Louvor e adoração: uma jornada de devoção profunda

Quando o assunto é louvor e adoração, muito provavelmente você deve pensar que já leu e ouviu o suficiente sobre isso. Afinal, participamos todos os finais de semana de cultos. Mas quando pensamos que louvor e adoração fazem parte da vida de quem reconhece quem Deus é e o que Ele tem feito em toda a história, essa é uma reação esperada por quem aprecia o valor de algo ou alguém.

A questão “por que adoramos?” nos conduz à essência dessa prática. João descreve em Apocalipse 4 e 5, um cenário grandioso de adoração a Deus ou seja, existe louvor e adoração no céu, existe também na terra, pois a palavra diz: “assim na terra como no céu”. Eles estão diante da glória de Deus, e nós clamamos por essa glória aqui na terra.

 

Louvor e Adoração  como Expressões de Devoção

Antes de tudo, precisamos ter em mente que o louvor é diferente da adoração mas andam lado a lado, sendo ambos essenciais para expressar nosso amor e devoção a Deus. O louvor consiste em elogiar, exaltando a natureza de Deus e Suas realizações. E claro, fica mais fácil fazer isso por meio de músicas, mas não precisa ser necessariamente por meio dela. Por exemplo, você já esteve no trânsito monótono de seu carro? Eu, pessoalmente, aproveito esse momento para render louvores a Deus.

Nesse contexto, o uso de louvores foi incorporado às liturgias dos cultos por meio da música. Reconhecemos o imenso poder da música – as notas musicais, quando utilizadas com sabedoria, podem nos conectar profundamente e enfatizar a mensagem do culto. Certa vez, ouvi um pastor comentando como as pessoas frequentemente esquecem qual passagem bíblica foi ministrada durante o culto, mas lembram facilmente as canções que foram entoadas, dia após dia.

Ou seja, nossas canções não apenas exaltam a grandeza e os feitos de Deus, mas também atuam como meio de ensino e aprendizado. Elas não estão voltadas para o homem, mas são uma manifestação de adoração ao único digno de tal devoção. O apóstolo Paulo disse:  “Mas enchei-vos do Espírito Santo, falando entre vós com salmos , entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais…” (Ef 5:18-20).

Adoração e Louvor: Profundidade Espiritual e Significado na Vida Cristã

Por outro lado, a adoração transcende o louvor em sua profundidade espiritual; seu significado é prestar culto, e no hebraico, está relacionado ao ato de servir. A adoração envolve uma conexão mais íntima – é uma resposta de reverência, submissão e entrega total. Ela abrange toda a nossa vida cotidiana.

Adorar se assemelha mais a apreciar o valor de algo ou alguém e viver para servir e agradar àquele que é adorado. Portanto, não se limita apenas ao ato de cantar, mas também engloba ações de amor e serviço a Deus. Desse modo, a adoração consiste em colocar Deus no centro de tudo e reconhecer Sua soberania. Ela permeia cada aspecto da nossa existência, tornando nossa vida uma jornada contínua de adoração a Deus.

Nesse ínterim, é importante enfatizar que somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Logo, adorar a Deus nos torna mais verdadeiramente humanos. Ao dirigirmos nossa adoração àquele que nos criou, encontramos o significado de uma vida plena.

É por isso também que a teologia é muito importante na vida cristã, visto que a teologia busca entender a natureza de Deus. E se de fato somos a imagem e semelhança de Deus, surge em nós uma intrínseca necessidade de conhecer mais sobre Ele. Essa possivelmente é a razão pela qual muitas pessoas parecem desconectadas da adoração cristã. O deleite na adoração surge quando nos empenhamos em compreender a verdade sobre Deus por meio da revelação contida nas Escrituras.

Davi e a Ordem Profunda da Adoração

Como resultado, Davi compreendeu a importância da ordem na adoração. A adoração não é um ato desordenado, algo que se realiza de qualquer maneira. Não se trata de um costume que se enraíza e, assim, é executado de forma casual. Recorda a passagem em 2 Samuel 6:6-7, quando Uzá perdeu a vida ao tocar na arca? Davi percebeu que para além de transportar a arca de maneira apropriada e de oferecer sacrifícios adequados, a música desempenhava um papel crucial na adoração e no meio dos louvores. Ao levar a arca até Jerusalém, organizou músicos e cantores para cercá-la, instituindo turnos de adoração que funcionavam 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso permitia ao povo experimentar a presença de Deus.

Sobretudo, ele entendeu que Deus não encontrava satisfação apenas nos rituais de sacrifício; o que Deus desejava era cultivar uma relação com o Seu povo. Através de músicas, danças e cânticos, a adoração e os louvores expressavam a presença de Deus. No cerne dos louvores e da adoração está Deus. O propósito é enaltecer a Deus, glorificá-Lo. Quando reconhecemos a verdadeira natureza de Deus, demonstramos nossa gratidão por meio de palavras, cânticos, ofertas e serviços. Em outras palavras, o reconhecimento leva a uma resposta de gratidão por meio de tais ações.

Poder transformador do louvor e adoração

Afinal, você percebe que tem uma ação no louvor e na adoração a Deus que sobe e uma intervenção que desce? É essa a dinâmica que ocorre quando nos entregamos à adoração a Deus. Davi, em Salmos 103, também nos orienta a ordenar nossa alma, nosso espírito a louvar e bendizer o Senhor. Este Salmo é particularmente impactante, pois em muitos momentos nos sentimos desanimados. A instrução de Davi para que comandemos a nós mesmos a louvar a Deus é um exemplo claro do poder do louvor e da adoração como hábitos transformadores.

Por fim, é através do louvor e da adoração que recordamos os grandiosos feitos de Deus ao longo da história, avivando nossa fé. O hábito do louvor e da adoração trabalha em nosso imaginário nos conectando no presente, com o passado, e nos lembrando constantemente de quem está no controle de tudo e também de nossas vidas. Em última análise, o louvor e a adoração transcendem palavras e melodia, moldando nosso espírito e coração, nos aproximando do nosso Deus e Criador em uma jornada de devoção profunda.

 

Sobre o autor

Angela Tartas

Angela Tartas é uma escritora apaixonada pelas escrituras. Dessa paixão, surgiu a vontade de dedicar parte do seu tempo ao estudo da Palavra. Ela foi aluna da nossa escola de teologia e ministério (ETM) e continua sua busca por mais conhecimento sobre o Eterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, somos a Fhop –  Florianópolis House of Prayer, uma sala de oração e base missionária, fundada em 2014.

Cremos que o Senhor nos chamou, em primeiro lugar, para ministrar a Ele. Levantar incenso, encher as taças e declarar sua Santidade porque Ele é digno.

Em segundo lugar, para ensinar a nação brasileira sobre uma vida de oração e adoração ao Senhor, até que Ele venha. 

Aqui compartilhamos histórias de vida, estudos bíblicos e ensinamentos devocionais para te ajudar na sua jornada de amor pelo Senhor. 

Publicações mais acessadas

Categorias