Sabe quando Deus quer enfatizar uma palavra para você e parece que você a vê em todos os lugares? Ela é a pregação do culto de domingo, mas de alguma forma aparece em um outdoor na segunda-feira, aí você abre o seu e-mail e lá está ela novamente. Eu particularmente amo quando Deus faz isso. E as palavras que Ele tem selado em meu coração nessa estação são as mesmas ditas a Josué: Seja forte e corajoso.
Eu amo que Deus tenha uma liderança tão perfeita que Ele diz para Josué ser forte e corajoso o deixando ciente dos desafios que enfrentaria. Deus diz a mesma coisa duas vezes seguida, Ele está enfatizando algo aqui. É relevante lembrar que a missão de Josué era levar o povo de Israel para a terra de Canaã, essa era a terra que Deus havia prometido ao seu povo. Porém para possuí-la era necessário conquistar alguns territórios e lutar contra alguns exércitos, e o último seriam os gigantes da terra. Ou seja, eles teriam que lutar para chegar até Canaã e quando chegassem, teriam que lutar contra os gigantes daquela própria terra para, por fim, tomarem posse dela.
O interessante é que Josué não tinha o melhor exercito, tão pouco as melhores armas ou condições favoráveis, tudo o que ele tinha era a palavra que Deus havia lhe dito: “Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais que lhes daria”. (Js 1:6). Josué não enfrentou as batalhas confiando na sua força, nem deixou de lutar pela falta dela, ele usou tudo que tinha, que era a palavra de Deus.
Você já se sentiu em uma batalha que parecia não ter fim? Você sentiu todas as suas forças exaurirem, mas seus inimigos pareciam não cessar? Josué provavelmente passou por isso também. Entre a promessa e a terra havia uma longa distância, ele teria que lutar contra os gigantes externos e provavelmente contra os gigantes dentro da sua própria mente para permanecer acreditando no que Deus havia lhe dito.
Sabe, Deus nunca precisou de nossas forças ou de nossas armas para vencer nossos inimigos, tudo que Ele precisa para lutar em nosso favor é a nossa fé. Deus quer remover nossos apoios para que Ele seja o que nos mantém em pé. Não são as nossas armas que nos farão vencer, mas a confiança na palavra Dele, Ele é poderoso para sustentar a sua palavra e para nos sustentar.
Se Deus disse a respeito da salvação de sua família e parece que suas palavras não os tem convencido, lembre-se que Deus não precisa delas, apenas que você creia e permaneça em oração até que isso aconteça. Você pode ter uma promessa em relação ao seu ministério e hoje você não vê nenhuma possibilidade dela se cumprir, você pode esperar uma promessa em relação as suas finanças ou o seu destino profético. Não importa qual seja a situação, se você crer, entrar na terra (ou na promessa) é só questão de tempo.
Deus nos promete terra de gigantes justamente porque estão além de nossas possibilidades, e esse é o momento perfeito da graça e força dele se manifestarem em nós. Deus ama trabalhar em parceria conosco. Algumas vitórias de Israel sobre seus inimigos são simplesmente fantásticas, porque? Porque não havia possibilidade alguma deles vencerem, mas Deus manifestou o seu poder apenas porque eles acreditaram. Ele trabalha em favor daqueles que Nele confiam. Parece difícil? Lembre-se a guerra é do Senhor, apenas seja forte e corajoso. Continue, enfrente seus gigantes, eles muitas vezes são a incredulidade ou a falta de esperança, ou ainda o cansaço pela espera. Mas continue crendo a guerra ainda não acabou, seu futuro será brilhante. Aqueles que olham para Ele não são envergonhados nem confundidos. Permaneça em fé, foi isso que levou Josué a promessa e dele e é o que te levará a sua.