Fhop Blog

A esperança é a palavra final – Maio Laranja

Maio Laranja

Estamos chegando ao fim do Maio Laranja, porém esse assunto não se esgota em importância e em conteúdo. Depois de um mês orando e agindo em prol da defesa das nossas crianças é inevitável ignorarmos um fato: E quando já houve o abuso? O que será do coração que já foi dilacerado pelo trauma? A guerra foi perdida para essa vítima? Quero te levar a crer que se Deus insere o coração quebrado no Seu roteiro, a esperança é a palavra final.

 

QUEM UM DIA FOI A CRIANÇA VÍTIMA

Quero hoje falar com você que um dia foi a criança abusada e violada, ou com você que lida com a impotência de acompanhar um pequenino que sofre tamanha dor. Como psicóloga já trabalhei e acompanhei casos de crianças e adolescentes com diversas histórias que causam indignação e dor de compaixão. É inegável que há muita injustiça e maldade envolvidos em todo processo e tratamento, mas de fato Deus nos “criou de modo especial e admirável”, além de ter nos feito como alvos de sua preciosa bondade e misericórdia, que superam toda capacidade do mau.

 

UM TRAUMA, UMA MARCA IRREPARÁVEL

De fato, um trauma pode ser visto com uma rachadura, uma marca irreparável. Imagine um vaso de porcelana que cai e quebra. Posso recolher os pedaços e colocá-los uns nos outros mais uma vez, ele volta a ser um vaso, porém, não como antes. Assim pode ser visto o trauma. Porém, mesmo depois do trauma ainda pode haver funcionalidade e beleza. O vaso reconstruído ainda é um vaso. 

Você já reparou que na profecia messiânica em Isaías 61 é falado a respeito de Jesus que ele transforma as cinzas em uma bela coroa? Como o resto de pó de algo que foi completamente queimado pode servir de beleza?

O que quero dizer com isso é também o que não quero que saia da sua mente enquanto ler esse texto: O abuso sexual não é o fim da história!

 

IMPACTOS DA VIOLÊNCIA

Psicologicamente listamos que as consequências da violência sexual atingem o nível físico, comportamental, psicológico/emocional, além do social considerando o impacto desta nas pessoas envolta da vítima. 

Dentre alguns impactos do abuso estão: disfunções alimentares (perca ou excesso de apetite), alteração no sono, passividade, agressividade, isolamento, dificuldade para se relacionar, retração, comportamento sexual adiantado para a idade, masturbação precoce frequente e descontrolada, consumo de álcool e drogas, condutas suicidas, insegurança, sentimento de culpa, baixa autoestima, sentimento de traição, tristeza constante, vergonha, ansiedade, rejeição ao próprio corpo (sentir-se suja), depressão, desconfiança, e outros.

Certamente é importante saber e reconhecer esses sintomas até mesmo para conhecer a raiz deles e estar consciente de como cada vítima foi afetada. Todavia, o alvo da nossa conversa aqui hoje não são as consequências, mas a esperança.

 

POR QUE O ABUSO NÃO É O FIM DA HISTÓRIA?

Certamente, alguns dos impactos quando alguém se torna a vítima estarão diante dos seus olhos por anos. Então, como lidar com isso e enxergar possibilidade de redenção nessa história?

 

  • COMO DEUS CRIOU O HOMEM

Uma das habilidades que Deus colocou sobre o homem que me fascinam, é a nossa capacidade de adaptação e resiliência. Mesmo depois de episódios traumáticos ou submetidos a situações extremas, somos capazes de nos adaptarmos para conseguir viver da melhor forma possível com aquele item novo. 

A resiliência é a capacidade de superar, de conseguir voltar a funcionar. O homem não precisa ser cristão para ser resiliente e adaptado, é uma característica humana. Ele de fato nos criou de forma especial e admirável (SL 139:14). 

Não ser resiliente significaria que o mesmo nível de dor que a vítima sentiu no dia do abuso ela sentiria anos depois na mesma intensidade. Consegue perceber como seria insustentável? Mas não é assim que acontece, a tendência dos mecanismos psíquicos é encaminhar o indivíduo para a diluição dessa dor de maneira que o indivíduo consiga viver com ela em um nível menor.

Essa habilidade pode ser desenvolvida, treinada e melhorada principalmente com ajuda de uma boa rede de apoio familiar e profissional. Nesse ponto, terapia e acompanhamento psicológico em qualquer momento da vida são extremamente importantes. Vejo aqui, a graça comum do Senhor em usar nossa própria estrutura humana e a ciência para abrir uma porta de esperança.

 

  • QUANDO O HOMEM ENTRA NA HISTÓRIA DE DEUS.

Nesse momento só posso falar com quem reconheceu Jesus como seu Salvador. Isso significa crer que sua mão está estendida para derramar bondade, crer que sua soberania nos faz bem ainda que coisas ruins aconteçam na nossa história. 

Quando a nossa pequena história se cruza e se une no fluxo da história de Deus a possibilidade mais linda que nos é apresentada é a Redenção. A redenção nada mais é do que pela obra de Cristo todas as coisas convergirem na sua vontade, ou seja, o homem caminhar na jornada de retorno ao plano original para o qual foi criado. Se você me entende, estou falando que quando somos redimidos mergulhamos na jornada de nos parecermos com Jesus, Ele como o representante de uma humanidade perfeita, o segundo Adão, como a Bíblia o chama.  

Nesse processo tudo o que o pecado causou vai sendo durante toda nossa vida desconstruído e limpo para se tornar cada vez mais puro, bom e belo outra vez. Atente que não há promessas para essa era de algo instantâneo em todas as situações. Mas há promessas que Cristo vai sendo formado em nós (Gl 4:19), há promessa que ele em nós é a esperança da glória (Cl 1:27) e há promessa que quando ele voltar a Terra mais uma vez enxugará dos olhos toda a lágrima (Ap 21:4).

 

A TRANSIÇÃO DE VÍTIMA PARA REDIMIDO

O que Deus faz com o coração do homem que deixa sua história nas mãos Dele é mudar a categoria e quebrar o estereótipo. De uma história de trauma Ele faz um história de redenção.

Ele faz com que o clímax e o protagonista da história não seja o momento da violência, mas a jornada onde ele lhe dá  “[…] uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Em lugar da vergonha que sofreu, porção dupla, e ao invés da humilhação, se regozija em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna. ‘Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna’.” (Isaías 61:3, 7,8)

 

E ASSIM, A ESPERANÇA TEM A PALAVRA FINAL SOBRE A HISTÓRIA.

Espero que se você um dia foi uma criança vítima da violência sexual após ler esse texto você consiga se ver como um alvo da bondade e amor de Pai que te persegue para derramar esperança e cantar sobre você um canção de redenção. Que ao olhar para sua história você coloque como personagem e momento principal Jesus e obra da Cruz, transformando uma história de pecado e dor em uma história de graça, redenção e esperança.

O mês de Maio é um lembrete de uma das maiores lutas que temos enfrentado como nação. 

Certamente, os dados alarmantes nos fazem clamar ao Senhor por justiça, mas também são um lembrete que devemos nos posicionar em oração pela nossa nação para que essa realidade seja mudada. 

Principalmente, orar por uma nação na qual nossas crianças estarão protegidas de qualquer tipo de violência ou abuso. 

Em Maio de 2020 segundo dados Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) ocorreu algo em torno de 17 mil ocorrências em relação a abuso de crianças e adolescentes. 

Observe abaixo parte desses dados: 

Dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos ao longo de 2019, 86,8 mil são de violações de direitos de crianças ou adolescentes, um aumento de quase 14% em relação a 2018.  A violência sexual figura em 11% das denúncias que se referem a este grupo específico, o que corresponde a 17 mil ocorrências. Em comparação a 2018, o número se manteve praticamente estável, apresentando uma queda de apenas 0,3%. Veja o artigo completo aqui. 

Inegavelmente, esses números são realmente altos e isso tem que causar em nós um clamor para que nossa nação viva uma mudança desta realidade tão cruel. 

Portanto, precisamos nos posicionar em oração por nossa nação. Pois, toda e qualquer situação pode ser mudada através de um povo que conhece seu Deus e o busca em orações e súplicas. 

Abaixo alguns exemplos de como você pode orar pela nação: 

1- Ore para que as autoridades tenham sabedoria

Aliás, aqueles que regem as leis da nossa nação precisam ter sabedoria, tal qualidade somente pode ser encontrada em Deus. Quando isso ocorrer poderão liderar nosso país com justiça e retidão. 

“Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. Jó 12:13 

2- Ore por paz 

Enquanto corremos atrás de coisas e causas inúteis, temos sido distraídos como nação e estamos eternamente em uma luta. Contudo, precisamos de uma nação, na qual podemos encontrar paz. Certamente, se estamos em paz iremos conseguir olhar com mais atenção para as questões que realmente precisam de nós. 

O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores. Tiago 3:18 

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão. Salmos 85: 10 

3- Ore por justiça na nação 

Quando pensamos em tudo o que uma nação com números altos de abuso necessita, justiça é uma das maiores.. 

Para que uma nação seja formada por cidadãos saudáveis precisamos que antes eles tenham sido crianças e adolescentes que não sofreram abusos. 

O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre. Isaías 31:17 

4- Ore por uma nação com leis justas 

Para que os homens e mulheres que tem autoridade em nosso país sejam inspirados por Deus ao criar ou gerir as leis e que eles protejam os menos favorecidos e os que precisam de cuidado e segurança. 

Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida. Habacuque 1:4 

Garantam justiça para os fracos e para os órfãos; mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos. Salmos 82:3 

O Brasil precisa de cura e viver um tempo no qual possamos vê-la em todas as esferas da sociedade. 

Precisamos entender que seja qual for a situação, nosso Deus é poderoso para mudar a realidade e transformar nossa nação. Ninguém e, principalmente, nossas crianças não foram esquecidas pelo nosso Pai. Deus tem cura para a nação brasileira. Essa nação será envolvida pelo amor e por uma transformação do nosso Senhor. 

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. 2 Crônicas 7:14 

 

Nós podemos nos engajar com nossas ações, palavras e ensino, mas, antes de tudo, o abuso e a exploração sexual infantil são um problema espiritual. Orar por um problema tão intrínseco no Brasil e com dados tão altos é mais do que urgente. Essas crianças e o nosso país precisam desesperadamente da graça e da ação divina em cada cidade.

JESUS VALORIZA AS CRIANÇAS

Jesus é o maior e único exemplo de humanidade perfeita na terra. Ele amou as crianças e as tratava diferente do que sua cultura tratava. 

Naquela época as crianças eram abandonadas, destinadas a prostituição ou a vida de gladiadores. Elas eram treinadas para enfrentar animais ferozes e outras vezes, eram tratadas como servos. Diferentemente, Jesus tratou as crianças com esmero e amor.

Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.  Marcos 10:14

 

Se não fosse a vida de Cristo e seu impacto no mundo, nunca saberíamos que o rumo da humanidade se encontrava numa direção tão torta e perdida. Antes de morrer, Jesus nos ensinou a orar por unidade, para que fôssemos um com Deus e com o próximo. Por isso, precisamos orar por justiça. 

É necessário que oremos para que as crianças sejam protegidas em sua identidade emocional e espiritual. Elas precisam saber o quanto são amadas por Deus e o quanto o sacrifício de Jesus para salvá-las as livra de qualquer medo e culpa.

ORE POR JUSTIÇA

Deus sempre prezou por fazer justiça ao justo e condenar o culpado (Deuteronômio 25:1). Deus nos garante, por meio do seu Espírito da promessa, que com a sua vinda Ele voltará para trazer justiça. 

É necessário clamar e chorar com os que choram, pois Jesus mesmo nos ensinou a pedir com insistência, clamando por mudança e restauração. O nosso Deus quer que nós oremos e confiemos que Ele está nos ouvindo. Existe uma justiça divina nos aguardando no final dos tempos, mas também existe uma justiça humana, concedida pela graça e misericórdia de Deus, que nos preserva de nos destruirmos.

É importante orarmos para que os culpados sejam julgados e que a justiça seja feita a fim de inibir a força maligna.

ORE POR ARREPENDIMENTO

A obra da cruz alcançou qualquer pecado. Todos os que pela fé creem na obra da cruz são parte da grande família de Deus. Todos fomos grandemente perdoados e necessitamos da graça de Deus.

Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
1 Pedro 2:24

Assim o madeiro nos alcançou, que os abusadores também se arrependam de seus pecados. Nossa oração deve ser para que eles não voltem mais a pecar e sejam libertos do vicio e da maldade pelo poder do sangue de Jesus.

ORE PARA QUE OS PROJETOS AVANCEM

E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Gálatas 6:9

Existem pessoas à frente da batalha que participam de projetos e fazem o melhor para levar a diante esta mensagem. O projeto Maio Laranja é uma iniciativa que apoiamos e que tem ganhado espaço nacional. Este projeto incentivou vários lugares, comunidades, pessoas comuns e políticos a se mobilizarem por esta causa, o combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

Não podemos nos cansar de fazermos o bem, porque estamos correndo uma corrida cuja coroa é valiosa e imperecível. Nossas orações devem contemplar àqueles que estão nesse e em vários outros projetos de assistência à criança e ao adolescente ao redor do Brasil, seja na sua cidade ou um projeto que você conheça.

O importante é unirmos as nossas forças para que crianças sejam curadas, protegidas e livres desta opressão maligna. Precisamos orar para que nosso coração se quebrante e se volte para esta causa, confiantes de que para Deus nada é impossível.

 

Dia 18 de Maio é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Essa data remete ao falecimento da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade. A missão do Maio Laranja é tornar esta causa conhecida, fazer com que todos vejam a realidade que enfrentamos. Assim, proteger a infância das crianças que vivem em nosso país. Por isso, o Maio Laranja é um mês de conscientização, e nós como cristãos, podemos falar, orar e compreender o nosso papel diante dessa causa. Em boa parte dos casos, as principais vítimas do abuso são crianças em situação de vulnerabilidade, por isso estaremos orando por crianças órfãs.

Para muitas pessoas, pensar sobre o abuso é muito doloroso, seja por sua própria história ou por outros motivos. Saiba, porém, que podemos ter esperança. O próprio Jesus deseja que as crianças sejam livres de qualquer forma de opressão. E, como intercessores, entramos em parceria com o nosso Deus e oramos por aqueles que não tem como se defenderem.

Deixai vir a mim os pequeninos

“Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam.
Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.
Depois de lhes impor as mãos, partiu dali.” – Mateus 19:13-15

Em meio a multidão que seguia a Jesus, também havia crianças. Então, elas foram levadas até ao Mestre para que Ele orasse por elas. Mas, os discípulos estavam achando aquilo um incômodo e resolveram acabar com aquela situação. Porém, o Senhor lhes deu passe livre e disse para que os discípulos não as impedissem pois delas é o reino dos céus.

Jesus se importa com cada criança e isso inclui as órfãs. Oremos para que essas crianças sejam supridas em suas necessidades emocionais, físicas e espirituais. Para que Deus possa gerar pais adotivos, elas sejam recebidas e amadas, assim como Deus tem nos adotado e amado. Pois a adoção faz parte do coração de Deus.

“Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” João 14:18

 Que as crianças órfãs sejam protegidos de homens maus

“O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte.” – Salmos 68:20

“Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” – Isaías 43:13

Há uma história que aconteceu no IHOP que é uma das minhas preferidas. É sobre fé e milagre. Uma irmã teve um sonho ou uma visão: Em um quarto escuro, uma criança estava encolhida em um canto enquanto um vulto à sua frente a atemorizava ameaçadoramente. A irmã acordou assustada e impressionada com aquela experiência passou a orar pela menina mesmo sem saber quem era. Um dia, aquela mesma irmã avistou uma criança na Casa de Oração e, se aproximou para descobrir quem era a menina de seu sonho. Então, ela descobriu que a criança tinha sido retirada de uma situação de abuso. Aleluia! Jesus libertou aquela menina.

Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que podemos imaginar, inclusive para trazer proteção e livramento para crianças órfãs. Então, oremos para que o Senhor traga livramento sobre elas. Para que Deus as proteja de homens maus e coloque em seus caminhos os recursos necessários para que elas estejam em paz.

 Orai por justiça

“Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado.

Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.” Salmos 82:3,4

Em um trabalho de conscientização contra o abuso infantil em uma escola em Fortaleza, vivi uma das experiências mais angustiante da vida. Enquanto conversávamos com aquelas crianças sobre abuso e exploração, era possível ver os seus rostinhos sofrendo e se enchendo de dor. Algumas daquelas crianças estavam entrando em uma posição fetal, elas iam se encolhendo e começando a chupar o dedo. Não era difícil compreender que aquilo era algo que elas viviam.

Ele se importa

Deus não está cego para a injustiça, Ele se importa e precisamos compreender seu coração. Ele nos ensinou que o verdadeiro jejum é definido com ações de cuidado e amor aqueles que necessitam.

“Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.” Isaías 58. 6,7,9,10

Quero te convidar a orar em favor das crianças órfãs e também por aquelas que têm sofrido algum tipo de abuso e exploração, mas também a entender como agir diante dessa realidade brutal que tem marcado a vida de tantas pessoas. O que você pode fazer sobre isso?

Conclusão

Há um poder ilimitado de Deus para agir e fazer milagres, e cada cristão pode acessá-lo. Ao orar em parceria com o Senhor liberamos os céus sobre a terra. Os orfanatos podem ser inundados pela glória de Deus e crianças podem ser libertas da opressão. Que haja cura para os feridos de alma, traumatizados pelas injustiças e dor. Oramos para que Jesus traga paz e esperança sobre elas e que por sua graça e misericórdia Ele possa nos usar nesse processo de libertação. Além disso, oramos para que o Maio Laranja seja um mês de visão dos céus, seja um mês de revelação e compreensão do nosso chamado e que projetos sociais e de adoção nasçam neste período.

 

No mês de maio foi instituído um lembrete importante para nós. Obviamente não é para nos lembrarmos dessa causa apenas nesse mês, mas ele nos ajuda a chamar a atenção para que mais pessoas se conscientizem  sobre essa  causa. Talvez, mesmo você que está lendo agora não sabia sobre o maio laranja.

Vamos tratar então hoje, sobre como orar pelas crianças. Visto que elas sofrem um mal silencioso e pouco discutido por aí. Existem dados alarmantes de que 37% das crianças abusadas tinham vínculos familiares com seus agressores.

Não sei você, mas eu tenho histórias de pessoas muito próximas a mim que passaram por isso e que hoje os reflexos disso estão evidentes em algumas áreas na vida delas. As consequências disso são inúmeras. Por isso, o passo deveria ser proteger nossos pequenos antes disso acontecer, para não ter que tratar depois das consequências.

O poder que há na oração

Antes de tratarmos de como orar pelas crianças, vamos nos familiarizar sobre o poder que há na oração. Eu imagino que para alguns, o fato de pensar em orar sobre algo seja abstrato demais. Então, precisamos alinhar nosso coração a essa prática tão vital em nossas vidas. Eu particularmente acredito que quanto mais soubermos a respeito daquilo que vamos orar, mais colocamos nosso coração naquilo. Pense em alguém muito próximo a você ou até mesmo algo que  esteja passando, você ora com muita intensidade.

Igualmente quando sabemos de todo o contexto da questão pela qual estamos orando, nosso coração se volta para orar com mais fervor e intensidade. Lembramo-nos sempre de orar por isso, não é mesmo? Esse é um dos motivos pelo qual esse mês  abordaremos em nossas redes sociais sobre esse tema e também aqui em nosso ‘blog’. Quanto mais as pessoas souberem sobre o assunto, mais irão orar por essa causa.

O modelo de oração deixado por Jesus

Por certo quando oramos devemos nos lembrar da “Oração das orações”, o modelo que Jesus deixou: O “Pai Nosso”.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6:9,10

Então, ao orarmos nós precisamos ter um equilíbrio em pedir, por exemplo, para Deus endireitar o mundo (“venha o teu reino”) e alinhar nosso coração a Deus (“seja feita a tua vontade”). Conhecemos a Deus por meio da sua palavra e nos relacionamos com Ele à medida que o conhecemos mais e mais. Com efeito, pedimos e nos alinhamos a sua vontade.

Dessa forma a oração para nós deve ser algo de grande valor, pois o custo da oração foi pago através de Jesus, nos dando acesso ao Pai. Conversar com Deus, portanto, nos leva a um encontro com Ele. Por meio da oração sentimos sua presença e recebemos seu amor, seu consolo, sua paz e somos transformados.

Quando Jesus nos ensina a oração do “Pai Nosso”, Ele nos mostra a pedir: “Livrai-nos do mal”. Isso está relacionado ao mal externo, forças ruins no mundo, inimigos que desejam nos prejudicar e, é por isso, que oramos pelas crianças. Por conta desse mal externo e silencioso que as cercam.

Sugestões de como orar pelas crianças

Como resultado, vamos sugerir algumas maneiras para começarmos a alinhar nossos corações a orar pelas crianças, tornando isso um hábito.

  • Comece pedindo sabedoria a Deus – Assim você crescerá em oração e em  relacionamento com Ele. Pois, lembre-se: o princípio da sabedoria é temer ao Senhor (Pv 9:10). E também porque a sabedoria de Deus te fará interceder com mais entendimento. Mas peça com fé, sem duvidar, conforme o versículo nos instrui: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor”. Tiago 1:5-7;
  • Peça para Deus te dar um coração voltado para essa causa das crianças – Como já disse antes, acredito que quanto mais soubermos sobre algo, mais oramos com vigor. Peça a Deus para tirar a apatia que há no seu coração. “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”, Hebreus 10:22;

Orando pelas crianças

  • Peça por justiça – Deus operará justiça no mundo ou, endireitará o mundo por meio das nossas orações. Quem pode prever o alcance que uma oração tem? Deus pode socorrer crianças que nem sabem que estão sendo vítimas de algum tipo de abuso. “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?” Lucas 18:7;
  • Peça a Deus para proteger as crianças – Imagine quantos lares desestruturados há por aí. Quantas crianças vivem com medo. “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”. 1 João 4:18;
  • Peça para Deus conceder refúgio – Quantas crianças hoje vivem em lares que não são como portos seguros, que Deus as encontre e traga refúgio. “O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia”. Salmos 9:9;
  • Por fim, peça pela luz de Deus e por sua salvação – A luz de Deus pode invadir e trazer clareza a situações ocultas que essas crianças passam e trazer preservação a vida delas. Peça para que salvação entre nesses lares e corações. “Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz”. Salmos 36:9.

Ser ousado nas orações pelas crianças

Claro, são apenas algumas sugestões para você iniciar suas orações por essa causa. No decorrer do mês traremos mais indicações de como você pode orar.  Mas lembre-se, tudo em nossas vidas é um construir e graças a Deus temos o Espírito Santo que nos ensina todas as coisas (João 14:26). O importante é que sabemos agora  dessa necessidade e que precisamos clamar e ser voz para aqueles que não têm a quem pedir ajuda.

Finalmente, termino encorajando você a ser ousado em suas orações. Deus tem o controle sobre tudo e ainda assim Ele permite que por meio de nossas orações o mundo possa mudar e ser endireitado. Sabemos que o fim de todas as coisas nos levará a um mundo repleto da glória de Deus e cheio da sua justiça. Por isso que hoje já oramos por isso. Quando orar pelas crianças não pense que suas orações não fazem diferença, esse é um dos mistérios maravilhosos da soberania de Deus.

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tiago 5:16.

Neste mês, a FHOP está se juntando à campanha Maio Laranja para dar voz aqueles que não tem voz. A campanha conscientiza o Brasil sobre o abuso infantil, trazendo estatísticas e informações para prevenção. Como igreja, enfatizamos a importância de trazer este assunto à luz e nos posicionarmos corretamente. E se preciso for, podemos discar 100 para denunciar a favor das vítimas. Sei que muitas vezes nos sentimos impotentes diante de números assustadores, mas cremos que cada pequeno passo é importante para avançarmos no combate ao abuso infantil. Também podemos peticionar com ousadia na certeza de que temos um Pai assentado no trono. Com certeza, seus ouvidos estão atentos a cada oração feita a favor dos mais vulneráveis. Por isso, neste post queremos te ajudar a se posicionar em oração em favor daqueles que não podem se defender.

 

Oração por proteção – 1 Tessalonicenses 3:1-5

1 Por fim, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor seja divulgada e glorificada, como também aconteceu em vosso meio,

2 para que nos livremos de homens perversos e maus; pois a fé não é para todos.

3 Mas o Senhor é fiel e vos fortalecerá e guardará do Maligno.

4 E, quanto a vós, confiamos no Senhor que não só estais fazendo como também fareis o que vos ordenamos.

5 Que o Senhor guie o vosso coração no amor de Deus e na perseverança de Cristo.

Tendo em mente os pequeninos, peça ao Senhor:

  • Que eles sejam protegidos dos homens perversos e maus que os atormentam.
  • Por fortalecimento;
  • Por proteção do maligno;
  • Que o Senhor direcione seus corações para a revelação do amor de Deus por eles.
  • Que eles tenham a mesma perseverança que havia em Cristo.

 

Oração por justiça – 1 Timóteo 2:1-4

1 Antes de tudo, exorto que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens,

2 pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e serena, em toda piedade e honestidade.

3 Isso é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador,

4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

O Senhor é o maior interessado em fazer justiça em favor daqueles que não podem se defender. Inclusive, existe um dia reservado para o Senhor vingar toda a injustiça feita aos seus (Is 34:8). Mas enquanto sua justiça ainda não se manifesta em plenitude, podemos clamar para que Ele intervenha, ainda nessa era, sobre as autoridades, os governantes e sobre aqueles que fazem as leis, para que todos tenham uma vida tranquila. Peça ao Senhor:

  • Pela vida de todos aqueles que exercem algum tipo de autoridade no Brasil, que eles sejam cheios da sabedoria que vem do alto (Tg 3:17);
  • Que as autoridades brasileiras sejam instrumentos na mão do Senhor para Ele exercer justiça na vida dos indefesos;
  • Para que ele intervenha com justiça a favor dos pequeninos, e eles tenham uma vida tranquila.

 

Oração por esperança – Romanos 15:13

13 Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz na vossa fé, para que transbordeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.

Nossa esperança está em Deus e Ele é poderoso para restaurar a alegria, a paz e a esperança de todas as vítimas de abuso. Tendo essas pessoas em mente, peça ao Senhor:

  • Que os encha de alegria e paz;
  • Por um transbordar de esperança;
  • Que pelo poder do Espírito Santo eles tenham sua esperança, alegria e paz restaurados.

 

Oramos a um Deus compassivo

Posicione seu coração a favor daqueles que não podem se defender e interceda com fé e ousadia. Talvez não pareça fazer muito, orar um versículo da Bíblia. Entretanto, não oramos a um Deus que está indiferente, mas a um Deus que é atraído em compaixão pelo sofrimento dos seus pequeninos. Como igreja, podemos tomar atitudes práticas para combater o abuso infantil, mas podemos e devemos nos colocar em oração e intercessão pelos mais vulneráveis.

Dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. Você sabia que em nosso país, a cada 1 hora, é estimado que, 4 crianças ou adolescentes sejam vítimas de violência sexual?

Portanto, devido aos dados alarmantes que mostram a realidade brasileira, no mês de Maio, instituições de todo o país se mobilizam para dar destaque e voz a esta causa. Além disso, realizam ações de reflexão e sensibilização para a importância de proteger crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual.

Assim, a proposta da campanha, que em 2020 teve maior visibilidade através das redes sociais, influenciadores e celebridades, é destacar a data para sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

Então, acreditamos que como cristãos, parte do nosso papel é abraçar esta causa. Orando, ajudando a conscientizar as pessoas ao nosso redor e protegendo nossas crianças e adolescentes.

Nós entendemos a importância do texto bíblico que diz:

Abre a tua boca em favor dos que não podem se defender; sê o protetor dos direitos de todos os desamparados! Pv 31:8

Portanto, durante o mês de maio iremos compartilhar textos com informações de como você pode orar por essa situação. Além disso, dados, informações sobre essa realidade brasileira e como você pode abraçar essa causa.

Acompanhe a programação do blog e também as nossas redes sociais (@fhopbr).

Entre conosco nesta campanha.

Ore, compartilhe, denuncie. Seja a voz para aqueles que não tem voz – a qualquer suspeita de abuso e exploração, disque 100.

Ore por proteção, justiça e esperança para as nossas crianças (Romanos 15:13).

ABUSO NÃO É BRINCADEIRA!

#maiolaranja