Ano novo: paz quanto ao futuro

“Como será este novo ano?” “Como planejar o futuro?” “Quanto economizar?” “Quanto gastar?” “Quando darei início ao meu sonho?”. Todas essas dúvidas sinceras realmente tiram a nossa paz. As preocupações momentâneas nos cercam constantemente e o futuro nem se fala.

O futuro é avassalador quando se quer controlar. Mas a vida é passageira demais para não ter paz. Hoje, todos querem viver os seus sonhos, as distâncias se tornaram menores, tudo se tornou mais possível e “tudo só depende de você”.

Entretanto, aquilo que depende de você é porque Deus o capacitou para exercer tal tarefa. Portanto, faça-a bem feita. Seja responsável e bom mordomo daquilo que o Senhor o confiou.

Mude as suas orações

Antes de tudo, precisamos nos ater a uma certeza maravilhosa e encorajadora. Quão bom e refrigerador é saber que Deus cuida de nós de forma amorosa e pessoal. Ele não falha em nos cuidar. Mas, enquanto nossas orações ao Senhor forem com base naquilo que achamos que é bom e certo, como se tentássemos debater com o Senhor, vamos orar com corações ingratos.

Assim, as nossas orações vão demonstrar muito mais de nós do que a revelação de quem é Deus. Mas, por outro lado, busque fazer orações bíblicas, crendo que Deus é amor, fiel, Pai e provedor. Encha-se da revelação da grandeza de Deus.

Entenda quem é o seu Deus

Quando olhamos para a palavra, vemos que Deus tem um tempo para todas as coisas. Que Ele é dono de tudo, das estações, do dia, da noite, do tempo e de toda a criação. Somos meros coadjuvantes do protagonista da história que é o próprio Jesus.

É verdade que não conseguimos compreender completamente a Deus agora, mas é justamente pelo fato de Ele ser Deus e nós sermos pequenos. Ele nos deu o que tinha de maior, a vida dele. Se Ele é capaz de nos dar o maior, também é capaz de nos dar o menor. Ele cuida de nós. Amplie a sua fé. Busque olhar a vida pela perspectiva bíblica e agradar Aquele a quem você ama, independente do olhar dos homens.

Ele é ajudador (Isaías 41:14). O que não será suficiente no Senhor? Do que a sua alma tem sede? Encontre refrigério no Senhor. Sua alma anseia por propósito? Encontre propósito no Senhor. Tenha Ele como ponto de referência, como o centro de todas as coisas e você enxergará a vida pela perspectiva exata.

No centro da história não está o homem ou as suas necessidades e as suas ambições. Mas está Deus, que criou o homem. E Ele não nos deixa. Podemos clamar sim, com a certeza de que seremos respondidos.

Preocupações são apenas especulações e não a verdade

Embora as incertezas nos assustem, e é normal que na vida nem tudo a gente preveja, dúvidas acontecem. Talvez não consigamos controlar ou mesmo especificar o nosso futuro com clareza. Mas isso não pressupõe fracasso, apenas precisamos de sabedoria para identificar as situações e fé para agir.

Podemos traçar um trajeto do nosso futuro. Podemos descrever alvos. Mas o detentor da verdade e o dono da história sabe como tudo terminará. Por isso, não deixe de planejar, mas confie totalmente em Deus, mesmo quando as coisas não saem como planejado.

Temos o exemplo incrível de Paulo, que não considerou a sua vida de valor algum, se tão somente terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus o confiou, de testemunhar o evangelho da graça de Deus (Atos 20:22). Que possamos descobrir os segredos de, como filhos de Deus, não considerar a nossa vida para nós, mas para Jesus.

Temos um contentamento eterno

Por isso, encontre Deus na sua jornada, se alinhe aos planos dele. E naquilo que Ele o capacitou, permita ser usado da melhor forma possível, conservando-se fiel, para que em tudo Ele seja glorificado. Deposite os seus sonhos naquele que pode ampliar a sua visão, de modo que os seus sonhos, o seu presente e o seu futuro façam parte de algo muito maior que você mesmo.

 

Sobre o autor

Miriã Oliveira

Miriã Oliveira é advogada e já foi missionária intercessora em tempo integral atuando também no departamento de ensino na casa de oração Fhop. Hoje é seminarista e fundou o Cristãos Urbanos buscando fortalecer todos aqueles que desejam serem convictos e fortalecidos na fé em Cristo e a não se corromperem diante da cultura.

Uma resposta

  1. Essa palavra reforça que precisamos descansar e confiar em Deus e o mais Ele irá fazer!! Palavra maravilhosa!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias