Hoje quero falar um pouquinho sobre a esperança. O que é a esperança para você e como ela tem sustentado sua história e suas escolhas? Na verdade, acho que esse é um dos meus temas favoritos porque, apesar de muitas vezes temos nossos planos frustrados na trilha da nossa vida, a esperança pode nos manter em pé.

Quando penso nos aspectos da esperança e em como ela se revela em nós, várias palavras surgem em meus pensamentos, e a primeira que quero destacar é a alegria. Pois quando a esperança nos inunda o coração, podemos sentir alegria e prazer no Senhor independente das circunstâncias que enfrentamos. E é impossível essa alegria não fluir de dentro de nós até mesmo em nosso jeito de olhar e de sorrir.

“O coração alegre traz um belo sorriso no rosto, mas, quando o coração está triste, o dia custa a passar.” Provérbios 15.13 (A Mensagem)

“O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” Provérbios 15.13 (RA – JFA)

O que precisamos compreender é que não podemos forçar a esperança e nem mesmo a alegria, ou mesmo fingi-las. Não é apenas sermos positivos em nossos pensamentos.  Esperança e alegria só serão genuínos em nós se for fruto do nosso relacionamento com o Espírito de Deus. Pois é Ele em nós que através do amor gera os frutos.

Poderíamos ficar aqui o dia todo pensando em cada aspecto que a esperança tem. Mas outro ponto a abordar é a que nos faz esperar contra a esperança. É a fé que nos faz ver o invisível. É a fé que nos faz “mover” apesar dos desafios. Sim, a fé nos faz sair do lugar e dar passos contra os nossos maiores temores. Ela não nos segura, mas nos dá liberdade para romper em áreas que antes eram apenas prisões. Então, mais uma vez o nosso coração se torna livre, e quando experimentamos dessa liberdade, nossa esperança vai sendo aumentada e crescente vai nos tornando mais fortes.

Olhemos para o Autor e Consumador da nossa fé. Jesus andou pela terra de forma genuína e fico imaginando seus passos aqui, conversando com homens e mulheres quebrados, gerando esperança para os desafeiçoados. Gerando alegria no coração do homem e mulher que parava para ouvir os seus ensinos. Quanta abundância de vida em suas palavras? Quanta graça experimentada em seu amor? Quantas pontes reconstruídas com o Pai?

Que hoje, possamos permanecer naquele que nos chamou para a vida. Lembrando que Ele nos diz: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” João 15.7. Isso me deixa segura. Suas promessas geram tanta esperança, alegria e fé em meu coração. O amor genuíno que Ele nos tem aformoseia o meu rosto e não posso deixar de sorrir. E você?

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.

Deixe uma resposta

×
×

Carrinho

Fechar