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O Estudo da Palavra é o fundamento da Espiritualidade

Sem dúvida alguma o estudo bíblico é uma das ferramentas mais preciosas que podemos desfrutar. Enquanto cristãos é a partir deste fundamento tão importante que desenvolvemos habilidades associativas que “desenham” os traços que formam nossa maneira de ser e viver, direcionando nossa cosmovisão¹ de vida.

A Bíblia é um elemento eterno e merece que debrucemos completa atenção em compreendê-la e colocá-la em prática. Contém as verdades que nunca passarão, tendo em cada nova leitura fôlego para nos surpreender e transformar.

É justamente com essa perspectiva que gostaríamos de te convidar a embarcar nas próximas linhas, tratando o nosso “objeto de estudo – A Bíblia”, como algo espiritual e não simplesmente natural. Como a própria inspiração divina entregue a nós não somente para que conhecêssemos à Cristo, mas para sermos aperfeiçoados em toda a boa obra!

    “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. 2 Timóteo 3:16-17

O propósito desta reflexão é compreender que muito além de um estudo aprofundado para conclusões lógicas, nas escrituras encontramos poder, vida e força capazes de desvelar nossos corações com exatidão, permitindo-nos construir um estilo de vida cristão comprometido. Denunciando todos os desajustes que nos impedem de ver e conhecer a Deus com clareza.

A palavra revelada tem a capacidade de “atravessar” nossas almas, transformando-nos tão profundamente a ponto de discernir e julgar nossas intenções mais escondidas. Ela nos leva à obras reais e visíveis que poderão ecoar por toda a eternidade!

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Hebreus 4:12

O estudo das escrituras nos leva a esse contato direto e individual com a voz de Deus. À medida que nos relacionamos com as sagradas escrituras que sejamos conduzidos à uma ação dupla: de lermos as frases de vida e ao mesmo tempo sermos revelados por elas. Que o processo de meditação bíblica não se resuma à mera retratação, mas na concretização de práticas que nos levarão aos sinceros e necessários frutos da fé!

O Livro de Tiago: A Palavra de Deus desenvolvendo os frutos de nossa fé

O contexto do livro de Tiago

O autor da carta é mencionado apenas como Tiago “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo” (Tiago 1:1), sem maiores referências sobre sua origem.

Devido a algumas teorias teológicas o escritor fora identificado como sendo Tiago, o próprio irmão de Jesus que em concordância com o texto de João 7:5 (“Porque nem mesmo seus irmãos criam nele”), fora considerado um descrente durante todo o ministério de Cristo. Posteriormente, após a morte de Jesus teria se convertido radicalmente e conforme as escrituras relatam, tornado-se um influente líder da igreja em Jerusalém. (Atos 12:17 e 15, Gálatas 1:19 e 2: 9-12).

Embora não possamos ser imperativos em afirmar, podemos especular pelos dados históricos levantados por Flávio Josefo², que essa carta tenha sido escrita entre 48 a 62 d.C, um pouco antes do concílio da igreja relatado no capítulo 15 do livro de Atos dos Apóstolos.

Esse compacto livro das escrituras é identificado como um convite para uma vida piedosa. Seria como um “guia” prático da conduta cristã direcionado para aqueles (irmãos na fé), que diziam estar em Cristo.

O conteúdo desta epístola gira em torno de desenvolver a temática da fé genuína, fundamentada não somente no estudo da palavra ou da “lei perfeita”, mas na prática da vida cristã, como uma forma essencial de testemunhar o amor e a salvação de Cristo. Apresentando-nos as obras como elementos originais que vivificam a fé (Tiago 2: 26), como os frutos da maturidade da compreensão de Cristo e da voz de Deus.

Após contextualizar a porção das escrituras que estudaremos durante essa explanação, focaremos especificamente em alguns versículos do primeiro capítulo do livro de Tiago.

Esse capítulo certamente carrega a revelação da importância sobre não sermos apenas ouvintes ou estudantes da palavra, mas em complemento a tudo isso, sermos praticantes fiéis e responsáveis. Com uma linguagem nada polida somos confrontados e levados ao sentido original do cristianismo.

A Bíblia é o espelho para nossas almas: O Compromisso com a revelação é a manifestação dos frutos

Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. ” Tiago 1:22-23

É incrível como as definições mais sutis de conceitos mudam por completo o sentido de um texto. Por exemplo, na primeira frase do versículo 22, que diz: “Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante”, percebemos a diferença essencial entre receber e estudar as escrituras, entre ouvi-la e praticá-la.

Neste contexto, somos lembrados de que na maioria das vezes, um ouvinte é aquele que se coloca voluntariamente na posição de aprendiz. Como alguém disponível para receber novas revelações, mas essa predisposição não significa de fato um compromisso com a verdade.

Ao pensar sobre este texto é como se um alarme de alerta soasse em nosso interior com a necessidade de que fujamos da negligência cristã, do descompromisso enquanto seguidores de Jesus.

A negligência está totalmente ligada com a procrastinação, com o fato de deixarmos de colocar em prática uma função vista como necessária, ainda que reconheçamos a urgência para tal atitude (Tiago 1:25).

O texto segue referindo-se ao estado de contemplação “assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla…”, quando somos levados a conhecer a nós mesmos diante do espelho mais poderoso e impactante disponível à humanidade: A palavra da verdade! Aquela, que como já mencionado, é responsável por ler nosso caráter, nossas atitudes (imagem natural) e nossas intenções (que revelam as profundezas do coração).

O grande problema não é a contemplação em sí, mas a decisão por não permanecermos diante da palavra, diante desse espelho: “e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.”. A função de sermos retratados é justamente que isso culmine em uma transformação. Em uma quebra de orgulho que nos transicione de “ecos” finitos, sem profundidade para um reflexo permanente da imagem perfeita de Cristo (2 Coríntios 13).

O reflexo daquilo que somos só será intenso ao estarmos escondidos n´Aquele que é eterno. Quando decidimos nos tornar discípulos genuínos: Como aqueles que permanecem (João 8:23-31) e se permitem ser transformados por inteiro!

Mas o que é permanecer? Como nos comprometermos com a verdade?

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei de liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem- aventurado no que realizar” Tiago 1:25

O permanecer em Jesus pode ser definido justamente pelo fato de nos tornamos responsáveis pelas revelações que recebemos, ao nos conectarmos com a verdade de que precisamos aceitar a santificação como um constante estilo de vida. Operar de um modo prático é o que caracteriza esse movimento essencial de colocar as verdades das escrituras para fora de nós mesmos!

Essa prática de fé não deixa de ser um tipo de santificação, aquilo que nos habilita para o reino, justamente como a poda que retira de nossos corações os galhos secos que nos impedem de ver a Deus (João 15).

Deste modo estamos deixando para trás um relance natural e passando a refletir o próprio mistério revelado: Jesus a verdadeira e fiel imagem dos atributos de Deus, antes invisíveis (Colossenses 1:26).

Segundo essa reflexão dos versículos de Tiago, percebemos que o cristão sincero, comprometido com as obras é aquele que não reflete a si mesmo. Ele revela os traços de Seu mestre com uma mescla perfeita entre humildade e ousadia, simplicidade e realeza, miserabilidade (um coração que reconhece suas necessidades) e esperança.

Podemos ter alegria ao saber que o reconhecimento de que nossa vida de fé é uma jornada composta por diversos processos, certamente nos levará aos frutos, às obras de justiça enquanto um reflexo sincero produzido pelo único e verdadeiro agricultor (João 15/ Tiago 2:17-20).

A nossa imagem natural é ofuscada e superada quando permanecemos diante do espelho (não fugimos dele, como o texto base indica), quando desejamos tocar o sobrenatural pelo simples fato de nos escondermos nEle.

E sobre as obras da fé?

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”. Tiago 2:14-18

Esses versículos são realmente profundos e revelam que os frutos da fé precisam superar em obras o peso das revelações que recebemos. Em outras palavras, a identidade de nossa fé é manifesta com atitudes práticas que desenvolvam a nossa natureza em Cristo e não a partir de discursos reproduzidos.

A questão das obras é muitas vezes confundida com atitudes grandiosas ou ações consideradas dignas de serem contempladas, porém, a grande verdade é que esse não é o padrão bíblico.

Por todas as escrituras encontraremos indicações sobre os verdadeiro frutos da espiritualidade e de fato percebemos que não são um produto da capacidade humana. Eles são um mero transbordar daquilo que o Espírito já produziu em nosso interior. (Gálatas 5).

Ao pensar sobre isso é quase impossível não relacionarmos as obras com o capítulo de João 15, onde os frutos são realçados como aqueles que demonstram a quem de fato estamos ligados e que essencialmente o processo de frutificar, apresentar obras dignas, só é possível quando estamos em íntimo contato com Deus. Aquele que pode nos tocar com suas próprias mãos e pessoalmente se compromete com as atitudes que poderemos produzir.

O próprio processo nos levará a uma fé prática, que nos fará fugir da hipocrisia, tornando o nosso cristianismo completo de sentido e gerando a obra mais significativa da jornada cristã: uma transformação de dentro para fora.

As obras da fé necessariamente serão construídas como uma continuidade de nossa submissão ao Espírito e ao que Ele deseja fazer a partir de nossa salvação.

…colocai em prática a vossa salvação com reverência e temor a Deus, pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade”. Filipenses 2:12-13

Que sejamos amadurecidos em fidelidade, conduzidos à prática responsável de uma vida piedosa e íntegra. Que as nossas atitudes sejam correspondentes aos nossos discursos, assim como nos instrui essa preciosa epístola de Tiago!

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¹ Cosmovisão: A cosmovisão pode ser definida como uma maneira particular de vermos o mundo. “Uma cosmovisão é a moldura a partir da qual vemos a realidade e damos sentido à vida e ao mundo. É qualquer ideologia, filosofia, teologia, movimento ou religião que oferecem uma abordagem abrangente para a compreensão de Deus, do mundo das relações do homem com Deus e com o mundo” Dale Anderson.

² Flávio Josefo: Yosef ben Mattityahu, um historiador e apologista judaico-romano, descendente de uma linhagem sacerdotal e real, que viveu entre os séculos 37 d.C à 100 d.C. Seus escritos contam a história a partir de uma perspectiva judaica, destacando inclusive a separação definitiva entre o judaísmo e o cristianismo.

Sobre o autor

Júlia Carniel

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