A Graça Vence

A Graça vence

Nessa jornada um paradoxo se coloca repetidamente a nossa frente. A nossa fraqueza e os nossos processos de amadurecimento, versus o zelo e o compromisso do Senhor.

Confesso que não é uma luta pacífica. Com isso, adianto o resultado: a graça vence e sua fraqueza não pode contê-lo.  Por causa disso, encontramos alegria em sermos vencidos pelo Seu Amor furioso. Que nos coloca afinados a história que Ele está orquestrando.

Não sei, se é só comigo, mas você já passou por momentos que quase desiste de você mesmo? É como perder a esperança sobre ser o que deve ser. Como se toda a força que você fizesse pra ser  simplesmente não estivesse funcionando. Você está com aquele sentimento de estar cansado, de si mesmo? Cansado das próprias fraqueza? Do próprio pecado?  Ao olhar para si só consegue enxergar essas coisas. Sentimentos como impotência, desesperança, frustração, e muita vergonha são quase palpáveis nesses momentos.

Incontáveis vezes me peguei diante de Deus frustrada. E até ofendida por não conseguir mudar certas coisas em mim. Questionando o porquê Ele não as mudava. Na audácia de achar que eu sou a mais interessada na minha transformação (risos).

E pelo Espírito – gentilmente – o Senhor me lembrava que a fidelidade Dele ultrapassa (e muito) a minha, o compromisso Dele comigo é muito mais inabalável que o meu para com Ele, que Seu amor por mim não pode ser maior do que já é, diferente do meu por Ele que ainda está crescendo e amadurecendo.

Ele está feliz

Sabe esses momentos? Eles são orquestrados pelo Senhor, eles fazem parte do plano divino para nos moldar. Eles fazem parte das “coisas que cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28); mesmo que doa, incomode, nos pressione, nos desconstrua ou nos “quebre”. Ele não está aborrecido ou frustrado, Ele está feliz. Deus pode ser comparado com uma mãe que não se chateia com o processo de crescimento e desenvolvimento de seu bebê, todavia se alegra com isso.

 

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Fl 1:6)

 

Acredite: não é dor inútil! O processo e a provação são expressões do zelo e do compromisso do Senhor com o meu e o seu coração, e mais do que isso ele está comprometido com a história que Ele planejou para humanidade, história de redenção e relacionamento.  E falando em compromisso, como é uma injeção de esperança essa verdade a respeito de Deus.

Ele é Deus zeloso! Seu zelo é forte como a morte, como fogo consumidor e ardente, Seu amor é intenso em te buscar no mais profundo pecado, furioso em lutar por você, sua fraqueza não pode contê-Lo, e Ele está comprometido em te tornar irrepreensível, a imagem do seu Filho até àquele Dia; e sabe que tipo de compromisso é esse? É eterno, antes de eu ou você existirmos Ele já estava comprometido.

Enquanto estamos sendo fiéis Ele a dois, cinco, dez, vinte anos Ele é fiel de forma atemporal, é incontável os anos da Sua fidelidade, é parte do seu ser eterno e da sua intenção em nos ter com Ele. É infinito, é intenso, imutável e inabalável.

 É o Senhor quem está construindo algo em nós.

Por isso há alegria no meio dessas estações. Não estou falando de maneira hipócrita, que mesmo triste e pressionado internamente você vai sair rindo por ai, porém estou afirmando que há real satisfação, profundamente arraigada no propósito do Eterno, o deleite de entrar em sintonia com a história Dele, alcançando plenitude é o que Tiago fala.

 

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria sempre que passarem por qualquer tipo de provação, pois sabem que, quando a sua fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer. E é necessário que ela cresça, pois quando estiver plenamente desenvolvida vocês serão maduros e completos, sem que nada lhes falte.” (Tg 1:2-4)

 

Quero lembrar de algo hoje: há deleite e alegria no processo e na provação que sua graça nos atrai. É o Senhor quem está construindo algo em nós.  Por causa de seu favor imerecido Ele está transformando em beleza o que era fraqueza (Is 61:3). É a mão Dele nos tocando mesmo quando sentimos que é pressão, faz parte do moldar, são Suas mãos que seguram o nosso coração, podemos confiar nisso (Is 64:8).

Podemos nos alegrar no processo porque a estrada que Ele revela a escuridão que ainda há em nosso coração é o mesmo que logo Ele derramará luz (Sl 18:28). O caminho que Ele ressalta nosso pecado e fraqueza é o caminho que Ele  fortalecerá o amor e nos deixará puros (Sl 66:10). A noite escura que Ele nos abala precede o amanhecer que Ele nos colocará sob firme fundamento (Os 6:1). O dia que nos humilhamos terminará com revelação do que somos no coração Dele (Mt 23:12). A oração que pedimos por misericórdia Ele responderá também com sublime e abundante graça (Sl 103:10). Deixe isso te vencer; não podemos esgotar Sua graça!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Este post tem 3 comentários

  1. Rosi Teles

    Que texto é esse…..profundo, simples, perto do coração de Deus e das minhas fragilidades….leal as minhas expectativas e perfeito com o que Deus já sabe quem sou….Ele já fez e eu na luta querendo ser quem Ele já sabe que serei…linnnndo!!!

  2. Alcides Gomes

    Narrativa intensa, com muito sentimento e que demonstra um processo de amadurecimento admirável, além de uma Fé inabalável!!
    Prabéns pelo belíssimo texto

  3. GLÍCIA

    Gabriella Conde, Que texto revelador cheio da presença do Espírito Santo, repleto da profunda expressão de sentimentos e significados. Simplesmente maravilhoso!Vejo a essência de Deus através de suas palavras. Ao ler, senti Deus falando comigo em cada parágrafo e versículos citados, e através do Espírito Santo, o refrigério na minha alma percebendo as misericórdias pela Sua Graça . Saber que estamos no “processo” nos permite entender que Deus está nos moldando através de todas as nossa batalhas é fortalecedor. E nos permite ter força e seguir com ousadia e fé.
    Eu recebo cada palavra no meu coração, pois sei que Ele está trabalhando na minha vida em prol do seu Reino.
    Parabéns!!! Que Deus continue te usando poderosamente. Que venham mais revelações de Deus para abençoar vidas E elas encontrem Luz e a Salvação de Deus. #Shalom!!Abraços, Glícia Conde

Deixe um comentário