas da esperança que a Bíblia nos ensina. O que ela pode gerar em nós independente das situações enfrentadas? Precisamos pensar a respeito dessas verdades e ter nossas mentes renovadas pela Palavra de Deus.

O Deus da Esperança

“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” Romanos 15.13

A esperança que vem de Deus não é fruto do nosso desejo de que as coisas terminem bem. Não é uma tentativa de apenas crer que o impossível pode acontecer. Estes são alguns dos aspectos da esperança, mas não a totalidade de seu significado.

A esperança não é fruto do acaso. . Ela é uma expressão da fé e  confiança no caráter de Deus. Ela vem do próprio Deus, que nos dá graça para confiar que Ele  tem cuidado de nós e se mantém fiel ao que pensa e diz a nosso respeito.

Paz no vosso crer

Para os homens que temem ao Senhor, a paz não é a ausência de conflitos. Sendo assim, mesmo em meio a ruídos, barulhos ou guerras, a esperança que vem de Deus nos mantém em perfeita paz interior. . E ela pode ser sentida como  uma brisa suave que tranquiliza a alma, em momentos que o comum seria sentir medo. ou mesmo como aquela sensação de paz que inunda a alma em uma situação onde o natural humano seria ter medo.

Por outro lado, é importante frisar que a esperança não é apenas um sentimento. Ela está relacionada com a fé em crer que  o Homem de Paz, Jesus Cristo, está conosco. E nos conduz com propósito. Deus nunca perde o controle de nenhuma questão. Ele é Soberano sobre tudo o que acontece.  

Uma vez ao orar a respeito dessa paz que é  descrita em Filipenses 4:7, entendi e experimentei literalmente o que a Palavra fala: 

 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4.7

É algo que não consigo explicar em palavras, mas foi uma experiência totalmente palpável. No dia seguinte a essa oração, , meu pai sofreu um acidente de carro terrível e por um milagre escapou com poucos arranhões. Sou muito apegada a minha família e se fosse em outros tempos,  deixaria tudo o que estava fazendo a fim de correr para a casa deles e tentar “controlar” as coisas. Na ocasião, entendi que Deus estava cuidando de tudo e que eu deveria ficar onde estava e apenas confiar.

Gozo é a alegria que vem do Espírito Santo

“Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Neemias 8:10

No capítulo 8 de Neemias, observamos o livro da Lei de Moisés sendo trazido à praça pública a fim de ser lido para o povo. O Governador Neemias, o Escriba Esdras, os levitas e os sacerdotes passaram a ensinar as prescrições de Deus. Isso gerou comoção e choro no meio dos israelitas – “Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei” (Neemias 8.9).

Nesse momento, o povo foi encorajado pelos líderes a serem fortalecidos pela alegria do Senhor. A Palavra nos exorta, ensina e  leva ao arrependimento. Mas, também precisa gerar em nós uma alegria profunda. Jesus morreu pelos nossos pecados e ao terceiro dia ressuscitou e em breve voltará. Essa é a nossa verdadeira Esperança. Um dia Ele voltará e restaurará todas as coisas. É nessa promessa que nosso coração pode descansar e se alegrar.  

Toda Escritura foi dada com o fim de gerar em nós a vida de Deus  e do Filho mediante o Espírito da Verdade que habita no coração dos Filhos de Deus. Tudo foi escrito para nosso ensino e fortalecimento. Pelas Escrituras aprendemos a ter paciência, somos consolados e temos esperança do Espírito arraigada em nosso interior como árvores com raízes profundas.  

“Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” Romanos 15.4

A esperança não gera confusão 

Começamos este texto falando sobre o sofrimento que pode assolar o coração do homem, gerando dúvidas, medos e desesperanças. Porém, Jesus nos encorajou a passarmos por todos os desafios com bom ânimo. Além disso, observamos que a Esperança vem de Deus e, é gerada pelo Espírito Santo. Ela não anda sozinha, mas acompanhada da fé e gera em nós intensa alegria. o crer. 

Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5.5

Então, lembre-se: Jesus quer soprar esperança e trazer consolo ao nosso coração. E os  planos que Ele tem são melhores do que podemos imaginar.  Oremos com convicção e esperança.

Conte-nos: que marcas da esperança tem fluído em sua vida? 

Sobre o autor

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

3 respostas

  1. Muito top a maneira que foi explanado a abordagem sobre esse tema esperança.
    O Espírito santo nos últimos dias tem me levado a refletir sobre esse assunto, em específico no texto que Paulo escreveu aos romanos Capítulo 5. São tantas coisas que nos leva a uma mentalidade de querer parar achando que é o fim, mas quando me apego a essa palavra vejo totalmente diferente, levando a acreditar que dias melhores virão e que tudo como mencionado por Paulo é apenas uma experiência que gera uma esperança do dia melhor. Acredito que grandes histórias são marcados por capítulos com grandes desafios e heróicos, e é assim que crio esperança crendo que a dificuldade faz parte da grande história de superação que Jesus está escrevendo a respeito de seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias