Fhop Blog

Vencendo o Medo

Em uma geração onde o imediatismo e a velocidade de resultados se tornam cada vez mais valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade, certamente não é de se admirar que a ansiedade, manifesta em medo, tenha se tornado o transtorno do século.

Tomando nossas noites, paralisando nossas atitudes, precipitando nossas decisões, a ansiedade é como um parasita. Este, que se não for lidado de forma apropriada, aos poucos consome nossa energia e mina o nosso potencial. Além disso ela rouba o nosso foco e pode nos roubar de nosso destino.

Mas será que precisamos viver vitimizados por este mal? Como podemos combatê-lo?

A raiz da ansiedade

Primeiramente, precisamos definir a ansiedade pelo que ela é: a ansiedade é, em essência, o próprio medo.
Sim! Resumindo, a ansiedade nada mais é do que uma manifestação de medo sobre aquilo que está fora do nosso controle, ou que é desconhecido para nós.

A partir desta definição, podemos então descobrir quais as ferramentas que a Palavra nos oferece para combatermos este inimigo na batalha pelo nosso destino. Assim, nos possibilitando a vivermos na plenitude do que Deus tem para nós na experiência humana.

A arma que combate o medo

Assim, uma dessas ferramentas, e uma das mais importantes, podemos encontrar nas Escrituras em 1 João 4:18, que diz:

“No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo supõe castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

O perfeito amor AFASTA o medo! Quão poderosa é esta verdade?
Sabemos que Deus é, em sua própria natureza, o Amor (1 Jo.4:8). Então o que é que esta verdade nos comunica?
Que a revelação da própria natureza divina é para nós, uma arma contra o medo.

“Ok. Mas como isso funciona?”, talvez você se pergunte.

O equívoco sobre a natureza de Deus

Bom, vamos dar uma olhada na segunda parte do versículo: “o medo supõe castigo…”

Quem nunca fez alguma arte quando era criança e ouviu alguém tentar te corrigir dizendo, “Não faça mais isso! Olha, que Deus castiga!” ?!
Nós muitas vezes, crescemos ouvindo declarações equivocadas a respeito da natureza de Deus. E isso acaba gerando em nós conclusões, da mesma forma, equivocadas, a respeito de como Ele lida conosco. E o fruto destes equívocos é justamente, o medo.

Constantemente, temos medo que aquele projeto não vai dar certo, ou que as finanças não vão ser o suficiente. Tememos que nossos filhos não terão boas oportunidades, ou que nossos casamentos não sobreviverão às crises.  Ou ainda, que não seremos bons o suficiente para aquele trabalho, ou que aquela mudança será algo ruim pra nós, etc, etc.

Temos medo de tudo o que não podemos ter certeza. Simplesmente porque não temos a única certeza que realmente nos importa: de que Deus se importa conosco o suficiente para nos dar suporte em todas as coisas; seja qual for o resultado das situações que vivemos.

Deus está envolvido com a nossa história

Partimos do pressuposto de que Deus não está envolvido com a nossa história o suficiente para cuidar de nós, mesmo quando as coisas não vão bem. Vivemos como se Deus fosse esse carrasco, assistindo nossas decisões e esperando para nos colocar de castigo quando nossa performance não vai bem. Ou simplesmente vivemos como se as nossas vidas estivessem entregues ao mero acaso.

Mas se pudéssemos simplesmente parar por um instante e considerarmos a realidade de quem Deus é e de que nós somos o objeto de Suas afeições por escolha. Talvez então, obteríamos a única realidade invariável, imutável e necessária para combater a nossa ansiedade, medos e inseguranças. Deus é amor, e por isso em toda sua essência Ele está intimamente envolvido conosco. E seja o que for que aconteça em nossa história, Ele sempre sabe a melhor maneira de cuidar de nós e transformar nossas circunstâncias para o nosso bem, mesmo que nada saia como esperávamos.

Não há motivos para temer

Considerar o caráter de Deus e confiar em Sua imutável natureza é, certamente, a certeza que precisamos contra as incertezas da vida, e nossa arma mais poderosa contra a ansiedade.

Concluindo, Deus é amor, e Seu perfeito cuidado para conosco é o suficiente para nos certificar que não há motivos para ter medo.

Escolha confiar na natureza de Deus hoje, e descanse em saber que a sua vida está em boas mãos.

Escrito por: Nany Onomichi

Sobre o autor

Paulo Vieira

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho

ONETHING 2022

16-18 DE JUNHO . CURITIBA

10x de

R$12,00

Total de: R$ 120,00

 

 

QUANTIDADE

Informações do Ingresso

  • |