“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.” Salmos 94.19
Em tempos de crise, é difícil permanecer confiante, afinal, a ansiedade teima em bater à porta e quer sempre ocupar todo o espaço. E quando deixamos que ela entre e tome todo o lugar podemos até perder o que há de mais importante em nós, nossa paz e confiança no Deus da nossa salvação. Além disso, um dos piores aspectos sobre a ansiedade é que ela não muda nada ao nosso redor, mas a confiança tudo pode realizar.
Todos os dias temos tantas decisões à tomar e, quando jovens, pensamos em tudo aquilo que queremos ser. A faculdade que iremos cursar, os sonhos que desejamos viver. Podemos até nos perguntar que caminho devemos seguir. O mais importante é saber que Deus quer nos fazer confiar. Ele é caminho seguro que nos conduz ao Pai. A voz que nos dá direção. Mas como podemos desvincular-nos da ansiedade e aprendermos a confiar?
Temos que nos lembrar quem Deus É. Ele é o Deus que criou todas as coisas e continua a exercer domínio sobre tudo o que criou. Ele é aquele que “na concha de sua mão mediu a águas e tomou a medida dos céus a palmos” (Isaías 40.12). Nele, não há inverdade e todos os seus caminhos são, de fato, justos. Quem poderá impedir o Seu braço forte de agir? Sua mão não está encolhida para não poder salvar e seus ouvidos não estão surdos para não poder ouvir.
O Espírito de Deus, nosso Amigo Fiel, é aquele que nos consola. Ele intercede por nós, em nossas fraquezas, é o nosso ajudador, aquele que nos faz andar em confiança. Ele nos ensina a orar e derrama paz sem medida em nosso coração e pensamentos. Precisamos aprender a contar tudo ao Senhor. Ele quer nos ensinar a orar.
“Não andareis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” – Filipenses 4.6-7
Quando aprendemos a contar tudo ao Senhor experimentamos essa paz intensa e temos a nossa mente guardada de ataques malignos. Podemos aprender confiança e tranquilidade. Lembre-se: A paz de Deus guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus!