É impossível falar de coragem sem pensar nos medos que enfrentamos. Se fizermos uma lista, serão inúmeros os receios guardados no coração. Assim, em nossa humanidade, nos preocupamos com o futuro e os desalentos que podem acontecer. Afinal, são milhões de incertezas e gigantes diferentes para cada pessoa. Então, como desenvolver coragem em meio a tudo isso? Lembra da história de Jó e de como ele teve que encarar aquilo que mais lhe dava pavor?
Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. Não tenho descanso, não tenho sossego, não tenho repouso; só tenho inquietação.” Jó 3:25,26
Não é diferente com cada um de nós. No entanto, apesar de todos os temores, existe um lugar seguro para ter as forças renovadas e a coragem para seguir de fé em fé. Além do mais, até o jovem cheio de vigor se cansa, mas os que esperam no Senhor são renovados. (Isaías 40.30-31)
Como desenvolver coragem?
Coragem é a virtude para combater pequenos e grandes desafios. Ou seja, não é a ausência do medo, mas é prosseguir reconhecendo fraquezas e confiando em Deus mais do que em nosso potencial para vencer nossas batalhas.
Por isso, o povo de Deus sempre foi encorajado a ser forte. Não é isso que está registrado no livro de Josué?
“Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.” Josué 1:9
Portanto, a Bíblia demonstra em diversas situações como homens e mulheres semelhantes a nós desenvolveram coragem em obediência a Deus. Logo, podemos nos inspirar em suas histórias e na jornada de outros heróis da fé.
Corrie Ten Boom: Uma história de amor, coragem e fé
Corrie Ten Boom foi a primeira mulher relojoeira licenciada na Holanda. Ela esteve à frente de seu tempo. Com seu pai Casper Ten Boom, aprendeu o ofício e também sobre fé. Além disso, eles ajudaram a esconder judeus perseguidos pelos nazistas.
A vida dessa mulher corajosa e de sua família é inspiradora. Ela esteve no campo de concentração, travou lutas físicas e emocionais indescritíveis, mas nunca negou sua fé. E, mesmo presa, foi uma testemunha viva do amor de Cristo. Além disso, também aprendeu a perdoar os seus ofensores. Ela disse que:
“Quando confiamos em Deus, somos fortalecidos com uma coragem que transcende nossos próprios limites.” Corrie Ten Boom
Coragem nos faz sair da zona de conforto, nos leva a crescer em fé, maturidade e confiança no Senhor. Logo, ao desenvolver coragem aprendemos a vencer desafios apesar do perigo que cerca as nossas vidas. E enfim, superamos obstáculos e somos levados até a morrer por amor a Deus.
Milagre em uma fornalha
“A verdadeira coragem é seguir a vontade de Deus, mesmo quando o mundo ao nosso redor nos desencoraja.” A. W. Tozer
Amo a história de Daniel e seus amigos, principalmente na ocasião em que o rei Nabucodonosor mandou construir uma imagem de ouro para ser adorada por todos. Porém, os amigos de Daniel corajosamente não se submeteram ao mandato do rei mesmo diante da iminente morte.
Nabucodonosor lhes disse: — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, é verdade que vocês não prestam culto aos meus deuses, nem adoram a imagem de ouro que levantei?
Agora, pois, se vocês estão prontos, quando ouvirem o som da trombeta… prostrem-se e adorem a imagem que eu fiz. Mas, se não a adorarem, serão, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que os poderá livrar das minhas mãos?
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: — Ó Nabucodonosor, quanto a isto não precisamos nem responder.
Se o nosso Deus, a quem servimos, quiser livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das suas mãos, ó rei.
E mesmo que ele não nos livre, fique sabendo, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que o senhor levantou. Daniel 3:14-18
Isso me faz refletir, qual tem sido a nossa resposta diante dos desafios e dos medos que nos cercam? Sucumbimos ou agimos com fé? Mesmo que nossa carne pereça, nossa alma é fortalecida no Senhor, pois toda força vem dele.
Escolha viver corajosamente
“Você não precisa ter medo do futuro quando você tem um Deus poderoso e fiel ao seu lado.” – Billy Graham
As pressões às quais somos submetidos são oportunidades propícias para intensificar o nosso clamor, para exercer fé e vermos milagres acontecerem. O povo que conhece a Deus pode desenvolver coragem e se tornar um povo forte e corajoso. E assim, podemos andar sobre as águas se mantivermos os olhos firmados em Cristo Jesus.
Por isso, a forma de desenvolver coragem é primeiro confiar em Deus e naquilo que diz em sua Palavra. Pois quanto mais o conhecemos e obedecemos os seus mandamentos, mais seguros ficamos em caminhar na sua voz. Quantos ensinos podemos receber de homens como Daniel, Davi, os discípulos e tantos outros personagens bíblicos? Também é possível nos inspirar em histórias de cristãos como Corrie Ten Boom.
Minha oração é para que eu e você possamos escolher viver corajosamente independente das circunstâncias. Que o medo não nos paralise ao ponto de sucumbirmos, mas que tenhamos fé no Senhor para vencer nossos gigantes.
“Não deixe o medo paralisar você; em vez disso, deixe a fé em Deus impulsioná-lo para a coragem.” – Charles R. Swindoll