Fhop Blog

eternidade de deus

A eternidade de Deus

Deus é eterno e essa afirmação por si só vai muito além da nossa compreensão.

Para encerrarmos a nossa série de texto a respeito dos atributos de Deus, escolhemos falar sobre algo que desafia completamente a nossa capacidade cognitiva. Entender a eternidade de Deus é impossível para o ser humano. E, ao mesmo tempo que isto é inquietante para nós, podemos nos maravilhar com a grandeza do nosso Senhor.

A Eternidade de Deus

A.W. Tozer, em seu livro O Conhecimento do Santo, aborda a eternidade de Deus como um dos aspectos que mais destacam a transcendência divina, colocando-o além da compreensão humana. Deus é eterno, sem começo e sem fim, e esse atributo incomunicável nos leva a refletir sobre a imensidão do Criador.

A eternidade de Deus não é apenas uma extensão infinita do tempo, como se Ele simplesmente existisse para sempre dentro do nosso conceito de tempo. Em vez disso, a eternidade de Deus significa que Ele transcende o tempo; Ele não é limitado pelo passado, presente ou futuro. Como Tozer explica, Deus vê toda a história da humanidade e do universo como um “presente eterno”. Para Ele, não há antes nem depois, apenas um eterno agora.

📖 Salmos 90:2: “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.”

Deus existe desde a eternidade passada e continuará a existir para sempre. Ele é o “Eu Sou”, uma existência contínua e auto-suficiente, que não depende do tempo nem é afetada por ele.

A mudança em nossa perspectiva

Primeiramente, a eternidade de Deus traz consigo a segurança de que Ele é imutável em Seu ser, perfeições e promessas. O que Ele era antes da criação do mundo, Ele é agora e continuará sendo eternamente. Essa estabilidade nos oferece segurança em um mundo em constante mudança.

Além disso, e talvez o principal ponto aqui, é que a eternidade de Deus nos convida a adotar uma perspectiva eterna. Muitas vezes, estamos tão focados nas preocupações temporais que perdemos de vista o quadro maior. No entanto, quando contemplamos a eternidade de Deus, somos lembrados de que nossas vidas são apenas um breve sopro em comparação com a imensidão da eternidade. Isso deve nos levar a viver com um propósito que vai além do aqui e agora.

📖 Isaías 40:28: “O Senhor é o Deus eterno, o Criador dos confins da terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável.”

Diante da eternidade de Deus, podemos confiar que tudo o que encaramos em nossa vida, é apenas um grãozinho de areia na história eterna que Ele está escrevendo. Nossos dias difíceis, nossos maiores desafios, assim como nossas maiores conquistas, diante Dele perdem o valor.

Esse entendimento, a mesma medida que nos humilha, nos consola e nos exalta – pois o Deus Eterno nos escolheu para fazer parte da Sua história.

📖 2 Coríntios 4:17: “Pois as nossas leves e momentâneas tribulações estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todas elas.”

Como Adorar um Deus Eterno?

O primeiro passo para adorar um Deus eterno é nos afastarmos de uma mentalidade de imediatismo e cultivarmos uma visão de longo prazo. Isso significa que nossa adoração e relacionamento com Deus não devem ser baseados em circunstâncias temporárias, mas enraizados em Sua natureza eterna.

Em segundo lugar, A.W. Tozer nos lembra que, ao tentar compreender a eternidade de Deus (a fim de adora-lo), devemos adotar uma postura de humildade e reverência. Nossa mente limitada jamais compreenderá completamente o que significa ser eterno, mas isso não deve nos afastar da adoração, e sim nos aproximar ainda mais de um Deus que é incomparavelmente grande e misterioso.

📖 Hebreus 13:8: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.”

O terceiro passo é, reconheça na eternidade de Deus, assim com em seus outros atributos, a Sua dignidade. Ele é completamente digno por ser completamente superior. Peça ao Espírito Santo que te guie na jornada de se maravilhar ao conhecer o Senhor. E que sua resposta diante de tudo o que contemplar, seja a mais sincera adoração.

Glórias ao Deus Eterno

A eternidade de Deus é um atributo que nos desafia e, ao mesmo tempo, nos conforta. Ela nos lembra que, apesar da brevidade da vida, somos chamados a conhecer e adorar um Deus que é eternamente fiel, sábio e bom. A compreensão da eternidade divina deve transformar nossa perspectiva, nos conduzindo a viver com um senso de propósito eterno e uma confiança inabalável naquele que é de eternidade a eternidade, o nosso Deus. Como Tozer sugere, ao meditarmos na eternidade de Deus, somos levados a uma adoração mais profunda e uma maior confiança em Suas mãos soberanas.

Conhecer e prosseguir em conhecer

Diante de tudo o que foi dito, nossa oração é que você nunca pare de buscar o Conhecimento de Deus. Esse é o nosso chamado principal: ama-lo de todo coração, alma e força e entendimento. Não podemos amar àquele que não conhecemos. Não podemos adora-lo verdadeiramente se não somos capazes de ver quão digno de toda a adoração Ele é.

Finalmente, oramos para que a fidelidade do Senhor te capacite a seguir sem medo do futuro e das frustrações. Que a Sua santidade o impulsione a ser santo e lutar com todas as forças por uma vida reta e íntegra, longe do pecado. Pedimos ao Senhor que a compreensão de Sua alegria tire de nós qualquer medo de nos aproximarmos de Sua presença. Que em Sua compaixão, encontremos conforto para nossas almas e que Seu amor continue sendo como uma bandeira sobre nós. Que a convicção de sua imutabilidade e eternidade nos ajudem a caminhar com confiança, mantendo os nossos olhos fixos no alvo e prosseguindo todos os dias em conhecê-lo, afinal, essa é a vida eterna.

📖 João 17:3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

Sobre o autor

Isa Pedroso

Deixe um comentário

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias

×
×

Carrinho