A soberania de Deus é um importante fundamento da fé cristã. Independente dos tempos e dos eventos à nossa volta, é preciso compreender que Deus tem autoridade suprema sobre todos os acontecimentos da história e sobre a sua criação. Nada foge à determinação e propósito do Senhor.

Mas, como essa realidade tem impactado nosso modo de viver? Será que temos compreendido a soberania de Deus de forma profunda e pela perspectiva da Palavra? Ou, temos duvidado do Seu caráter diante do caos que enfrentamos?

Neste devocional, buscaremos algumas referências bíblicas a respeito da soberania de Deus. 

Deus é o supremo criador e o sustentador de tudo

Deus criou o universo e tudo que nossos olhos podem contemplar e Ele é infinitamente mais excelente do que tudo o que fez. Quando observamos a natureza, toda a beleza que há em cada detalhe da criação, ficamos extasiados. Ainda assim, bem sabemos que nenhuma de suas criaturas podem se comparar à Glória que lhe pertence.

“Pois tu, ó Eterno, o Altíssimo sobre todo o universo, de todos os deuses és o mais excelso.” Salmos 97.9

“O Senhor em sua soberania é o supremo criador de tudo e todas as coisas dependem dele para permanecerem. Pois, “Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem.” Colossenses 1.17

Quem é o Seu conselheiro?

“Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem conheceu a mente do Senhor? Quem se tornou seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu alguma coisa, para que Ele lhe recompense?” Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! Amém.” Romanos 11.33-36

Ninguém pode dizer a Deus o que Ele deve ou não fazer. Alguém lhe dará conselhos ou lhe questionará? Tudo foi feito para a sua glória e o seu propósito se cumprirá. Todos os acontecimentos redundarão em louvor ao seu nome, tanto no presente quanto na eternidade. Gosto muito da oração feita pelo rei Nabucodonosor após voltar de sua crise de loucura por seu coração arrogante e orgulhoso. Diz assim:

“Contudo, ao final daqueles dias, eu, Nabucodonosor, ergui os meus olhos aos céus, e percebi que o meu entendimento havia retornado, e então comecei a bendizer Elah, o Altíssimo; louvei e glorifiquei Aquele que vive para sempre! A sua soberania sim, é eterna. O seu reino sim, permanece inabalável de geração em geração! Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como bem lhe apraz com os exércitos dos anjos e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de se opor à sua vontade ou questioná-lo, dizendo: “Explica-te! Por que ages assim?” Daniel 4.34-35

Atributos de Deus

“Ó Senhor, tua é a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade, porque tudo quanto há no céu e na terra a ti pertence. Ó Senhor, o reino é teu, e tu governas soberano sobre tudo e todos!” 1 Crônicas 29.11

Como acabamos de ler em primeiro Crônicas 29.11, existe uma lista de expressões atribuídas a Deus, sobre quem Ele é e como ele age. Com base nesse versículo devemos nos perguntar: Como esses atributos demonstram a supremacia de Deus em nossas vidas? Leia a lista logo abaixo e reflita como estas características do Senhor se manifestam em sua vida cristã:

  • Grandeza
  • Poder
  • Glória
  • Vitória
  • Majestade
  • Reino e Governo soberano

Sendo assim, pensar sobre como a grandeza de Deus, sua glória, Majestade tem coberto nossas vidas nos fará ver os eventos naturais de forma sobrenatural. Saber que Deus governa mesmo sobre o caos e que seu reino é soberano trará paz ao nosso interior e confiança no Deus da nossa salvação.

A soberania de Deus em dias desafiadores

A terra continuamente gira em torno de si e temos as estações: Dias de inverno cinzentos, dias de verão ensolarados, ou pode ser outono, ou primavera. Porém, Deus tem seus propósitos em todas as estações independente das cores e temperaturas que elas formam e de como tudo isso afeta o nosso ser.

A história não está oculta do Senhor e nada foge ao seu controle. Lembro-me de um período com grande dificuldades e lutas familiares. Havia uma frase que minha mãe repetia: “Deus está no controle de tudo! Deus está no controle de tudo!” Isso nos manteve seguras em dias de muito embate espiritual e nos deu esperança para seguir.

Nesta estação há um versículo que tem mantido meu coração aquecido: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.” Salmo 23.6 

Olhar através da soberania de Deus, de que Ele é bom em todo tempo, dá muita alegria para viver e esperança para prosseguir. Além disso, saber que Deus ouve a nossa voz e que a história não foge do seu agir libera graça e fé em nosso coração. Um dos objetivos deste devocional é incentivar você a continuar buscando intensamente aprender sobre os atributos de Deus.

Nos conte, como crer na soberania de Deus te dá confiança para seguir?

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

Deixe uma resposta