Quando o assunto é a respeito de orar por enfermos, qual a primeira reação dentro de você? Receio ou Empolgação? E o que a Bíblia diz sobre isso? Bom, antes de falarmos as maneiras práticas de orar por cura (o que vai ficar para outro post aqui do blog), vamos entender um pouco o coração de Deus a respeito disso.
Eu, particularmente, amo falar sobre cura e orar por cura. Mas não apenas eu. Descobri que é uma das coisas que Deus mais ama fazer também. É uma das maneiras dele liberar seu poder, testemunhar a respeito de Jesus e nos amar. Jesus realmente ama curar pessoas!
Quando esteve corporalmente na terra, Jesus curou muitos enfermos. Ele tinha uma trajetória pela frente, mas em diversos momentos algo chamava sua atenção: um povo precisando de cura. E mesmo correndo o risco de ser preso e morto fora do tempo, ele ainda parava e os tocava. Primeiro porque Jesus ama as pessoas e segundo porque ele ama curar.
“E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.” – Marcos 1:40,41
Nós vemos na Bíblia, em 1 Coríntios 12, uma reverência à cura como um dom dado pelo Espírito Santo. Mas isso seria algo que limita nossas orações? Claro que não! Com certeza algumas pessoas têm o dom de cura, mas isso não significa que apenas elas podem orar pelos doentes. A resposta ao doente está em Jesus. Aliás, é seu Espírito que opera tudo em todos. E em nome de Jesus doentes são curados.
Se você não acredita ter o dom de cura, peça por esse dom e mesmo assim continue orando por aqueles ao seu redor. Se você tem esse dom, exercite. Ore por pessoas também.
Alguns de nós têm experiências com orações por doentes que não foram curados. E nesse lugar nós precisamos manter o coração longe da ofensa contra Deus. Devemos nos lembrar que Ele continua sendo o Deus que cura, mesmo quando pessoas não são curadas. Ele continua sendo bom, mesmo quando nossas orações não são respondidas como queríamos.
Duvidar do caráter de Deus quando nossas orações não são respondidas é um grande erro que cometemos. Precisamos sempre nos lembrar que ele não tem a obrigação de nos responder. Independente da nossa necessidade ou urgência, ainda somos homens e Ele é Deus. O temor ao Senhor precisa estar em nosso coração. E a gratidão também. Pois tudo vem dele e ele sabe o tempo de tudo. Com relação a isso, deixo a você a dica de ler e meditar no livro de Jó, que passou por perdas e ainda assim não se irou contra o Senhor.
Com o coração humilde e consciente de que Deus ama curar, devemos sempre orar por enfermos. Isso é concordar com o coração e aspecto de Deus. Nós o conhecemos e o tornamos conhecido através de seus atos. E Deus deseja que nós manifestemos seu poder enquanto oramos pelas pessoas.
“Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” – Mateus 10:8
Não poderia terminar esse texto sem antes dizer a coisa mais importante ao orarmos por cura: o amor. Pessoas são importantes para Deus, por isso orar por cura é importante também. Não é sobre nossos dons, não é sobre nossa reputação e o que vão pensar de nós. A cura testemunha a respeito do poder que há em Jesus. Ele precisa ser feito grande. Além disso, é uma das maneiras de você demonstrar amor por alguém, orando por ela. Mesmo se ela não for curada, ela pode ser completamente ministrada em seu coração através do amor e gentileza com que você se importou. Isso é amor, isso é cura e isso é viver Jesus.
Tem dúvidas sobre esse assunto? Comente aqui no blog!
Este post tem 10 comentários
Deus cura meu avô 🙌🏼
Deus você pôde 🙏 cura minha boca 🙏 😭😭😭
Boa noite Heron,
Que bom que também gosta de orar pelas pessoas. Intercessão é algo maravilhoso. Já viu nosso texto no blog sobre isso? 🙂
Deus te abençoe!
Olá João Mario!
Obrigada por comentar. Conte com nossas orações!
Como sugeri também para Gilda, aqui no blog tem outros textos sobre oração e também em nossa bookstore (loja online) tem ótimos livros sobre o assunto. Mas, também te indico procurar ajuda de um profissional em psicologia, que possa te ajudar quanto às emoções. Se você faz parte de alguma comunidade de fé, procure seus líderes e não ande sozinho. Peça ajuda para aqueles que estão mais próximos e podem te ajudar no dia a dia a permanecer e crescer.
Deus te abençoe!
Olá Gilda,
Orar é simplesmente diálogo com Deus. Mas entendo que pode parecer complexo e às vezes desafiador.
Aqui no blog temos alguns artigos que podem te ajudar a desenvolver sua vida de oração e te ajudar com dúvidas que geralmente temos. Mas, quero te indicar também nossa loja online que tem livros ótimos sobre esse assunto.
Realmente todos temos muito que aprender sobre oração. 🙂 Obrigada por comentar!!
Olá Ives!
Obrigada por comentar 🙂
Seja sincero. Diga à pessoa que se ela não for curada, não significa que Deus não pode fazer, nem que ele não a ama. Ele é soberano e mesmo quando coisas ruins acontecem, ele permanece sendo Deus. Em sua soberania ele faz o que quiser. Mas, você pode oferecer ajuda em oração, isso é bíblico também. Ore por essas pessoas em seu momento privado de oração. Se orar por elas pessoalmente, peça a Deus que as cure, mas que seja feita à vontade dele acima de tudo. Jamais prometa uma cura, mesmo se achar que isso vai acontecer. Deixe nas mãos de Deus a resposta e o agir.
pessoas tem pedido oraçao pra mim de cura e libertaçao mas as vezes tenho medo de estar falando algo que nao seja agradavel ao sr jesus
quero aprender orar, sou nova na vida crista
Gostei, da ação que vocês fazem pelas pessoas, gostaria de receber orientações melhores, para pedir a DEUS a cura e libertação, estou sofrendo com problemas emocionais (sindrome do pânico) peço ajuda, obrigado.
Boa noite a paz do senhor Jesus. eu também amo orar por pessoas enferma heron.