As canções da Fhop Music possuem uma forma singular de expressão. Os músicos e cantores compartilham aquilo que eles têm aprendido e desenvolvido através da dedicação diária aos turnos da sala de oração, do constante estudo da palavra e amor a Deus. Para encorajar e inspirar os líderes de adoração, a Fhop organiza, frequentemente, um acampamento de composição. Nestes dias, desconectados das redes sociais, os músicos se reúnem para compor novas canções totalmente inspiradas na Bíblia, com o propósito de propagar as verdades de Deus. No último acampamento, os músicos contaram um pouco sobre o processo de composição.

Nessa entrevista você conhecerá a graça e os desafios de transmitir a mensagem de Deus em canções. 

Como é cantar sobre Deus?

Deus tem levantado uma geração que canta as Escrituras. O coração dEle se move quando nos achegamos através da Sua própria Palavra. Meditar nas Escrituras, naquilo que está no coração do Senhor e na mensagem que Ele gostaria de compartilhar para essa geração, nos tornamos sensíveis ao ouvir a voz do Espírito Santo. Dessa forma, acreditamos que Deus tem se alegrado com as canções que têm surgido nesse lugar de revelação.

Qual a importância de usar as Escrituras para compor músicas?

A palavra do Senhor liberta, é viva, eficaz e nos move. Usando a bíblia, nós ensinamos nossa geração através das nossas músicas. Quando cantamos as verdades de Cristo, elas penetram em nossos corações, gerando transformação, tomando conta de nós. A música tem esse poder de fazer com que essas verdades floresçam em nosso interior. Hoje, é possível encontrar muitas canções cristãs maravilhosas, mas que ainda não comunicam o que precisa ser falado sobre Cristo. Nossa geração precisa de verdades sendo cantadas. E assim, entender através de canções, quem Deus é. 

Como é o estudo da Palavra para cantar uma verdade?

Estudamos continuamente sobre Deus e discutimos sobre os atributos dEle. O conhecimento de Deus tem unido os diferentes estudos dos times de adoração da fhop music. Isso significa que mesmo que um time esteja estudando o livro de Hebreus, e o outro de Apocalipse ou o de Salmos, estão todos caminhando para o conhecimento de Deus. Acreditamos que uma música pode revelar o conhecimento de Deus e transmitir o verdadeiro significado da vida eterna, desafiando a mente das pessoas. Por isso, nos propomos a ensinar teologia para buscar a revelação de quem Deus é. Quem ouvir uma canção, ou usá-la como devocional, vai ter a mente desafiada a um novo tipo de entendimento.

Como são os processos de composição da Fhop Music?

É uma mistura de duas coisas. Primeiro, o que está guardado dentro de nós – um depósito pessoal, que se adquire caminhando com o Senhor, vivendo experiências, tendo a fé testada, e o acúmulo de revelação e conhecimento. Outra coisa, é que a composição é uma expressão de algo vigente, recorrente, seja para você ou para o coletivo. Não queremos uma canção que seja apenas um exercício mental, mas uma revelação que flui e nosso coração e nos dá prazer em cantar. Se conseguimos adorar a Deus através da canção, então as pessoas também irão conseguir adorá-lo.

É necessário fazer uma pausa para compor?

É muito importante dar uma pausa. Precisamos de inspiração. Muitas vezes, na correria do dia a dia, nos esquecemos do que temos ao redor e não nos concentramos em quem Deus é. Deus colocou detalhes na natureza e em tudo o que Ele fez, então quando a gente contempla as suas obras, não tem como não ficarmos maravilhados e inspirados. Ele revelou a glória Dele através de tudo o que Ele criou.

Como é compor em grupo?

É um desafio, porque geralmente, quem compõe está acostumado com suas próprias ideias. Então, quando se propõe compor em grupo, é preciso acreditar que o resultado do trabalho coletivo tão bom ou melhor que o individual. Este é um lugar de cooperação, onde todos se sentem encorajam e apostam nas ideias um do outro. É um exercício de acreditar na ideia, na melodia e na harmonia do outro. Cada pessoa tem a suas características, e Deus ama a união de pessoas que se unem para falar Dele. Ele sempre derrama algo especial.

Como conseguem transmitir uma mensagem na música?

É natural. Quando começamos a compartilhar o que cada um está vivendo, entramos num lugar de vulnerabilidade e ouvimos a história de cada um, e o que Deus estava falando a cada um. Deus mostra o que Ele quer falar. Temos um momento de oração, devocional, começamos a tocar alguns acordes e cada um começa a cantar aquilo que Deus está falando ao coração. É livre, espontâneo. As músicas retratam esses momentos.

Como é transformar um sentimento em melodia?

O sentimento é algo que alavanca a música. Faz a música alcançar o coração e deixar de ser só palavras. É um desafio grande você ser sensível à mensagem, ao texto, ao que a música quer falar. Por isso, começamos a dedilhar e a tocar quando estamos ouvindo o que cada um fala. 

Qual o maior objetivo das canções de Fhop Music?

Transmitir a verdade. Cantamos algo que é um estilo de vida e não simplesmente um tema. Podemos fazer uma canção a partir de um tema aleatório, mas faz muito mais sentido usarmos algo que vivemos para quando transformarmos numa canção ser uma verdade. Todo mundo está passando por algo e tem algo para contar daquilo que está vivendo com Deus. 

Agora, você pode ouvir as músicas da Fhop Music clicando aqui.

Deixe uma resposta

×

Carrinho