Um dia ouvi de uma pessoa querida, que um dos atos mais heroicos de uma pessoa seria o fato desse alguém se posicionar em um lugar de vulnerabilidade.
Tudo isso é cristalino e verdadeiro acerca do Evangelho, que ilustra por meio da Crucificação que a entrega absoluta de Jesus o fez o homem mais poderoso de todos para todos os tempos. No momento de maior fraqueza, se revelou a maior expressão de poder e força.
Como explica Paulo , o sentimento que estava no coração de Jesus era o de humildade; ele se esvaziou e não se apegou à Sua divindade e se fez servo de todos, e isso deu ao nosso Amado um Nome que é Sobre todo nome, o qual todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é O Senhor. (Fp 2)
Imagine comigo que um dia o universo em consonância se dobrará diante de JESUS por causa da missão que ELE cumpriu em absoluta e plena HUMILDADE.
Quero aqui relacionar a humildade com o ser vulnerável, compreender adequadamente nossa fraqueza. É uma inteligência espiritual que se faz necessária para que o poder Dele opere em nós e nos mova a cumprir toda boa obra.
Como tem sido cantado pelo Brasil, foi o nosso orgulho que nos tirou do jardim, a proposta do conhecimento sem a liderança do Senhor. Mas a humildade de Jesus não somente nos devolve a intimidade, mas faz de cada um de nós o próprio jardim do Senhor.
Lembremos de Paulo o apóstolo, quando orou insistentemente (três vezes), pedindo ao Senhor que tirasse o espinho de sua carne, e surpreendente foi a resposta que o Senhor deu a Paulo: E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo (II Co 12:9).
Acho salutar também rememorar as palavras do escritor aos Hebreus quando falando dos heróis da fé, nos diz que eles venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, DA FRAQUEZA TIRARAM FORÇAS, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. (Hb 11:33)
De maneira prática, o Senhor nos ensinou que é o caminho da fraqueza que leva a força. Isso perpassa pelo desenvolvimento de uma vida piedosa, ancorada na oração, na meditação bíblica, na comunhão com os santos, no exercício dos atos de justiça, considerando que tudo isso deve ser desenvolvido a partir da ótica de uma vida no lugar secreto, para que não se torne em penitência ou moeda de troca diante do Senhor e diante dos homens.
Antes porém, a vida em abundância prometida pelo Senhor é uma decisão que parte desse entendimento que já morremos, e que ressuscitamos com Cristo e que a nossa vida agora está escondida Nele. Quer ser forte? Seja fraco, e deixe a força de Jesus operar através de você. Essa é a via que temos que percorrer para desfrutarmos de Sua plenitude. Um Deus FORTE vivendo em HOMENS FRACOS coincide na mais bela e pura expressão de PODER. Um poder capaz de consolar os inconsoláveis, amar os imperfeitos, cuidar dos desabrigados, ser voz dos inaudíveis.
Vivendo isso, chegaremos à conclusão que ninguém é mais forte que o humilde; ninguém é mais poderoso que o manso; ninguém é mais influente que o paciente; ninguém é mais sábio que o prudente; ninguém é mais audacioso que o modesto; ninguém é mais ousado que o espontâneo; ninguém é mais inteligente do que aquele que prima pelo ouvir.
Você está fraco agora mesmo? Percebe isso? Está se sentindo vulnerável? Se sim, alegre-se nessas aflições e vá ao lugar secreto de “peito aberto” e espere em silêncio diante do seu criador a fim de que Ele derrame Sua Força poderosa em você. Permita que Ele revele por meio da sua vulnerabilidade o Seu imensurável Poder.