Muitas vezes as situações difíceis que enfrentamos tornam turva nossa visão acerca da bondade de Deus. Temos certeza de sua presença nos momentos bons, porém dificilmente o percebemos nos maus dias.
Em alguns momentos, precisamos revisitar na história alguns nomes retratados na extraordinária galeria da fé. Homens como José, sobre o qual o autor do livro de hebreus descreveu: “Pela fé, José próximo do seu fim, fez menção da saída dos filhos de Israel do Egito e deu ordens relativas aos seus ossos” (Hb 11:22)
É de suma importância o conhecimento do propósito de José no Egito, para tanto é necessário lembrarmos onde tudo isso começou. Jacó e seus filhos habitavam em Canaã durante a adolescência de José e é nessa mesma época, por volta dos dezessete anos que José teve um sonho e o contou aos seus irmãos: “Pois ele lhes disse: Peço-vos que ouçais esse sonho que tive: Estávamos atando feixes no campo, e o meu feixe levantou-se e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu feixe. E os irmãos lhe responderam: Irá de fato reinar sobre nós? Irá mesmo nos dominar? Por isso o odiaram ainda mais, por causa dos sonhos e das palavras dele” (Gn 37:6-8)
Então, seus irmãos tomados de ira e inveja, na primeira oportunidade planejaram uma conspiração contra ele. José então é lançado em uma cisterna e só é tirado de lá para ser vendido como escravo por membros de sua própria família. Mas onde está Deus que havia dado os sonhos a José quando esse jovem rapaz foi vendido por seus irmãos? Ora, Deus estava em toda a história, moldando o caráter de José e o preparando à medida que ele era empurrado para o seu destino.
Podemos aprender muitas coisas com José, mas uma das características que mais se destacam é a fidelidade desse homem. Não sejamos ingênuos em pensar que em nenhum momento ele teve questionamentos, provavelmente tenha se perguntado se de fato Deus havia falado a ele em sonho ou se ele estava no lugar certo fazendo o que deveria fazer. Isso lhe soa familiar?
Há algo que precisamos saber: Nossa fé e amor por Jesus serão provados à medida que caminhamos para o nosso destino. Porém, tão essencial quanto é saber que a bondade de Deus irá nos cercar nessa jornada nos fortalecendo e de alguma forma nos fazendo lembrar que foi Ele quem falou conosco.
A bíblia nos ensina que o fim das coisas é melhor do que o começo delas. José foi bem sucedido, isso é o que nos mostra o final, e sua jornada define como e por que: Perseverança, obediência e fé. José permaneceu acreditando, mesmo quando tudo parecia não concordar com a promessa.
Deus está completamente comprometido com sua palavra. Ele não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender. Por meio de José Deus livrou seu povo da fome que veio sobre aquele território e também sobre Canaã. Ele se tornou governador, o segundo homem mais importante do Egito. Vejamos o que lhe disse faraó em sua nomeação: “Depois o faraó disse a José: Eu te coloco no comando de toda terra do Egito. Então o Faraó tirou da mão o seu anel de selar, colocou-o na mão de José, vestiu o de traje de linho fino e lhe pôs uma corrente de ouro no pescoço. Além disso, ele o fez subir à sua segunda carruagem; e conclamavam diante dele: Ajoelhai-vos. Assim o faraó o colocou sobre toda a terra do Egito” (Gn 41:41-43). Não foi isso que Deus disse a José por meio de sonhos? Sim. Ele iria governar, inclusive sobre seus irmãos, e em momento algum Deus se esqueceu de sua palavra.
Provavelmente você, assim como José, recebeu uma palavra de Deus e os ventos tem soprado contrário. Eu quero te encorajar a permanecer em obediência e fé, persevere! Ainda não acabou. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Você conhecerá o amor do Senhor e sua bondade nessa incrível jornada.
Olhe para Ele e você ficará radiante; o seu rosto jamais mostrará frustração. Prove e veja que o Senhor é bom. É Ele quem dá força ao cansado e fortalece aquele que não tem vigor, Ele te sustentará enquanto você caminha. Há um propósito para o seu destino que é muito maior do que você pode imaginar. “A glória do Senhor será revelada sobre a sua vida e todos a verão, pois foi o Senhor quem falou“. (Is. 40:5).